Buscar

Enzimas 2017 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
Grupo de estudos sobre Enzimas - BQA 5131 – Turma A
Profa. Ana Lúcia S. Rodrigues 
Conceitue sítio ativo ou sítio catalítico, holoenzima, grupo prostético, coenzima, apoenzima ou apoproteína, sítio alostérico e efetor ou modulador alostérico.
R – Sítio ativo é a pequena região de uma enzima onde ocorrerá uma reação química, sítio ativo ou sítio catalítico é o segundo sítio da enzima onde ocorre a reação enzimática.
Holoenzima: São enzimas conjugadas, a unidade é formada por Apoenzima (porção proteica), e Coenzima (porção não proteica ou radical prostético).
Grupo prostético: Componente de natureza não-proteica de proteínas conjugadas que é essencial para a atividade biológica dessas enzimas.
Coenzima: Porção não proteica ou radical prostético de uma Holoenzima.
Apoenzima: Porção proteica de uma Holoenzima.
Sítio alostérico: É o sítio de uma Enzima Alostérica, onde a ligação do substrato a esse sítio afeta a conformação das demais subunidades da enzima.
Efetor ou modulador alostérico: Devido a sensibilidade as enzimas alostéricas, existem metabólitos que podem atuar tanto como inibidores redução da velocidade de reação, como ativadores aumento da velocidade de reação.
 Conceitue Km. Qual sua importância no estudo das enzimas? Dê exemplos
R – Km é a medida de afinidade pelo substrato. O Km de um substrato para uma enzima específica é característico, e nos fornece um parâmetro de especificidade deste substrato em relação a enzima, quanto menor o Km, maior a especificidade, e vice-versa.
 Como pode ser explicado do ponto de vista bioquímico a ação das sulfas e do metotrexato?
R – Sulfas: agem por antagonismo metabólico. As sulfas são anti-infecciosos bacteriostáticos de amplo espectro. São ativas contra bactérias Gram + e -, determinados protozoários e alguns fungos.
Metotrexato: O metotrexato age inibindo o metabolismo do ácido fólico, assim inibindo a síntese do DNA, RNA; sendo efetivo no combate contra doenças imunossupressoras e câncer.
 Que tipo de inibição os metais pesados usualmente provocam sobre a atividade das enzimas? Por quê?
R – São inibidores não competitivos, pois eles se ligam tanto na enzima como no complexo ES em um sítio diferente do sítio de ligação do substrato. A ligação do inibidor não bloqueia a ligação do substrato, mas evita a formação de produto.
 Identifique as diferenças entre a inibição competitiva e não competitiva. Represente estas diferenças em gráfico de Lineweaver Burk.
R – Inibidores competitivos são substâncias que competem diretamente com o substrato normal pelo sítio ativo das enzimas. São moléculas estruturalmente semelhantes ao substrato. A ação desse inibidor forma um complexo enzima-inibidor que é cataliticamente inativo, porém a ação desse inibidor poder ser revertida aumentando a quantidade de substrato.
Inibidores não competitivos são substâncias que se ligam na enzima em um sítio diferente do sítio de ligação do substrato, essa ligação do inibidor não bloqueia a ligação do substrato, mas evita a formação de produto.
 O que significa regular a atividade de uma enzima por modificação covalente? Dê exemplos.
R – A regulação da atividade enzimática por modificação covalente ocorre quando a fixação de um radical fosforila a um resido de serina, treonina ou tirosina específicos altera a atividade de algumas enzimas.
 O que são zimogênios? Qual é a sua importância?
R – Zimogênios são precursores inativos de proteínas que precisam ser clivados em um ponto especifico para dar origem a proteínas funcionais.
Pesquise o que são isoenzimas. Exemplifique.
R – São enzimas que diferem na sequencia de aminoácidos, mas que catalisam a mesma reação química. Ex: glucoquinase que atua no controle da liberação de insulina pelas células beta do pâncreas.
Qual é a importância da dosagem da atividade de enzimas para o diagnóstico médico? Cite exemplos, indicando situações patológicas nas quais a dosagem da atividade de enzimas pode auxiliar no diagnóstico.
R – Por que várias doenças são melhor diagnosticadas juntamente com a dosagem da atividade das enzimas, um exemplo é a dosagem da atividade da amilase sérica para o meio de diagnóstico laboratorial da caxumba que ocorre principalmente em crianças.
Por que a expressão “dosar uma enzima” não é adequada, enquanto o correto é “dosar a atividade de uma enzima”?
R – Por que a gente não consegue dosar uma quantidade de enzimas, a única coisa que podemos dosar é a atividade de uma enzima, por isso o termo correto é “dosar a atividade de uma enzima”.
Observe o gráfico abaixo que mostra a cinética de atividade de uma determinada enzima na ausência de efetor alostérico (curva central Km aparente ou K0,5) ou na presença de um efetor alostérico positivo e um outro negativo. Explique o que são efetores alostéricos e enzimas alostéricas. No gráfico abaixo considerando a presença de efetores alostéricos, explique quais cinéticas representam um efeito alostérico positivo e um efeito alostérico negativo.

Outros materiais