Buscar

Vitaminas 2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
BQA 5131 – PROFª ANA LÚCIA SEVERO RODRIGUES
TURMA A
Grupo de Estudos - Vitaminas
Qual é a relação existente entre vitaminas e coenzimas? Explique citando 3 exemplos.
R- A relação de vitaminas e coenzimas foi descoberta apartir de estudos que descobriram a oxidação da glucose 6 fosfato a acido 6 fosfoglicano onde a presença de duas proteinas diferentes foram obtidas aparir de leveduras e uma coenzima II que poderia ser isoladade eletrocitos. A relação acontece simultaneamente.
Ex: Oxidação do açucar-fosfato; Redução da coenzima II; Produção de peroxido de hidrogenio.
De acordo com sua solubilidade as vitaminas são divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis. Explique as principais características de cada grupo.
R- Hidrossoluveis: As vitaminas hidrosoluveisa são vitaminas absorvidas com eletrolitos presentes em H2O, atraves de co-transporte de Na+ no intestino delgado, tem baixa toxicidade e não é armazenado.
Lipossoluveis: Processado com os lipideos do duto, incorporads junto a micelas e difundido para dentro das celulars do instestino delgado, tem alta toxicidade e é armazenado em tecidos.
Explique porque a tiamina (vitamina B1) é considerada uma vitamina participante do metabolismo energético.
R- A tiamina é considerada energetica por descarboxilação oxidativa do piruvato, possui forma ativa TPP
Explique a razão pela qual a deficiência de ácido fólico pode causar anemia megaloblástica.
R- A vitamina B12 é essencial para a divisão e crescimento celular. A deficiencia da mesma causa anemia megaloblastica, que é a deficiencia das celulas para se multiplicarem, a celula aumenta de tamanho, mais a replicação é falha, diminuindo a sintese de purinas e timinas.
Explique por que compostos que interferem no metabolismo do ácido fólico, como o metotrexato, são utilizados para o tratamento de tumores.
R- O farmaco em questão é usado em tratamento de tumores e leocemia, agindo na fase S da divisão do ciclo de divisão celular. Sua ação consiste na inibição da sintese das celular tumorais e desacelera a civição de celular malignas.
A deficiência de vitamina B12 é comum entre os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica (CB). Explique a possível razão bioquímica para esta deficiência se manifestar após a realização deste procedimento.
R- O uso cronico de drogas antidiabeticas, como fonformina e metaformina reduz a biodisponibilidade da B12. A cirrurgia bariatrica afeta na absorção da vitamina.
A vitamina C atua como coenzima em diversas reações importantes do organismo. Desse modo, explique por que a deficiência desta vitamina pode levar a sintomas como dificuldade de cicatrização e problemas de pele?
R- A vitamina C atua como cofator na sintese de noradrenalina e dopamina e na biossintese de colageno por meio das enzimas, essas enzimas exigem a presença do acido ascorbico como um doador de eletrons para manter os ions na forma reduzida. O acido ascorbico elimina muitos tipos de radicais livres e tambem regenera a forma redutiva de alfa- ticoferol.
Qual a importância das vitaminas riboflavina (B2) e niacina (B3) para o metabolismo energético? 
R- A fiboflavina é precursora para coenzimas flavina mononucleoides FMN e flavina adenina dinucleoide FAD que são cofatores das flavoproteinas. As flavoproteinas contem ions metalicos e estão envolvidos na reação de oxirredução.
Niacina: é necessaria para a sintese de NAD+ e NADP.
Explique a diferença entre as formas ativas da riboflavina (B2) e niacina (B3) em relação ao seu papel como carreadores de elétrons na cadeia transportadores de elétrons.
R- A flavina em sua forma ativa é ligada a um ribol, componente contral das coenzimas FMN e FAD que participam das reaçoes de oxidação e ou redução de substratos, tem grande variabilidade de enzimas.
A niacina atua na liberação de energia dos nutrientes (oxidação da glicose e acidos graxos) Sua forma biologica ativa coenzimas de oxidação e redução.
A vitamina D pode ser obtida através da dieta ou sintetizada no organismo a partir 7-dehidrocolesterol. Explique o processo pelo qual é sintetiza a vitamina D no organismo a partir deste intermediário do colesterol.
R-Particulas de coleterol ão utilizadas para "FABRICAR" a molecula 7-dihidrocolesterol que na epiderme ao ser penetrafa pela exposição a raios tipo UVB é transformada rm pré vitamina D, essda passa para o figado e para o rim, até ser ativada na forma de vitamina.
Qual a importância da vitamina K para o processo de coagulação sanguínea?
R- Atua como cofator para a carboxilação de residos especifics de GLU para a forma GLA. A carboxilação capacita as proteinas de coagulação a ligarem-se ao calcio, permitindo assim a interação entre os fosfolipideos da menbrana das plaquetas e as celulas endocitas. 
Por que a deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna?
R- Porque a vitamina A é um dos componentes do pigmento visual de cones e bastonetes situados na retina. Ocorre a diminuição da retinol circulante e a reconstituição da rodopiscina se torna mais lenta, causando cegueira.
Qual o principal papel da vitamina E no organismo?
 R- A principal função da Vit E é como antioxidante e destrói os efeitos prejudiciais dos radicais livres que provêem da contaminação química do próprio organismo, e aumenta em grande escala a acção de outros antioxidantes, como por exemplo a vitamina C e vitamina A.

Outros materiais