Buscar

Questões Vitaminas Lipossolúveis (1 Ponto)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
BQA 5131 – PROFª ANA LÚCIA SEVERO RODRIGUES
TURMA A/D
IMPORTANTE: As questões resolvidas devem ser entregues no dia da Prova-I (12/09) e terão valor de 1 ponto além da prova.
Questões - Vitaminas Lipossolúveis
A vitamina D pode ser obtida através da dieta ou sintetizada no organismo a partir 7-dehidrocolesterol. Explique o processo pelo qual é sintetiza a vitamina D no organismo a partir deste intermediário do colesterol.
R-Particulas de coleterol ão utilizadas para "FABRICAR" a molecula 7-dihidrocolesterol que na epiderme ao ser penetrafa pela exposição a raios tipo UVB é transformada rm pré vitamina D, essda passa para o figado e para o rim, até ser ativada na forma de vitamina.
Qual a importância da vitamina K para o processo de coagulação sanguínea?
R- Atua como cofator para a carboxilação de residos especifics de GLU para a forma GLA. A carboxilação capacita as proteinas de coagulação a ligarem-se ao calcio, permitindo assim a interação entre os fosfolipideos da menbrana das plaquetas e as celulas endocitas. 
Por que a deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna?
R- Porque a vitamina A é um dos componentes do pigmento visual de cones e bastonetes situados na retina. Ocorre a diminuição da retinol circulante e a reconstituição da rodopiscina se torna mais lenta, causando cegueira.
Qual o principal papel da vitamina E no organismo?
 R- A principal função da Vit E é como antioxidante e destrói os efeitos prejudiciais dos radicais livres que provêem da contaminação química do próprio organismo, e aumenta em grande escala a acção de outros antioxidantes, como por exemplo a vitamina C e vitamina A.

Continue navegando