Buscar

ciências 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA_UAB II
DISCIPLINA: Ciências da Natureza I
CURSO: Pedagogia - 5° período
TUTORA A DISTÂNCIA: Ana Cristina Atala Alves
PPROFESSORA: Cláudia Avellar Freitas 
Eixo temático- AMBIENTE
Para o bloco temático Ambiente, os PCN’s trazem como conteúdos conceituais a ser trabalhada a aproximação da noção do ambiente através da : 
Comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, com identificação de seus variados componentes- seres vivos, água, luz, calor, solo, dentre outros elementos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente, assim como a relação do homem com tais ambientes; 
Comparação dos diversificados modos que os seres vivos, no espaço e no tempo, realizam suas funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução; 
Comparação do desenvolvimento e da reprodução de diferentes seres vivos por meio do estudo do ciclo vital: nascimento, crescimento, reprodução e morte. 
Nos conteúdos de ensino-aprendizagem temos: os conteúdos conceituais que é o “saber sobre”, os conteúdos procedimentais que é o “saber fazer” e por fim os conteúdos atitudinais que é o “ser”. Verifica-se que os conteúdos conceituais estão ligados ao conhecimento construído pela humanidade ao longo do tempo. Exemplo disso são os nomes, datas e acontecimentos particulares. No Ambiente percebe-se este fato nos nomes dos afluentes do rio, como o Amazonas. Os conteúdos procedimentais entanto é colocar em prática o conhecimento adquirido com os conteúdos conceituais, sendo assim são as maneiras pelas quais se obteve o aprendizado. Por fim os conteúdos atitudinais são as vivências de valores e atitudes que são proporcionadas durante o processo de ensino e aprendizagem. 
De forma geral, podemos dizer que os conteúdos procedimentais relacionados ao eixo temático Ambiente a serem ensinados-aprendidos em Ciências não são unicamente aqueles relacionados à aprendizagem do método experimental ou do método científico, mas incluem métodos para o trabalho de investigação, técnicas gerais de estudo, estratégias que possibilitam e facilita a comunicação, estabelecimento de relações entre conceitos, destrezas manuais. 
Trabalhando um dos eixos temáticos do PCN de Ciências, que é a primeira noção de ambiente natural e ambiente construído pelo homem, pretende-se que o aluno aprenda a estabelecer diferenças entre estes dois tipos de ambientes sendo ele capaz de facilmente identificá-los. Também deverá ser trabalhada a importância da preservação do ambiente natural que traz benefícios para a vida dos seres vivos. Discutir sobre os efeitos positivos e negativos da atuação do homem sobre a natureza. 
Quando tivemos oportunidade de trabalhareste tema com os alunos este foi muito prazeroso, pois estudar os ambientes e suas modificações nos remete a perceber os espaços em que vivemos e os que nos cercam. Primeiramente foi feito um passeio pela escola e também pelo seu quarteirão para que as crianças observassem o que existia de natural e que o homem havia construído. Claro que a grande maioria do ambiente foiconstruído pelo homem a não ser um por um terreno enorme que existe perto da escola onde eles puderam observar que o homem ainda não o tinha transformado, pois ali existem várias árvores e também alguns pássaros que sempre visitam o local. 
Já na sala de aula o trabalho seguiu através da comparação de figuras como:
ambiente natural e ambiente modificado 
Diante das imagens os alunos foram levados a refletirem sobre as modificações e sobre quais as necessidades do homem. Que motivos o homem tem para transformar a natureza? Mas diante de tais transformações qual deveria ser a preocupação do homem? 
O homem deveria se conscientizar sobre a importância da natureza para nós seres vivos e ao realizar suas transformações procurar ser menos agressivo com a natureza pensando em meios de preservação. 
Ao final da aula os alunos trouxeram recortes demonstrando ambientes naturais e ambientes modificados para que fosse montado um cartaz para exposição na sala sobre o tema. 
Ao trabalharmos este tipo de tema devemos trabalhar também valores com os quais as crianças possam se tornar críticas para então julgarem a importância da preservação da natureza tendo em vista proteger as nascentes dos rios, os animais e seus habitats, enfim toda a importância do ecossistema que nos cerca. 
Passando a refletirmos e colocarmos um pouco de nossa experiência enquanto alunos que fomos é importante lembrarmos que os conteúdos procedimentais estão substancialmente ligados ao “fazer” de fato. Isto é, para aprender procedimentos devem-se realizar ações. Não é novidade o fato de as crianças, em diferentes escolas do nosso país, terem o costume de realizar certas ações, como observar, classificar, levantar hipóteses, realizar montagens experimentais, etc. Isso é primeiro passo a ser dado para possibilitar o ensino-aprendizagem de procedimentos. Entretanto, não podemos supor que os alunos, na medida em que realizam ações, aprendem automaticamente procedimentos. É papel do educador planejar estratégias específicas que tornem possível essa aprendizagem. 
Para isso, além de oferecer às crianças oportunidades de realizar ações, precisamos planejar estratégias que favoreçam o exercício de um procedimento. E mais ainda: é imprescindível que a criança o faça em contextos diferentes e significativos, e não só em situações previsíveis e mecanicamente. 
Os conteúdos atitudinais não se referem exclusivamente a comportamentos a serem manifestados pelos estudantes relacionados ao eixo temático Ambiente. Eles se referem, de forma geral, ao sentimento ou ao valor que os alunos atribuem a determinados fatos, normas, regras, comportamentos ou atitudes. 
Valorizar a solidariedade, o respeito, a ajuda ao próximo são alguns exemplos desses conteúdos. Os conteúdos atitudinais podem ser divididos em atitudes dos alunos para com a ciência e atitudes científicas. Aqui podemos citar como exemplo do primeiro caso: o posicionamento dos alunos quanto às conquistas e inovações tecnológicas, tais como: armas nucleares, poluição. No segundo caso temos aquelas atitudes relacionadas especificamente à predisposição dos alunos a uma conduta, ou maneira de ser, supostamente científica. Assim, os educadores podem trabalhar algumas características como: racionalidade, objetividade, curiosidade, pensamento crítico, humildade e criatividade. 
Aqui podemos refletir e colocar um pouco da nossa experiência enquanto educadores, já que se torna primordial que saibamos escutar os alunos, valorizar a expressão de suas idéias, preocupar-se em organizar a classe de forma que um aluno possa escutar e entender as idéias dos demais, evidenciar e mostrar que acredita em algumas vantagens de usar um método científico, exigir, promover e buscar a coerência nas respostas dos alunos, valorizar a objetividade e as respostas criativas a fim de potencializar a aprendizagem de conteúdos atitudinais. 
Os conteúdos conceituais são então aqueles que remetem ao conhecimento construído pela humanidade ao longo de sua história. Acreditamos que eles se referem a fatos, conceitos e princípios. 
Aprender significativamente os conceitos relacionados ao eixo temático Ambiente envolve relacionar conhecimentos que os alunos já trazem como bagagem, possibilitando que a aprendizagem de conteúdos conceituais seja prazerosa e construtiva. 
Referências: 
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais- volume 4, Ciências da Natureza. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1997 
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha, NIGRO, Rogério Gonçalves. Didática de Ciências: o ensino aprendizagem como investigação. SP. FTD. 1999.

Outros materiais