Buscar

ciências 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s)
"(...) O estudo de Ciências no que tange Ser Humano e Saúde, orienta a concepção de corpo humano como um todo, um sistema integrado de outros sistemas, que interage com o ambiente e que reflete a história de vida do sujeito. O estudo do corpo humano, ao ser reiterado em várias ocasiões e sob vários aspectos durante o ensino fundamental, torna-se cada vez mais complexos para os estudantes, que vão desenvolvendo maior possibilidade de análise e síntese. Por isso, é importante trabalhar o eixo a cada ciclo, não restringindo-o a apenas um período letivo". (p. 45). 
Deve-se levar ao aluno o conhecimento do “corpo humano como um todo articulado, os diferentes aparelhos e sistemas que o compõe” o funcionamento destas partes deve ser explicitado ao aluno que faz se essencial para ao bom funcionamento do corpo como um todo. Segundo os PCN's o ensino de ciências deve ser interdisciplinar, respeitando a herança cultural do indivíduo em cada fase de seu desenvolvimento. Esta informação pode ser comprovada no texto dos PCN's ao descrever que "(...) Para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade. São essas relações que estão expressas na arquitetura do corpo e faz dele uma totalidade.” Há diferentes formas de se ensinar e aprender ciências: através de uma atividade prática efetuada pelos alunos ou através de apresentação de uma quantidade de informações visuais. Na primeira forma a aula favorece o aprendizado e o trabalho cooperativo entre os educandos, o aluno é ativo na construção do seu conhecimento, escuta, fala e tira suas próprias conclusões. Na segunda forma, as aulas são expositivas, o aluno recebe o conhecimento já pronto e elaborado, o que dificulta um aprendizado mais duradouro, pois muitas vezes esse conhecimento pronto é mostrado de uma forma que não permite muitos questionamentos por parte do aluno. Os conteúdos conceituais são os conceitos que não mudam que temos definidos e não irão mudar. Eles referem-se aos conhecimentos construídos pela humanidade ao longo do tempo. Nessa categoria estão incluídos os fatos e os conceitos. "A professora ao trabalhar o corpo humano trabalha com conceitos existentes que na cabeça da criança já tem uma resposta". (p. 45). A conceituação do Ser Humano e todas as suas nuances precisam ser divididas e bem aprimoradas. Nesse sentido os conceitos conceituais no ensino de Ciências podem ser assim distribuídos: 
• Comportamento dos homens e mulheres nas diferentes fases da vida e suas características; 		• Condições para desenvolver e preservar a saúde; • Comparação do corpo do ser humano e os animais; • Higiene; • Compreensão do corpo humano como todo integrado e saúde como bem estar físico social e psíquico; • Alimento fonte de matéria e energia para o crescimento do corpo; • Relação da higiene corporal e ambiental e a ocorrência de doenças no homem; • Vacinas para o ser humano; • Água e seus cuidados. 
Uma aula de ciências que presenciei para uma turma do 1o. ano do ensino fundamental me deixou muito interessada. A professora queria mostrar para os alunos as diferenças entre as partes do corpo humano. Então iniciou sua aula dividindo toda sala em duplas, deu um papel craft para cada dupla e pediu que cada coleguinha deitasse em cima da folha e contornasse o corpo. Cada dupla recortou seu corpo e iniciou a comparação. A professora colocou todos num varal e iniciou a comparação de tamanhos dos alunos, o mais alto o mais baixo. A aula foi bastante interessante, pois os alunos participaram de forma efetiva da atividade e puderam visualizar através do concreto algumas diferenças existentes. 
Dentro dessa visualização, da aprendizagem através de experiências concretas, gostaria de compartilhar um trabalho que desenvolvi e foi muito proveitoso. Trabalho na Educação Infantil a higiene é tema constante em minhas atividades, principalmente porque as crianças ficam no período integral na escola nossas responsabilidades em formar bons hábitos de higiene aumenta. Para falar da importância de lavar as mãos antes das refeições primeiramente deixei que as crianças brincassem no pátio com areia e copinhos de iogurte. Após a brincadeira mostrei a eles como suas mãos tinham mudado de cor, devido à sujeira acumulada. Muitos não acreditavam que aquilo era algo sujo, mas ao colocar um pouco de sabonete líquido e esfregar as mãozinhas viram que a espuma branca estava "marrom". Ao enxaguarem suas mãos ficaram maravilhados com o resultado, pois chamei a atenção deles para o fato de a mão estar limpa. Para criar neles o hábito de lavar as mãos antes das refeições trabalhei em torno de três semanas com assuntos relacionados à limpeza e em especial as sujeiras que não vemos, até que assimilassem bem os benefícios desse hábito.
Durante os estágios deste Curso, a professora de ciências dividiu a sala em estações, e cada uma delas possuía partes do corpo humano. Os alunos foram divididos em grupos e ia passando em cada uma das estações, podendo observar por alguns momentos cada detalhe. Depois eles responderam a um questionário sobre o que viram, e foi possível observar que a assimilação do conteúdo foi total. 
Os conteúdos procedimentais englobam as maneiras de fazer com que esses conceitos que a criança já sabe sejam trabalhados para que elas compreendam realmente o assunto abordado pelo professor, auxiliando-os na reflexão sobre o motivo de realizar certas ações, deixando bem claro para toda a turma qual é o objetivo do tema trabalhado. 
Os conteúdos procedimentais presentes no processo de ensino-aprendizagem de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluem: desenvolvimento de habilidades ou destrezas manuais; emprego de estratégias que estimulam o raciocínio e a ação e facilitam a comunicação; utilização de técnicas de estudo e pesquisas; estabelecimento de conexões entre os conceitos. Seu desenvolvimento desses conceitos, em sala de aula, ocorre por meio do exercício de ações que mobilizam os alunos, tais como: observar, realizar pesquisas, planejar, coleta de dados e organização em tabelas, manipular materiais, elaborar esquemas, construir, confeccionar, representar, experimentar, testar e simular. Nos exemplos de aulas de Ciências que citamos acima podemos observar alguns desses conceitos como o desenho do corpo humano feito pelos alunos, a observação dos hábitos de higiene e divisão dos alunos em grupos ou duplas, entre outros.
Os conteúdos atitudinais, estão diretamente relacionados com a postura do professor, o aluno espera dele um direcionamento, uma demonstração de afetividade e amizade para que haja uma troca de experiências e com isso o conhecimento seja transmitido e consolidado pelos alunos. Correspondem aos valores e sentimentos que os alunos atribuem aos conhecimentos construídos no interior da escola e como usarão tais conhecimentos em suas vidas. O respeito às pessoas idosas, a ajuda ao próximo, a preservação da natureza são alguns exemplos desses conteúdos que são formas de viver de acordo com o que foi aprendido, pensando em um bem-estar comunitário. Os conceitos atitudinais relacionados às Ciências referem-se às atitudes dos alunos diante dos fatos, conceitos e procedimentos desenvolvidos e aplicados no cotidiano. Os conteúdos atitudinais são os mais amplos, pois envolvem situações de aprendizagem e temas que não fazem parte do currículo oficial, mas podem e devem ser construídos pelo professor com os seus alunos. 
É fundamental nas séries iniciais que o aluno entenda como funciona o corpo humano e para isso, além dos conteúdos, é necessário que o professor busque atividades que relacione as vivências das crianças com o tema que se deseja ensinar. Atividades práticas que promovam diálogo, reflexão e principalmente troca de experiências entre os colegas são enriquecedoras para o aprendizado, pois ao dialogar e debater suas experiências elas acabampor aprender e transmitir conhecimento aos colegas. 
Quando se trata do ensino de ciências a grande maioria das crianças já traz consigo alguns pré-conceitos de sua vivência, sendo que cabe ao professor analisa-los, pois alguns são equívocos graves e de certa forma perigosos. Aulas criativas e debates são fundamentais para a consolidação e a desmistificação de certos conceitos, sendo que neste momento o professor tem a oportunidade de estar mais próximo do cotidiano dos alunos e de explicar como tal pré-conceito se encaixa dentro da aula de ciências. 
É imprescindível que o professor/ educador trabalhe em conjunto com os alunos fazendo que cada um se sinta acolhido dentro do ambiente escolar e principalmente que o mestre guie seus alunos no caminho do conhecimento. Isto faz parte dos conteúdos atitudinais e essa atitude dentro da sala de aula gera mais resultados que conteúdos impostos.
As conceituações devem ser bem trabalhadas, e não ensinadas condensadamente, mas enfatizando as características e a importância da saúde e do corpo humano como um todo. Dentro de um currículo escolar, principalmente em ciências não há como separar a aprendizagem de uma só forma, ela deve ser um misto de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 
Referências
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha, NIGRO, Rogério Gonçalves. Didática de Ciências: o ensino aprendizagem como investigação. SP. FTD. 1999.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

Outros materiais