Buscar

PDCV - ANÁLISE DO FILME PROCURANDO NEMO

Prévia do material em texto

Universidade Paulista - UNIP
Aline Adriane
RA: 23IHG-5
Análise de Filme
Procurando Nemo
 
Goiânia – Goiás
2017
O filme Procurando Nemo discorre sobre a história de um peixe palhaço que se chama Nemo e retrata a relação com seu pai, Marlin. Nemo tem uma criação superprotetora e insegura, pelo fato de ter perdido a mãe muito cedo em um ataque e ter sido a única ova sobrevivente, além desse fato, Nemo se difere por ter uma das nadadeiras menores.
 É interessante ressaltar a cena do filme do primeiro dia de escola, onde Nemo, ao discutir com seu pai vai em direção ao alto-mar e é capturado por um mergulhador. Diante disso inicia-se a jornada do pai a procura do filho. Enquanto isso, Nemo passa a viver em um aquário no consultório do dentista que o capturou. Nesse aquário faz novos amigos e estes tentam lhe ajudar a voltar para o pai e a se livrar da sobrinha do dentista, que é uma criança mimada e costuma matar seus pobres peixes. O desafio, o ato de bravura, a dor, a perda, a necessidade de superação, a amizade e o amor entre pais e filhos formam a tônica que fizeram desse filme um sucesso de público e crítica. 
Neste Filme é perceptível a teoria do apego, estudada na matéria de Psicologia do Desenvolvimento Ciclo Vital (PDCV). A teoria do apego segundo Bowlby (1979/1997) Apego é um tipo de vinculo no qual o senso de segurança de alguém está estreitamente ligado á figura de apego, segurança e o conforto experimentados na sua presença permitem que seja usado como uma “base segura” a partir da qual poderá se explorar o resto do mundo.Pode-se perceber a aplicação dessa teoria na superproteção que Marlin tinha sobre Nemo. Além disso, outro fato relevante que pode-se observar é que Nemo desenvolve o auto conceito que é a percepção de que a própria existência e funcionamento estão separados de outras pessoa, no momento em que se vê separado de seu pai. 
A importância desse filme se dá, por abordar um tema de grande valia de desenvolvimento cognitivo e social da criança, uma vez que descreve as relações interpessoais na escola, na vizinhança e na família, abordando todo contexto em que a criança se insere. Como profissionais de psicologia devemos visualizar a criança em sua totalidade, os pressupostos teóricos abordados na Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital nos dá embasamento para que tenhamos um olhar crítico e total, não reduzindo ou psicologizando o desenvolvimento.

Outros materiais