Buscar

Grupo 6 ANTRACNOSE EM FEIJOEIRO fitopatologia (1) (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTRACNOSE EM FEIJOEIRO
Alunos: Tainara, Willian e Anderson.
 
A antracnose é uma das doenças de maior importância da cultura do feijoeiro, que pode causar perdas de até 100%, ocorrendo em locais de temperaturas baixas a moderada e alta umidade. 
Etiologia
 Essa doença é causada pelo fungo Colletotrihum lindemuthiamum;
Este fungo é patogênico;
 Presente em outras espécies leguminosas: 
 Phaseolus vulgaris, Phaseolus lunatus, Phaseolus coccineus, Phaseolus acutifolius. 
O fungo produz micélio septado e ramificado, de coloração hialina a quase negra. 
Sobrevive em restos de culturas, mas sementes contaminadas constituem sua via de sobrevivência e disseminação mais importante.
 Semente infectada
Sintomas 
Os sintomas de antracnose conseguimos observar em toda parte aérea da planta. Então os sintomas típicos desta doença são lesões necróticas de coloração marrom escura nas nervuras na face inferior da folha. 
não se usa primeira pessoa.
Mancha na face inferior da folha.
As vezes estas lesões podem ser vistas na fase superior das folhas, quando então uma região clorótica desenvolve-se ao lado das manchas necróticas e as folhas tendem a curvar-se para baixo.
Lesões produzidas no caule e nos pecíolos são alongadas, escuras e as vezes deprimidas. Nas vagens são circulares e deprimidas, de coloração marrom, com os bordos escuros e salientes, circundados por um anel pardo-avermelhado. 
coloca uma foto dos sintomas no caule
Controle
O controle pela antracnose pode ser conseguido através de praticas culturais, resistência varietal e produtos químicos. 
O uso de sementes sadias é uma das principais ferramentas para a obtenção de bons rendimentos e manutenção da área livre de patógenos.
 Semente com tratamento 
A rotação de cultura deve ser feito por no mínimo 1 ano, para evitar a ocorrência de doença no plantio seguinte e a perpetuação do fungo na área. Assim deve-se evitar o plantio consecutivo de feijoeiro e fazer rotação com gramíneas. 
 Area livre de antracnose
A escolha da época de plantio deve levar em conta o histórico da ocorrência da doença na região, evitando-se épocas de muita umidade associadas com temperaturas baixas. 
A aplicação de fungicidas deve levar em consideração o nível tecnológico adotado e a finalidade do campo;
Potencial de produção da lavoura, o retorno econômico, as condições da lavoura no momento da aplicação bem como a possível ocorrência de condições climáticas favoráveis a doença. 
A lavoura deve ser monitorada periodicamente e constatados os primeiros sintomas da doenças devem ser feitas pulverizações com fungicidas registrados para a cultura.
Planta de feijão atacada por antracnose.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais