Buscar

ARTIGO - A importância da metodologia da pesquisa nos cursos universitários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da metodologia da pesquisa nos cursos universitários
Lazaro Waney Silva de Souza[1: Cursando primeiro semestre em Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. E-mail:<lazaro.waney40@hotmail.com>. Lattes:< http://lattes.cnpq.br/7034569228982933>. ]
Resumo
A disciplina metodologia da pesquisa é essencial para qualquer curso universitário, pois tem como função orienta como proceder na elaboração de um estudo seja ele um artigo, monografia, tese e etc. além de ser responsável por formar pensadores e pesquisadores pondo um ponto final nos métodos do ensino médio, onde os alunos reproduziam pensamentos e ideias já pré-estabelecidas. Com a metodologia da pesquisa poderá ser desenvolvido um senso e raciocínio para qualquer trabalho através do seu próprio conhecimento. De suma importância também para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, visto que o aluno que não teve a metodologia da pesquisa em sua grade curricular encontrará grande dificuldade para obter resultados satisfatórios. Mas porque a metodologia da pesquisa não é levada a sério pela maioria dos alunos? Vindo de um ensino médio defasado os recém-universitários encontram dificuldades com a disciplina que ditam regras na sua escrita, fugindo da zona de conforto do ensino médio.
Palavras-chaves: Metodologia da Pesquisa. Conhecimento. Desenvolvimento. 
Abstract
The discipline of research methodology is essential for any university course, since its function guides how to proceed in the preparation of a study be it an article, monograph, thesis and so on. In addition to being responsible for forming thinkers and researchers, putting an end to high school methods, where students reproduced ideas and ideas already established. With the methodology of the research, a sense and reasoning can be developed for any work through its own knowledge. Also of great importance for the elaboration of the work of conclusion of course, since the student who did not have the methodology of the research in its curriculum will find great difficulty to obtain satisfactory results. But why is not research methodology taken seriously by most students? Coming from a lagged high school, newcomers find difficulties with discipline that dictate rules in their writing, fleeing from the comfort zone of high school.
Keywords: Research Methodology. Knowledge. Development.
1 Introdução
No processo de aprendizagem o aluno necessita formar nova mentalidade a cada fase, a metodologia da pesquisa abre as portas para esse desenvolvimento. Nesse artigo será discutido como o aluno é treinado no ensino médio de maneira errônea e a importância da metodologia da pesquisa para que os alunos desenvolvam uma forma de pensar própria e demonstrar suas pesquisar e estudos de uma forma padrão para que possa utilizar um meio de comunicação formal na ciência, essencial para obter e compartilha conhecimentos, visto que é de suma importância a implementação da metodologia nas grades curriculares de todos os cursos universitários.
2 Importância da metodologia da pesquisa nos cursos universitários.
 A metodologia da pesquisa orienta como se deve proceder para uma elaboração de um estudo, seja ele um artigo, monografia, tese e etc. A parti dessa ciência é possível um pesquisador expor seu trabalho de uma forma padrão, relatando os seus resultados, como chegou até a eles e descrevendo o caminho seguido para os resultados obtidos e porque utilizou esses caminhos. 
O aluno bem articulado com as orientações metodológicas de acesso ao conhecimento acabará naturalmente se sobressaindo. [...]. Além de complementar a formação profissional, a iniciação científica introduz os estudantes da graduação no universo da pesquisa. (GALVÃO, 2017). 
A metodologia da pesquisa é um procedimento prático de produção de conhecimento é uma disciplina essencial para qualquer curso universitário, ao longo dos cursos de graduação deve-se preocupar-se com o continuo enriquecimento da formação, fazendo estágios, lendo obras, participando de grupos de pesquisa e publicando artigos atos estes que vão ser incentivados e normalizados pela metodologia da pesquisa. Com o seu domínio o aluno abre novas portas para o conhecimento e de uma maneira clara pode compartilhar seus estudos com quaisquer pessoas leigas sobre tal assunto. Usando-a como um sistema de comunicação formal da ciência.
Não somente para ensinar regras a serem seguidas pelos alunos, mas a principal importância é [...] um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno, que de simples repetidores, passam a criadores de novas atitudes e comportamento, através da construção do próprio conhecimento. (MAIA, 2008)
O primeiro objetivo da disciplina metodologia cientifica é resgatar em nossos alunos a capacidade de pensar. Pensar significa passar de um nível espontâneo, primeiro e imediato a um nível reflexivo, segundo, mediado. O pensamento para o próprio pensamento, para melhor capta-lo, distinguir a verdade do erro. Aprende-se a pensar à medida que se souber fazer perguntas sobre o que pensa. (LIBÂNIO, 2001)
Importante lembrar que ao final de qualquer curso universitário o estudante precisa elaborar um trabalho de conclusão de curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior. Logo a metodologia será o alicerce para desenvolvê-lo e aumentar a chances de um resultado satisfatório.
Mas porque a metodologia da pesquisa não é levada a sério pela maioria dos alunos? Visto que alguns saibam da importância dessa disciplina, porém a metodologia da pesquisa ainda a sim é deixada em segundo plano.
Isto se dá pela realidade do ensino médio que é disponibilizado pelo nosso governo, onde os alunos são treinados exclusivamente para uma prova com intuito de ingressar em uma universidade de preferência, mas não desenvolve neles o raciocínio, o senso crítico e o conhecimento de base. Com isso, quase sempre é vista por alunos e mesmo por alguns professores como de menor importância no contexto da grade curricular de cada curso, porém é um engano. O aprendizado de metodologia científica, quando levado a sério, tende a beneficiar o aluno ao longo de sua formação acadêmica.
 Após ingressar na universidade a presença de tantas regras, detalhes, indicações rígidas para digitação e formatação do texto, desmotiva o aluno que não está acostumado com as regras na escrita e se torna outro ponto para a metodologia não ser aceita por estes alunos.
A situação atual do ensino médio encerra várias e complexas questões, como aspectos estruturais que ainda não foram resolvidos, a precariedade desse ensino público no Brasil. O cenário educacional em que convivem velhos e novos problemas aponta para a expansão do ensino médio com baixa qualidade, para a privatização da sua gestão e, simultaneamente, exibe um forte componente de exclusão. A reforma político-educacional do ensino médio, em curso, vem afetando sensivelmente o trabalho do professor e a dinâmica institucional da escola e, em muito menor grau, a realidade educacional do aluno. Tal fato, refletirá na sua atuação enquanto discente de uma instituição de nível superior. (Maia, 2008)
3 Conclusão
Infinitos são os motivos para essa ciência ser implementada na grade curricular de todos os cursos universitários. No início é uma barreira a ser enfrentada pelos estudantes, contudo lhe dará a capacidade de pensar e assim construir seu próprio conhecimento. É de uma importância incontestável levando em consideração todos os benefícios apresentados neste artigo e reforçando, é necessário também para orientar o aluno no seu trabalho de conclusão de curso.
4 Referências
BUONO, R. C. D. A importância da Disciplina de Metodologia Científica. 2015. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-importancia-da-disciplina-de-metodologia-cientifica/64956>. Acesso em: 12 de abr. 2017.
GALVÃO, R. C. S. A importância da pesquisa no ensino de graduação. 2017. Disponívelem: <https://www.algosobre.com.br/educacao/a-importancia-da-pesquisa-no-ensino-de-graduacao.html>. Acesso em: 15 de Abr. 2017. 
MAIA, R. T. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Paraná, 2008. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.htm>. Acesso em: 12 de abr. 2017.
MOSERI, E. Metodologia da Pesquisa. Brasília, p.5-7, 2013. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/34168313/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1492045738&Signature=AShXRXdeYC4ad7VDN65Vsx5BzW8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DMetodologia_da_Pesquisa_PRO-REITORIA_DE.pdf>. Acesso em: 12 de abr. 2017. 
QUADROS, M. B. A importância da disciplina de metodologia da pesquisa científica na universidade. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/1854094/a-importancia-da-disciplina-de-metodologia>. Acesso em: 12 de abr. 2017.
SANTOS, A. R. A. A importância da metodologia cientifica para estudantes no contexto universitário. 2017. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/importancia-metodologia-cientifica-para-estudantes-contexto-universitarios.htm>. Acesso em: 12 de abr. 2017.

Outros materiais