Buscar

Aluno PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I

Prévia do material em texto

Aluno: VALERIA ALESSANDRA NUNES
	Matrícula: 201701000512
	Disciplina: CEL0469 - PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / SM
	
	
		1.
		A pesquisa deve ser considerada como um princípio formativo e cognitivo da docência, sendo um componente constitutivo tanto da teoria quanto da prática pedagógica. A prática da investigação sistemática no Curso de Pedagogia da UNESA favorece a formação discente para a atuação do professor com atitude de pesquisador, o que significa formar um profissional que busca: I. a autonomia II. a reprodução de conhecimentos III. o aprofundamento da relação teoria/prática IV. a discussão coletiva sobre suas experiências V. a reflexão crítica sobre a sua própria prática Assinale a opção correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
	
	
	somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras;
	
	
	somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras;
	
	
	somente as afirmativas II e IV são verdadeiras;
	
	
	somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras;
	
	
		2.
		Uma das primeiras questões que começamos a estudar na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação é a problemática em torno do conhecimento. Por conhecimento compreendemos a capacidade humana de produzir sentidos e significados para as coisas existentes e de como nos relacionamos com ela. Sendo assim, nos deparamos com diferentes tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade. São eles: o conhecimento espontâneo (senso comum), o conhecimento mítico-religioso; o conhecimento artístico, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. Dentre os enunciados abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao conhecimento científico:
		Quest.: 2
	
	
	
	É um tipo de conhecimento que descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação mais detalhada. É o primeiro tipo de conhecimento da humanidade.
	
	
	É um tipo de conhecimento especulativo da realidade sem aplicação prática.
	
	
	É um tipo de conhecimento que decorre da tradição cultural de um povo, não é datado e não tem autoria. A verdade é revelada ao homem e não se presta ao questionamento.
	
	
	É um tipo de conhecimento sistemático, rigoroso, radical, preciso, investigativo e se estrutura a partir do método de pesquisa.
	
	
	É um tipo de conhecimento racional mediante conceitos, ou seja, se constitui num esclarecimento de conceitos, cuja significação não pode ser ofertada de forma empírica, tais como o conceito de bem, verdade, belo, bom, verdade, justiça, método, pesquisa etc.
	
	
		3.
		As dimensões da formação dos profissionais da educação do Curso de Pedagogia da UNESA, estão fundamentados nos seguintes pressupostos teórico-metodológicos, exceto:
		Quest.: 3
	
	
	
	O curso deve ser compreendido como locus privilegiado para se repensar as mais variadas práticas educativas da sociedade contemporânea.
	
	
	Assumir a prática pedagógica como um processo de transmissão e memorização de conhecimentos, entendendo que os conteúdos devem ser repassados de forma a contemplar as gerações futuras com os conhecimentos desvendados pelas gerações anteriores.
	
	
	O docente, no exercício de sua própria prática pedagógica, situa-se como formador e formando da relação que se estabelece entre o ato de ensinar e o de aprender nas relações humanas.
	
	
	Pensar, refletir, analisar e discutir as diversas e novas formas de compreensão da realidade, como possibilidade efetiva de construção de um novo homem e de uma nova sociedade.
	
	
	A docência como ação intencional, crítica e cientificamente fundamentada, que leve à aprendizagem significativa do aluno e não se limite à mera transmissão de conhecimentos e verdades pré-estabelecidas.
	
	
		4.
		A atividade humana ou trabalho propriamente dito, pode ser analisada em, pelo menos, dois sentidos. Quais são eles?
		Quest.: 4
	
	
	
	Biológico e antropológico.
	
	
	Teológico e teórico gnosiológico.
	
	
	Sociológico e teológico.
	
	
	Biológico e sociológico.
	
	
	Antropológico e teórico-gnosiológico.
	
		5.
		Analise as assertivas:
A diferença determinante da filosofia de Agostinho da filosofia que já havia sido estruturada pelos gregos era exatamente a conciliação de fé e razão.
Porque
 Agostinho não aboliu o uso da razão: a fé não substitui nem elimina a inteligência, mas por outro viés, essa última é estimulada e promovida pela fé.
Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	a primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	as duas são falsas.
	
	
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	a primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
		6.
		Em pesquisa percebemos a importância de aprender a pesquisar, a se observar, observar o outro e a observar a realidade e a construir um conhecimento sobre a realidade observada. Se cada um tem uma forma pessoal de olhar e compreender a realidade, será que o sujeito comunica realmente aquilo que a realidade é?
Assinale a opção que contem a resposta correta.
		Quest.: 6
	
	
	
	Sim, cada indivíduo narra a verdade
	
	
	Não, ele comunica a forma como ele apreende a realidade
	
	
	Sim, percebe a compreensão da narração
	
	
	Não, a realidade é única para todos
	
	
	Sim, a verdade é aquela que observamos
	
		7.
		O estudo sobre as universidades públicas no Brasil teve como um de seus principais analistas o educador Anísio Teixeira, As Críticas feitas por esse intelectual demonstram que as escolas superiores que existiam no Brasil até o final do Império em 1889, e o início da República só atendiam a uma  seleta elite, Dentre as críticas feitas por Anísio Teixeira está a precarização da formação de professores para os colégios secundários.
Para Anísio Teixeira, a formação inadequada desse futuros educadores era resultado de que fatores?
		Quest.: 7
	
	
	
	A falta de escolas para população rural.
	
	
	A falta de profissionais para formar educadores.
	
	
	A falta de recursos para investimento na Educação Básica.
	
	
	A falta de escolas para população urbana.
	
	
	A falta de estudos superiores de tipo acadêmico.
	
	
		8.
		Segundo o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova (1932) a finalidade da educação se define de acordo com a filosofia de cada época. A nova educação deveria ser uma reação contra a educação tradicional (verbalista e enciclopédica). A sociedade estava mudando do modelo agrícola para o capitalismo industrial e a escola deveria atender esse novo cenário econômico. O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova reivindica uma ação firme do Estado, no sentido de assegurar educação: I - Pública (dever do Estado); II - Gratuita (direito de todos); III - Laica (sem ensino religioso obrigatório aos alunos); IV - Obrigatória (7 a 15 anos) e coeducativa (meninos e meninas na mesma escola).
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Estão corretos os itens I, II, III e IV.
	
	
	Somente o item IV está correto.
	
	
	Estão corretos os itens I, II e III.
	
	
	Estão corretos os itens I e II.
	
	
	Somente o item I está correto.
	
	
		9.
		A lei nº 5540/68, a Reforma Universitária trouxe grandes mudanças para o cenário universitário no país. A estrutura da universidade, que passou a ser uma exigência para o funcionamento dos cursos superiores, assentou-se no tripé ensino-pesquisa ¿ extensão. Entre as medidas mais relevantes da lei podemos apontar: I- Sistema de Créditos; II- Sistema Documental III- VestibularUnificado; IV- A cátedra foi extinta e criou-se a carreira docente. Está correta a alternativa
		Quest.: 9
	
	
	
	I,III,IV;
	
	
	I,II,III,IV.
	
	
	I,II,III;
	
	
	II, III,IV;
	
	
	II,IV;
	
	
		10.
		O mundo pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945) acabou levando à polarização de duas forças antagônicas em termos de uma estrutura política, econômica e social: de um lado, o capitalismo liderado pelos Estados Unidos e, por outro lado, o comunismo liderado pela União Soviética. Este período ficou conhecido também como:
		Quest.: 10
	
	
	
	Período do Pós Guerra Fria
	
	
	Período da Guerra Fria
	
	
	Período da Subordinação Territorial
	
	
	Período da Dominação Territorial
	
	
	Período da Ideologia

Continue navegando