Buscar

APOL DOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES ETNICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva havia realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. In: Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei.  Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta:  
Nota: 20.0
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
Você acertou!
“Podemos definir mobilidade social como o movimento de indivíduos e grupos de um estrato social a outro, de uma posição de classe ou status a outra, ou mesmo como uma mudança de ocupação ou profissão. Em qualquer desses casos, a mobilidade social implica o deslocamento entre posições socioeconômicas diferentes“. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 32)
	
	C
	Desclassamento.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Mudança social.
�
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere a citação a seguir:
“Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. In: Texto para discussão. v. 198, 2011. p. 2
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à ascensão de pessoas ou grupos, por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
Você acertou!
“Com o desenvolvimento das atividades econômicas e de novas forças produtivas ocorre a demanda por novos tipos de pro?ssionais dotados de novas competências e capacitações. Nesses casos, veri?ca-se o aparecimento de novas pro?ssões e ocupações possibilitando, por força das determinações estruturais, a mobilidade social de pessoas e grupos. [...] as vagas nos diversos níveis da estrutura social abrem-se pela criação de novos empregos ou pela saída de indivíduos de posições existentes”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 36)
	
	B
	Fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
	
	C
	Fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	Fatores coletivos de mobilidade social não explicam a mudança de extrato social.
	
	E
	Fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos em progredir.
�
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere a seguinte citação:
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas) ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Graciette Borges. Critérios de estratificação social. Revista de saúde pública. v. 15, n. 1, p. 38-45, 1981. p. 39.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Escravidão
Casta
Estamentos
Classes
(   ) Corresponde ao período do capitalismo.
(   ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(   ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietários de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho.
(   ) É relativo à pureza étnica.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 - 4
	
	B
	3 – 1 – 4 - 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
“Escravidão -  força de trabalho; senhores de escravos e escravos; Casta – pureza étnica”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 30)
“ Os estamentos fazem parte das formas tradicionais de organização social que incluem o feudalismo europeu. [...] As classes correspondem ao sistema de estratificação das sociedades modernas, o que equivale ao período do capitalismo”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 31)
�
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE SOUZA, Itamar. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. In: Revista do UNI-RN. v. 2, n. 2, p. 111, 2008. p. 111.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, leia as alternativas a seguir. Assinale aquela que aponta, corretamente, a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo:
Nota: 20.0
	
	A
	Foi apenas a Revolução Francesa que consagrou os direitos das mulheres.
	
	B
	As revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres.
	
	C
	A declaração dos direitos universais da Revolução Francesa, marcada pela ideologia liberal, não incluiu direitos para as mulheres, motivo pelo qual foi contestada.
Você acertou!
“[...] o ponto de partida desse movimento foi a contestação da exclusão das mulheres na proclamação dos direitos universais na Revolução Francesa, em 1789”.  (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 66)
	
	D
	O feminismo surgiu como um movimento antiliberal.
	
	E
	As revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo.
�
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere o extrato de texto a seguir:
“‘As relações entre negros e as forças de segurança são muito tristes’, acrescenta o ex-policial negro que, em 1998, ganhou um julgamento contra o Estado por um caso de discriminação racial nas fileiras da Polícia Federal”.
Revista Exame.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/policiais-se-unem-a-protestos-contra-o-preconceito-racial. Acesso em 06/06/2015.
Um dos tipos de discriminação é a racial, mas os tipos de preconceitos vão muito além deste. De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina,relacione os conceitos às suas respectivas características, identificando corretamente os tipos de preconceitos:
 
(1) Preconceito sexual
(2) Preconceito racial
(3) Preconceito étnico
(4) Preconceito social
(  ) “Na vizinhança os moradores se alarmaram, pois um grupo de ciganos acabara de armar seu acampamento nas redondezas. Era necessário cuidar das crianças e vigiar as roupas no varal”.
(  ) “O segurança da loja passou a seguir Maria discretamente na loja. Não era comum ver pessoas negras por lá”.
(  ) “Ora, se é pobre ainda com esta idade é obvio que não se esforçou o suficiente na vida”.
(  ) “Não vou mais comprar perfume daquela marca. Não aceito que façam propaganda do ‘homoxessualismo’ para vender perfume”.
A sequência correta é:
 
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
Você acertou!
“Preconceito sexual, se refere a [...] uma identidade sexual considerada desviante. [...] Preconceito racial, que se dirige aos grupos definidos em função de características físicas ou fenotípicas. [...] O preconceito étnico que se reportam às coletividades culturalmente diversas. [...] O preconceito social, que diz respeito ao sentimento de aversão a pessoas de classe distinta“ (p. 144,145).
	
	B
	2 – 3 – 4 - 1
	
	C
	4 – 1 – 2 - 3
	
	D
	3 – 1 – 4 - 2
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1
_1571812972.unknown
_1571812976.unknown
_1571812978.unknown
_1571812979.unknown
_1571812977.unknown
_1571812974.unknown
_1571812975.unknown
_1571812973.unknown
_1571812964.unknown
_1571812968.unknown
_1571812970.unknown
_1571812971.unknown
_1571812969.unknown
_1571812966.unknown
_1571812967.unknown
_1571812965.unknown
_1571812960.unknown
_1571812962.unknown
_1571812963.unknown
_1571812961.unknown
_1571812958.unknown
_1571812959.unknown
_1571812956.unknown
_1571812957.unknown
_1571812955.unknown

Outros materiais