Buscar

ZOONOSES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ZOONOSES
 A toxoplasmose é uma doença cercada de mitos quanto à sua infecção, principalmente quando se trata da participação dos gatos. Muitos acreditam que a proximidade com felinos representa um alto risco de contração. No entanto, as chances de infecção por convivência com o animal são quase nulas e a doença pode ser facilmente evitada. 
 É importante ressaltar que o simples contato com um animal infectado, com seu pelo ou até mesmo com suas fezes “frescas” não são suficientes para contrair a doença. Apenas 1% da população felina participa da disseminação da toxoplasmose. Os cachorros não atrapalham em nada, o cachorro pode ter toxoplasmose como os homens, só que não é um eliminador fecal. 
  Havia a preocupação de que os pombos e papagaios pudessem transmiti-lo. Na verdade, na fase adulta, quando eles estão doente, pode eliminar o protozoário pela secreção dos olhos, mas haveria a necessidade de um contato muito íntimo com a ave para fechar o ciclo. Por isso, eles não são considerados uma forma importante de disseminação do parasita.
 A realização do exame de toxoplasmose faz parte de um conjunto de exames rotineiros de assistência pré-natal. Resultado negativo indicando que a mulher nunca teve contato com o parasita reflete uma situação de potencial preocupação, porque se ela se infectar durante a gravidez poderá transmitir o parasita para seu concepto e a criança nascerá infectada. Nesse caso, é de fundamental importância recomendar que a mulher não vá a lugares frequentados por gatos e não coma carne crua, mal cozida ou mal passada para evitar que adquira a infecção durante a gravidez. Resultado positivo indicando toxoplasmose antiga e curada traz tranquilidade total, pois a mulher está protegida contra a doença e não vai adquiri-la outra vez.
 Se você tem um gato em casa e está esperando um bebê, a toxoplasmose pode ser evitada com algumas medidas simples: 
Deixe outra pessoa limpar a caixa de areia. As mãos devem ser sempre lavadas em seguida;
Se outra pessoa não puder limpar a caixa de areia, faça-o diariamente e utilize luvas. Lave as mãos imediatamente depois; 
Referencias:
https://drauziovarella.com.br/mulher-2/toxoplasmose-2/
https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/toxoplasmose-gravidas-nao-precisam-se-desfazer-de-seus-gatos

Outros materiais