Buscar

seminário integrado de administração 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A biodiversidade é definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como ¿a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas¿. Marque a opção incorreta a respeito da biodeversidade brasileira.
	
	
	
	
	
	Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente o MMA, eles podem representar apenas 10% da vida no país.
	
	
	Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas.
	
	
	Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal.
	
	 
	O Brasil é tem pouca diversidade na amazônia devido as chuvas constantes na região.
	
	 
	O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.
	
		2.
		"A variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas". A isso chamamos de:
	
	
	
	
	
	Fauna Marinha
	
	
	Biologia
	
	
	Ecossistema
	
	 
	Biodiversidade
	
	
	Flora marinha
	
		3.
		Leia o trecho:
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
	
	
	
	
	
	Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	
	 
	É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	
	Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual a globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	
	
	Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	
	
	Utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	
	
		4.
		A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2 O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
	
	
	
	
	
	Aumentar a concentração atmosférica de H2O,molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
	
	
	Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH.
	
	 
	Remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
	
	 
	Reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
	
	
	Reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
	
		5.
		A Educação Ambiental objetiva o contato direto entre o homem e o meio, o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo; o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais, a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania, na busca de melhorias na: Marque a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	
	Qualidade das empresas
	
	 
	Qualidade de vida
	
	
	Vida nas cidades
	
	
	Vida dos insetos
	
	
	Vida dos planetas
	
		6.
		Uma consciência ecológica de preservação do planeta, por parte de todos os habitantes do planeta Terra, faz-se necessária. A isso denominamos:
	
	
	
	
	
	Ecossistema
	
	 
	Sustentabilidade
	
	 
	Biodiversidade
	
	
	Ecologia
	
	
	Globalização
	
		7.
		É o território que no interior do qual uma espécie encontra condições de vida:
	
	
	
	
	
	Comunidade biótica
	
	
	Comunidade
	
	 
	População
	
	
	Nicho ecológico
	
	 
	Habitat
	
	
		8.
		A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:
	
	
	
	
	
	Apresenta estoques elevados de alimentos.
	
	
	Diversifica a matriz de geração de energia.
	
	 
	Concentra suas atividades no setor primário.
	
	
	Possui um sistema de transportes articulado.
	
	
	Introduz tecnologias à produção agrícola.

Outros materiais