Buscar

av2 quimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	 
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	
	
		2.
		Na história da civilização antiga foi percebido que na época da Idade do Cobre, mesmo com a técnica de derreter e moldar este metal, que o mesmo não substituiu a manufatura de armas e ferramentas feitos com pedra, pois este material ainda proporcionava lâminas de corte superiores. Considerando a época em questão, tal fato deve-se:
	
	
	
	
	 
	por ser uma material muito macio e não ideal como ferramenta de corte
	
	
	representar um alto custo
	
	
	não ser um material de fácil extração
	
	
	o processo de produção ser ineficiente
	
	
	pela falta de mão-de-obra especializada
	
	
	
		3.
		Certamente um dos desafios do engenheiro projetista é determinar os materiais que estruturarão o que foi idealizado em seu projeto. Sabemos que esta tarefa está condicionada às propriedades físico-químicas dos materiais, como resistência mecânica, condutividade, resistência a corrosão etc. Com relação a classificação geral atual dos materiais adotada em Ciência dos Materiais, identifique a MENOS abrangente.
	
	
	
	
	 
	Fibras.
	
	 
	Poliméricos.
	
	
	Metálicos.
	
	
	Compósitos.
	
	
	Cerâmicos.
	
	
	
		4.
		Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
	
	
	
	
	 
	Idade do Bronze / Idade da Cristalização
	
	
	Somente a Idade da Pedra Lascada
	
	 
	Idade da Pedra / Idade do Cobre
	
	
	Idade do Ouro / Idade da Rocha
	
	
	Idade dos Metais / Idade da Pedra
	
	
	
		5.
		A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era:
	
	
	
	
	
	na composição das ligas de cobre só continha o Sn
	
	 
	não ser utilizado como feramenta de corte, arma e na arte
	
	 
	ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
	
	
	a Idade do Cobre antecede a do Bronze
	
	
	ser de dificil o processo extrativo
	
	
	
		6.
		A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
	
	
	
	
	
	Polímeros
	
	 
	Compósitos
	
	
	Cerâmicas
	
	 
	Metais
	
	
	Materiais avançados
	
	
	
		7.
		A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	
	 
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
	
	 
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
	
	
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	
	
	
		8.
		O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	
	
	
		1.
		As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
	
	
	
	
	 
	Metálica e Impulsiva
	
	
	Expansiva, Covalente e Metálica
	
	 
	Iônica, Covalente e Metálica
	
	
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	
	
	Isotópica e Metálica
	
	
	
		2.
		Em alguns elementos químicos, geralmente utilizados como condutores elétricos, existe um tipo de ligação na qual os átomos compartilham os elétrons, originando literalmente uma nuvem de elétrons que, quando influenciada pela aplicação de um campo elétrico, origina o que denominamos de corrente elétrica.
Como relação a ligação atômica entre os átomos dos elementos químicos mencionados, PODEMOS identificá-la como:
	
	
	
	
	 
	Van der Waals
	
	
	Iônica
	
	 
	Metálica
	
	
	Covalente
	
	
	Nuclear
	
	
	
		3.
		Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
	
	
	
	
	
	0,369 nm e 0,452 nm.
	
	 
	0,452 nm e 0,369 nm.
	
	 
	0,050 nm e 0,093 nm.
	
	
	0,093 nm e 0,050 nm.
	
	
	0,136 nm e 0,666 nm.
	
	
	
		4.
		Na atuação das forças de ligação e energias de ligação torna-se fundamental o conhecimento das chamadas forças interatômicas que ligam os átomos entre si. Tal fato viabiliza o entendimento de muitas das propriedades físicas dos materiais. Essas forças citadas no enunciado são conhecidas como:
	
	
	
	
	 
	Atrativa e Repulsiva
	
	
	Flexiva e Impulsiva
	
	 
	Impulsiva e Rotativa
	
	
	Rotativa e Repulsiva
	
	
	Atrativa e Impulsiva
	
	
	
		5.
		A matéria se apresenta em diferentes estados de agregação, dependendo da temperatura e do tipo de ligação interatômica.
Considerando a figura a seguir, identifique o tipo de ligação entre os átomos.
	
	
	
	
	
	Dipolo-dipolo
	
	
	Covalente
	
	 
	Iônica
	
	
	Metálica
	
	
	Van der Waals
	
	
	
		6.
		Através da análise cristalográfica dos materiais, podemos estabelecer relações geométricas e determinar parâmetros a nível atômico, como o próprio raio dos átomos que constituem o material, como mostrado na tabela a seguir. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Prata
	0,1445
	Cobre
	0,1278
	Níquel
	0,1246
	Chumbo
	0,1750
	Alumínio
	0,1431
Considerando a célula cúbica exemplificada na figura da questão, determine a qual elemento ela pertence.
	
	
	
	
	
	
	Alumínio
	
	
	Níquel
	
	 
	Chumbo
	
	 
	Cobre
	
	
	Prata
	
	
	
		7.
		Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.
	
	
	
	
	 
	8
	
	
	2
	
	 
	6
	
	
	4
	
	
	1
	
	
	
		8.
		O cromo é um metal que apresenta célula cristalográfica unitária cúbica de corpo centrado - CCC, como mostrado na figura a seguir.
Sabendo-se que 1 átomo de cromo possui massa igual a 8,84 . 10-26 kg determine a massa específica deste elemento.
OBS.: Considere que a massa específica do cromo pode ser obtida pela razão entre a massa dos átomos deste elemento contidos na célula CCC e o volume da mesma célula.
	
	
	
	
	
	
	1.800 Kg/m3
	
	
	3.600 Kg/m3
	
	
	14.400 Kg/m3
	
	 
	900 Kg/m3
	
	 
	7.200 Kg/m3
	
		1.
		O que é limite de escoamento?
	
	
	
	
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	
	 
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	
	 
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
	
	
	
		2.
		O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
	
	
	
	
	
	Transversal e diagonal na região elástica.
	
	 
	Diagonal e longitudinal na região elástica.
	
	 
	Transversal e longitudinal na região elástica.
	
	
	Transversal e longitudinal na região plástica.
	
	
	Diagonal e longitudinal na região plástica.
	
	
	
		3.
		A ordem cristalina a nível atômico pode ser observada em diversos materiais, até mesmo naqueles que são predominantemente amorfos, como os polímeros, podemos  obter através de tratamentos físico-químicos adequados, pequenos nichos de cristalinidade.
Ao se observar a estrutura cristalina de dois polímeros, A e B, constata-se que os átomos de apresentam-se ordenados em alguns volumes do material, enquanto na observação de B, todo o material encontra-se desordenando.
Considerando o contexto anteriormente exposto, assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	
	 
	O material "A" apresenta não padrão cristalino em sua microestrura, assim como B.
	
	
	O material "A" apresenta não padrão amorfo em sua microestrura, assim como B.
	
	
	Tanto o material A como o material B não estão associados aos conceitos de cristalinidade.
	
	
	O material "B" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto A é amorfo.
	
	 
	O material "A" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto B é amorfo.
	
	
	
		4.
		As tensões podem ser oriundas de esforços mecânicos e indicam o nível de solicitação dos componentes quando estão em operação. Nesse sentido, tensão normal atuante em uma peça pode ser oriunda de
	
	
	
	
	
	esforços trativos perpendiculares à secção transversal da peça, apenas
	
	
	esforços cortantes
	
	
	momento torçor
	
	
	momento fletor e momento torçor
	
	 
	esforços trativos ou compressivos perpendiculares à secção transversal da peça
	
	
	
		5.
		No projeto de um prédio, vários itens devem ser considerados para o dimensionamento adequado da estrutura. Em particular, esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, devemos atentar para que efeito principal?
	
	
	
	
	 
	Flambagem
	
	
	Tensão
	
	 
	Cisalhamento
	
	
	Compressão
	
	
	Flexão
	
	
	
		6.
		Nos ensaios de tração realizados com metais em níveis de tensão relativamente baixos, a tensão se mantém proporcional a deformação durante uma parte do ensaio, estabelecendo a relação linear =E, onde E é denominado módulo de elasticidade ou módulo de Young. A deformação que ocorre sob o regime de proporcionalidade entre =E, é denominado de deformação elástica; sob este regime de deformação, as dimensões do corpo se recuperam quando a tensão cessa.
O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica.
Considerando o ensaio anteriormente mencionado e que desejamos especificar para um projeto um material cujo principal requisito é a sua recuperação às dimensões originais, assinale, baseado na tabela a seguir, o material mais indicado e o menos indicado respectivamente.
 
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	 Alumínio
	69
	Magnésio
	 45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
           
	
	
	
	
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	
	
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	
	 
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	
	
	
		7.
		A Lei de Hooke estabelece que a deformação sofrida por um corpo é proporcional à tensão aplicada. A respeito desta lei, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Não há restrições quanto aos regimes elástico ou plástico
	
	
	Sua validade está restrita aos materiais metálicos
	
	
	É uma lei com comportamento não-linear
	
	 
	Sua validade está condicionada ao regime elástico
	
	
	Sua validade está condicionada ao regime plástico
	
	
	
		8.
		Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das
pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EM TODA A SUA ESTRUTURA.
	
	
	
	
	 
	Aço.
	
	 
	Água.
	
	
	Borracha.
	
	
	Madeira.
	
	
	Poliestireno.
	
	
	
		1.
		A utilização das ligas Eutéticas têm uma relevante importância para a indústria de eletrônicos. Podemos exemplificar, a utilização de solda branca proveniente da composição entre determinados elementos que formam a sua liga. Outra característica importante, trata da velocidade em que a solda muda de estado físico (da fase líquida e se transforma em fase sólida), conforme a finalidade de aplicação poderá ser considerada uma desvantagem. Assinale a alternativa correta sobre os elementos da liga:
	
	
	
	
	 
	A liga é constituída na composição com a maior presença de Pb-Sn
	
	
	A mudança de estado físico não ocorre neste tipo de solda
	
	
	A liga somente tem na composição o Sn
	
	
	Na solda branca não é uma liga característica do sistema binário
	
	
	Na solda branca não existe elemento de formação da liga
	
	
	
		2.
		Em qual solução os átomos em maior quantidade são chamados de átomos ¿solvente¿, enquanto os átomos ¿soluto¿ são aqueles que são dissolvidos?
	
	
	
	
	
	soluções únicas
	
	
	soluções restritas
	
	 
	soluções exatas
	
	
	soluções duras
	
	 
	soluções sólidas
	
	
	
		3.
		Ao sofrer resfriamento os materiais apresentam solidificação em pequenos volumes separados, que crescem e originam um todo solidificado. Estas pequenas partes são denominadas de grãos e seu processo de formação envolve as etapas de nucleação e crescimento. Ao sofrer deformação, os grãos que compõem o material se apresentam alongados.
Com relação a figura a seguir, que pertencem ao mesmo aço, identifique a proposição CORRETA.
 
	
	
	
	
	
	Provavelmente o aço A possui resistência mecânica inferior ao aço B.
	
	
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui tamanho de grão inferior ao aço mostrado em A.
	
	 
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui a mesma densidade superficial de contornos de grão (comprimento de contorno de grão por área) que o ao aço mostrado em A.
	
	 
	Provavelmente o aço B possui resistência mecânica inferior ao aço A.
	
	
	As duas micrografias revelam aços com o mesmo grau de resistência mecânica.
	
	
	
		4.
		Nos Sistemas Binários a transformação imediata de fase líquida em fase sólida é denominada de:
	
	
	
	
	
	Reação Polóide
	
	
	Reação Mista
	
	 
	Reação Eutética
	
	
	Reação de Equilíbrio
	
	
	Reação Sintética
	
	
	
		5.
		A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos. Qual o nome deste limite?
	
	
	
	
	 
	limite tolerante
	
	
	limite fásico
	
	 
	limite de solubilidade
	
	
	limite de Van Loon
	
	
	limite de saturação
	
	
	
		6.
		Com uma temperatura diminuindo continuamente, temos núcleos que crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de:
	
	
	
	
	
	Átomos
	
	 
	Gelo
	
	 
	Grãos
	
	
	Solvente
	
	
	Moléculas
	
	
	
		7.
		Qual sistema corresponde aos dois componentes formando uma única solução sólida em qualquer composição, ou seja, há solubilidade total em qualquer proporção de soluto?
	
	
	
	
	 
	sistema binário isomorfo
	
	 
	sistema binário único
	
	
	sistema binário do déficit
	
	
	sistema binário eutetóide
	
	
	sistema binário eutético
	
	
	
		8.
		O desenvolvimento da microestrutura em ligas ferro-carbono é uma função da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 
 
 
 
	
	
	
	
	
	A perlita consiste em uma mistura de ferrita e cementita.
	
	
	A liga corresponde a uma liga de composição eutetóide.
	
	 
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
	
	
	A microestrura originada é denominada.
	
	
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de austenita e abaixo, tem-se perlita.
	
	
	
		1.
		A realização do Tratamento Térmico que possibilita a redução do risco de empenamento das peças devido a obtenção da martensita em uma das fases é considerado extremamente importantes e indicado para os materiais de aço liga. Qual o nome deste tratamento ?
	
	
	
	
	 
	Martêmpera
	
	
	Encruamento
	
	 
	Cristalização do Grão
	
	
	Normalização
	
	
	Tempera
	
	
	
		2.
		Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?
	
	
	
	
	
	Austenita com dureza proporcional a Perlita
	
	 
	Martensita com dureza superior da Perlita
	
	 
	Martensita com dureza inferior da Perlita
	
	
	Perlita com dureza superior a Austenita
	
	
	Martensita com dureza igual a Austenita
	
	
	
		3.
		Assinale a alternativa correspondente aos objetivos dos tratamentos térmicos de materiais.
	
	
	
	
	 
	Remoção das tensões externas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	Remoção das tensões internas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	 
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; aumento da resistência a corrosão.
	
	
	Remoção das tensões externas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	
		4.
		Sobre o diagrama de transformação isotérmica é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	A velocidade de resfriamento determina o tipo de microestrutura inicial da peça.
	
	
	É obtido pelo processo de descarbonetação dos aços.
	
	 
	É obtido pelo resfriamento da austenita a temperaturas constantes e sua transformação determinada ao longo do tempo.
	
	
	Quanto maior o tempo menor a segurança da completa dissolução e do tamanho dos grãos.
	
	
	O tempo independe das dimensões da peça e da microestrutura desejada.
	
	
	
		5.
		O Tratamento Térmico viabiliza que uma peça seja tratada dentro de especificação técnica e a obtenção de propriedades importantes devido as microestruturas presentes na composição. UM material passando pelas curvas de início e fim de transformação, terá como produto final o microconstituinte:
	
	
	
	
	 
	Perlita
	
	
	Gipsita
	
	 
	Austenita
	
	
	Sílica
	
	
	Marquensita
	
	
	
		6.
		Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades
de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
	
	
	
	
	 
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	 
	Remoção de tensões.
	
	
	Diminuição da espessura.
	
	
	Alteração da cor do aço.
	
	
	Diminuição do volume.
	
	
	
		7.
		Observa-se que aços com alto teor de carbono possuem muita cementita e o recozimento não é suficiente para diminuir a sua dureza. Por este motivo, faz-e necessário a realização de um tratamento que transforma a cementita em pequenas esferas, diminuindo a dureza do aço. Qual o nome deste Tratamento Térmico ?
	
	
	
	
	
	Recrsitalização
	
	 
	Encruamento
	
	 
	Esferoidização
	
	
	Revenimento
	
	
	Martêmpera
	
	
	
		8.
		Para que servem os tratamentos térmicos de materiais?
	
	
	
	
	 
	Alterar as microestruturas e como consequência, aumentar as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	Alterar as microestruturas e como consequência, reduzir as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	 
	Alterar as microestruturas e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	Alterar o tamanho dos grãos e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	Alterar as microestruturas e a ductibilidade dos materiais.
	
	
		1.
		No procsso industrial das ligas de aço e ferro fundido obtém-se também a "gusa", que pode ser considerado como uma liga de ferro e carbono, obtido da queima em alto forno dos outros componentes. Nessa linha de produção da gusa são verificadas algumas impurezas presente no material. Assinale a opção correta que descreve as impurezas citadas:
	
	
	
	
	 
	Fósforo, Água e Manganês
	
	 
	Silício, Enxofre, Fósforo e Manganês
	
	
	Enxofre, Polímero e Manganês
	
	
	Fósforo, Cálcio e Manganês
	
	
	Silício, Carbono e Enxofre
	
	
	
		2.
		Qual das seguintes microestruturas presentes em uma liga de aço é resultado de uma transformação alotrópica da austenita quando resfriada?
	
	
	
	
	 
	Perlita fina
	
	
	Perlita grosseira
	
	
	Cementita globulizada
	
	
	Bainita
	
	 
	Martensita
	
	
	
		3.
		Assinale a alternativa que corresponde à nomenclatura do material conforme norma ABNT, para um aço 1045
	
	
	
	
	 
	Aço ao carbono com 4,5% de carbono.
	
	 
	Aço ao carbono com 0,45% de carbono.
	
	
	Ferro com carbono tendo no máximo 45% de ferro.
	
	
	Ferro fundido com 45% de carbono.
	
	
	Aço ao caborno com 45% de carbono.
	
	
	
		4.
		Qual o nome dado ao processo quando ocorre um conjunto de várias unidades de repetição, denominados monômeros, cuja reação irá gerar uma cadeia definida nesta estrutura molecular ?
	
	
	
	
	 
	Hibridização
	
	
	Crosslink
	
	
	Revenimento
	
	
	Cristalização
	
	 
	Polimerização
	
	
	
		5.
		Para se observar a natureza das muitas propriedades sensíveis à microestrutura dos materiais de engenharia, precisaremos estudar como a microestrutura é desenvolvida, ou seja, que microestrutura deverá existir em determinada temperatura para determinada composição do material. Para tanto, utilizamos os diagramas de transformação de fases e tratamentos térmicos.
Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
	
	
	
	
	
	Todas as linhas pontilhadas indicam tratamentos que resultaram na mesma microestrutura, pois o estagio final de todos está associado ao material sólido.
	
	
	700oC corresponde a temperatura inicial de todas as possibilidades de tratamento térmico.
	
	 
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos com etapas isotérmicas.
	
	 
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos contínuos.
	
	
	O diagrama revela possibilidades típicas e exclusivas de ligas Fe-C.
	
	
	
		6.
		O aço é uma liga de ferro e carbono em proporções definidas, originando diversas possibilidades de materiais com propriedades mecânicas mais adequadas a construção de estruturas que o ferro puro. Com relação ao ferro, ferro fundido e aço, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
	
	
	
	
	
	O Fe é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotrópicas.
	
	 
	O ferro sem elementos de liga sofre oxidação.
	
	
	O ferro é encontrado na natureza geralmente sob a forma de óxidos nos minérios de ferro dos quais é extraído.
	
	
	Para retirar as impurezas, o minério de ferro é lavado, partido em pedaços menores e, em seguida, levados para a usina siderúrgica.
	
	 
	O aço e o ferro fundido apresentam a mesma composição química, variando apenas as fases alotrópicas.
	
	
	
		7.
		O enxofre é uma das impurezas mais prejudiciais as ligas de aço e ferro fundido, que se presente na composição de 2% à 3% torna o material:
	
	
	
	
	 
	menos resistência a forjabilidade
	
	
	todas as opções estão corretas
	
	
	aumenta a resistência
	
	
	não pode ser absorvido da composição
	
	
	não deixa o aço quebradiço
	
	
	
		8.
		É muito comum aqueles que não estudaram Ciência dos Materiais confundirem aço e ferro fundido, pois ambos são muito parecidos fisicamente aos olhos do leigo; porém, o aço, possui teor de carbono entre 0,008% a 2,11% e o ferro fundido possui teor de carbono entre 2,11% e 6,7%. Com relação às ligas de Fe-C, PODEMOS afirmar:
	
	
	
	
	
	O minério de ferro sempre é retirado do subsolo, não sendo encontrado na superfície da crosta terrestre.
	
	
	Tanto o ferro como o aço utilizam processo eletrolítico em sua produção.
	
	 
	Os minérios de ferro são encontrados na natureza sob a forma de óxidos, dos quais são extraídos em processo que envolve a utilização de altos fornos.
	
	
	Entre os principais minérios de ferro encontramos a hematita, a magnetita e a bauxita.
	
	
	O ferro se manifesta na natureza através de uma única forma alotrópica.
	
	
	
		1.
		O objetivo fundamental da têmpera é obter uma estrutura martensítica, que consiste no aquecimento acima da zona crítica e no resfriamento rápido. Seu objetivo em geral é:
	
	
	
	
	 
	Aumentar dureza, resistência a tração, compressão e limite de escoamento
	
	
	Aumentar resiliência, alongamento e estricção.
	
	
	Aumentar elasticidade, ductibilidade e densidade
	
	
	Reduzir limite de escoamento.
	
	
	Reduzir dureza, resistência a tração e compressão.
	
	
	
		2.
		O tratamento térmico que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio, ou atingir a microestrutura e as propriedades desejadas, composto de três estágios: recuperação, recristalização e crescimento de grão é o:
	
	
	
	
	 
	Recozimento
	
	 
	Normalização
	
	
	Martêmpera
	
	
	Revenimento
	
	
	Têmpera
	
	
	
		3.
		Atualmente, consideram-se aços aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%. As propriedades destas ligas podem ser modificadas através da adição de elementos de liga, que podem aumentar a resistência mecânica dos aços, a resistência à corrosão, a estabilidade microestrutural a altas temperaturas, entre outras características. Entre os elementos abaixo e suas atuações como elementos de liga, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	
	O S e P são elementos que fragilizam o aço.
O Mn e Si são considerados ¿calmantes¿ dos aços.
	
	
	Alguns elementos de liga atuam como estabilizadores da austenita e ferrita.
	
	 
	A Ag, embora seja um elemento nobre e portanto caro, é comumente utilizada para aumentar a resistência do aço.
	
	
	
		4.
		Para realizar a proteção das instalações da casa de máquinas de um parque aquático, deseja-se construir uma grade de aço, que será pintada de branco posteriormente, e que tem como objetivo manter as crianças que frequentam o parque distantes. Tendo em mente que o parque encontra-se deficitário, que há um esforço para se reduzir os custos e que não há maiores exigências estruturais ou físico-químicas associadas a esta aplicação, determine o aço MAIS ADEQUADO a ser utilizado.
	
	
	
	
	
	Aço ferrítico.
	
	 
	Aço carbono.
	
	
	Aço martensítico.
	
	
	Aço austenítico.
	
	
	Aços PH.
	
	
	
		5.
		Dos meios de resfriamento a seguir que podem ser usados no tratamento térmico de têmpera, o que tem mais chance de gerar martensita no centro de uma peça de aço é
	
	
	
	
	 
	água
	
	
	óleo
	
	
	ar
	
	
	vácuo
	
	 
	salmoura
	
	
	
		6.
		Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento:
	
	
	
	
	 
	aumenta a irregularidade do grão
	
	 
	maior o tamanho do grão
	
	
	maior a dureza do grão
	
	
	menor a dureza do grão
	
	
	menor o tamanho do grão
	
	
	
		7.
		Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura "SAE 10XX" para aços carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão.
Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	
	O aço SAE 1020 possui 8,00% de C.
	
	
	O aço SAE 1080 possui 0,20% de C.
	
	 
	O aço SAE 1020 possui 0,02% de C.
	
	
	O aço SAE 1020 possui 2,00% de C.
	
	 
	O aço SAE 1020 possui 0,20% de C.
	
	
	
		8.
		Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
	
	
	
	
	 
	Aço martensítico.
	
	
	Aços Ph.
	
	
	Aço carbono simples.
	
	 
	Aço austenítico.
	
	
	Aço ferrítico.
	
		1.
		Uma das principais preocupações de um engenheiro projetista é com o isolamento de materiais com relação às substâncias que o corroem, provocando a perda de massa e, consequentemente, a perda das propriedades mecânicas, ocasionando a fratura da estrutura metálica. Com relação ao fenômeno da corrosão, identifique o item INCORRETO.
	
	
	
	
	 
	Na corrosão microbiológica, há a presença de microorganismos que atacam o metal ou a camada passivadora que o protege.
	
	
	O eletrólito é um fluido condutor que promove a corrente elétrica entre o anodo e catodo.
	
	 
	A corrosão pode ocorrer de diversas formas, coma a uniforme, a localizada e a subcrítica.
	
	
	Identifica-se como área anódica aquela na qual ocorrem as reações de oxidação do metal.
	
	
	As reações de redução ocorrem na área denominada de catódica.
	
	
	
		2.
		Qual alternativa abaixo representa um processo normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes, que envolve duas etapas: formação de trinca e propagação?
	
	
	
	
	 
	corrosão
	
	
	convergência
	
	
	Fadiga
	
	 
	fratura
	
	
	Fluência
	
	
	
		3.
		A deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. É conceito de:
	
	
	
	
	 
	Fluência
	
	
	Têmpera
	
	
	Fratura
	
	 
	Corrosão
	
	
	Fadiga
	
	
	
		4.
		Alguns aços resistentes à corrosão são suscetíveis à precipitação de carbonetos ao longo dos contornos de grãos, quando aquecidos em uma determinada faixa de temperaturas, entre 400 e 900 °C. Esse fenômeno pode provocar
	
	
	
	
	
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	 
	um tipo de corrosão localizada, causada pela ação de íons negativos de cloro, denominada corrosão por pites, ocorrendo somente nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
	
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis ferríticos.
	
	 
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
	
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	
	
		5.
		De forma geral, o processo de fratura,normalmente, tem um contexto amplo quanto à sua ocorrência e pode gerar grandes acidentes. O mesmo envolve duas etapas principiais que são a formação de trinca e propagação. Ao tratar-se de uma material Frágil, podemos considerar que o fator Trinca apresentará a característica de:
	
	
	
	
	
	Aplicar-se somente ao material dúctil
	
	 
	Não ocorre o processo de trinca
	
	 
	Ser instável por se propagar mesmo sem aumento da tensão aplicada
	
	
	Ocorrer a deformação substancialmente antes de fraturar
	
	
	Desenvolver-se lentamente à medida que a trinca propaga
	
	
	
		6.
		O processo de fratura é normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes. Envolve duas etapas: formação de trinca e propagação. Quando o material se deforma pouco antes de fraturar e o processo de propagação de trinca pode ser muito veloz, dizemos que o tipo de fratura é:
	
	
	
	
	 
	terciária
	
	 
	frágil
	
	
	dúctil
	
	
	por corrosão
	
	
	eletroquímica
	
	
	
		7.
		O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	
	
	Apresentam facilidade de conformação e soldagem.
	
	
	A microestrutura geralmente é composta de perlita e ferrita.
	
	 
	Apresentam baixa dureza e alta ductilidade.
	
	
	As propriedade mecânicas dos aços carbono deterioram-se a baixas temperaturas.
	
	 
	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	
	
	
		8.
		Corrosão é o fenômeno segundo o qual os metais tendem, sob a ação de agentes atmosféricos ou de agentes químicos, a voltar ao seu estado de primitivo, sofrendo, assim, processos de oxidação e redução. O fenômeno químico (oxidação/redução) é invariavelmente acompanhado da descaracterização dimensional da peça em questão, comprometendo o todo estrutural.
Com relação ao fenômeno da corrosão, NÃO podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Eletrólito: é o fluido condutor que transporta a corrente elétrica do anodo ao catodo.
	
	
	Área catódica: é a parte da peça em questão onde ocorrerão reações de redução.
	
	 
	Reduções/oxidações: representam a sequencia de reações químicas que, embora gerem outros elementos, não provocam variação volumétrica na peça em questão.
Área anódica: é a parte da peça em questão onde ocorrerão reações de oxidação do metal.
	
	
	Circuito metálico: é o meio que estabelece a ligação entre o anodo e o catodo.
	
	
	
		1.
		Diversas vezes, um material se rompe mesmo quando submetido a valores de tensão abaixo do limite de resistência a fratura. Isto ocorre quando a tensão presente é constante e o material encontra-se a temperaturas acima da temperatura ambiente, sendo o fenômeno denominado de fluência. Com relação a este fenômeno, PODEMOS afirmar que:
	
	
	
	
	 
	A fratura por fluência é comumente encontrada em turbinas de jatos e geradores a vapor.
	
	
	Nas três fases que caracterizam a fratura por fluência, a taxa de crescimento da deformação é constante.
	
	
	A fratura por fluência pode ser estudado teoricamente como constituída de três fases, sendo que na segunda, a taxa de crescimento da deformação é crescente.
	
	 
	Em projetos de estruturas metálicas, deve-se dar especial atenção a temperatura que corresponde a 60% da temperatura de fusão quando nos referirmos ao fenômeno da fluência.
	
	
	A fratura por fluência se manifesta somente se o esforço ao qual o material estiver submetido for cíclico.
	
	
	
		2.
		A corrosão pode ser classificada de acordo com a origem como um fenômeno eletroquímico, químico ou mesmo microbiológico. Com relação a esta classificação, identifique a opção CORRETA.
	
	
	
	
	
	Na corrosão química, os microorganismos presentes na água e no ar promovem as diversas reações químicas baseado nas quais este tipo de corrosão é classificado.
	
	 
	Na corrosão eletrolítica, os eletrólitos são responsáveis pela degradação do material, não havendo a presença de corrente elétrica.
	
	 
	Na corrosão química, o meio não é iônico e a corrosão se dá em material metálico/não metálico a temperaturas elevadas por gases ou vapores.
	
	
	Na reação eletrolítica, a corrente elétrica se desenvolve através do meio gasoso que envolve o material em questão.
	
	
	Na corrosão microbiológica, a presença de microorganismos inibe o processo de corrosão já em andamento.
	
	
	
		3.
		Durante a fabricação do aço, é possível tanto o controle do teor de carbono, originando aços de baixo, médio e alto teores de carbono, como também o acréscimo de elementos de liga, como o Mn, Cr, As entre outros, que conferem propriedades especiais aos aços, porém encarecendo-os.
Considerando um aço de médio carbono, identifique entre os itens seguintes aquele que  NÃO está associado a este tipo de aço.
	
	
	
	
	
	Apresentam a melhor combinação entre tenacidade, ductilidade, resistência mecânica e dureza.
	
	 
	Constituem a classe de aços mais utilizada, oferecendo aplicações na fabricação de rodas e equipamentos ferroviários.
	
	
	Possuem teor de carbono entre 0,35% e 0,60%.
	
	
	Apresentam boa temperabilidade em água.
	
	 
	Possuem como constituinte predominante em sua microestrutura a martensita.
	
	
	
		4.
		A "fratura por fadiga" ocorre quando submetemos os materiais a esforços abaixo do limite de resistência do material, em regime cíclico ao logo de um grande período de tempo. Com relação a este tipo de fratura, PODEMOS afirmar:
	
	
	
	
	 
	A maior parte das trincas que iniciam o processo de falha se origina no interior do material.
	
	 
	Através do tratamento superficial para a criação de tensões compressivas, diminui-se a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	Através do polimento superficial, não alteramos a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	A carbonetação é um tratamento superficial que confere menor dureza superficial ao aço e que pode ser utilizado para diminuir a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	Quanto maior o valor médio da tensão aplicada ao componente, maior é a vida útil do mesmo.
	
	
	
		5.
		A corrosão sob tensão é um fenômeno de corrosão localizada nos materiais por efeito do ambiente e da tensão mecânica de tração. A este respeito assinale a opção incorreta.
	
	
	
	
	
	A corrosão se manifesta como trincas que reduzem a resistência mecânica do material.
	
	 
	A corrosão sob tensão só pode ocorrer com tensões bem superiores ao limite de escoamento do material metálico.
	
	
	Nos metais, através da análise estrutural, foram identificadas ramificações das trincas até mesmo nos contornos dos grãos.
	
	 
	No caso dos materiais metálicos ocorrem trincas finas e profundas de corrosão, mesmo que o material seja bastante resistente à corrosão uniforme, como os aços inoxidáveis.
	
	
	As tensões que induzem à corrosão sob tensão podem ser causadas tanto pelas tensões aplicadas externamente como pelas tensões residuais.
	
	
	
		6.
		O conceito para um determinado material que descreve sobre: " É a deformação plástica que ocorre em materiais sujeitos as tensões constantes e temperaturas elevadas", está correto na alternativa:
	
	
	
	
	
	Fadiga
	
	 
	Dúctil
	
	 
	Fluência
	
	
	Corrosão
	
	
	Frágil
	
	
	
		7.
		Em relação as seguintes afirmações feitas sobre os materiais metálicos: I) Os aços inoxidáveis são ligas que apresentam grande resistência a corrosão em uma grande variedade de ambientes; II) As propriedades anti-corrosivas dos aços inox são melhoradas com a adição de elementos de liga, o que também eleva o custo do material; III) As ligas leves além de apresentar elevada resistência a corrosão em diversos ambientes agressivos, também apresentam boa resistência mecânica específica, IV) Os aços ferramentas são ¿ligas de alto carbono¿ com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e elevada ductilidade.
	
	
	
	
	
	Apenas I, III e IV estão corretas
	
	 
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	
	
	
		8.
		Uma das formas de se alcançarem as propriedades necessárias a um aço para que o mesmo possa ser utilizado em uma aplicação específica, como por exemplo alta resistência a corrosão, é o acréscimo de elementos de liga, como o Cr, Ni, V, Mo, W, Co e Cu. Com relação a atuação destes elementos, não podemos afirma que:
	
	
	
	
	 
	Podem alterar a resistência e a dureza das ligas.
	
	
	Podem conferir propriedades especiais como a estabilidade a baixas e médias temperaturas.
	
	
	Deslocam as curvas TTT para a direita.
	
	 
	Não alteram o tamanho de grão.
	
	
	Podem modificar as propriedades elétrica e magnéticas.
	
		1.
		O Alumínio ocupa relevante importância nos utensílios utilizados naws cozinha domésticas, por ser um metal leve, de fácil conformação, não é tóxico (como metal), não provador de faíscas e de excelente aspecto estético. Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	É geralmente um metal maleável e muito dúctil.
	
	
	Possui alta resistência à corrosão.
	
	 
	O Alumínio possui excelente laminação, sendo considerado comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza e uma boa fusibilidade.
	
	
	O Alumínio é um material pouco tenaz que encrua-se sob trabalhos mecânicos a quente.
	
	 
	Pode ser utilizado em temperaturas superiores a 750oC, que a forma do recipiente será mantida.
	
	
	
		2.
		Os tratamentos térmicos basicamente consistem em aquecer o metal a uma determinada temperatura, mantê-lo nesta temperatura durante um certo tempo e resfriá-lo a uma taxa apropriada. Este procedimento tem como objetivo alterar a
microestrutura do metal, alterando em consequência, suas propriedades mecânicas e tornando-as adequadas a uma determinada finalidade. Por exemplo, se desejarmos obter um aço mais duro, porém mais frágil, poderemos pensar, de forma simplificada, em aquecimento e resfriamento rápido.
Com relação aos tratamentos térmicos, não podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	A temperatura de aquecimento não influencia no tamanho de grão.
	
	 
	O tempo de permanência na temperatura de aquecimento (encharque) influencia no tamanho de grão.
	
	
	Quanto mais alta a temperatura de aquecimento, maior é o tamanho de grão.
	
	
	A temperatura de aquecimento geralmente é superior a zona crítica.
	
	
	Quanto mais rápido for o resfriamento, menor o tamanho de grão.
	
	
	
		3.
		"Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido." Esta afirmação diz respeito a qual material abaixo?
	
	
	
	
	 
	Alumínio
	
	
	granito
	
	
	brita
	
	
	mármore
	
	
	calcário
	
	
	
		4.
		O recozimento pleno tem como objetivo principal:
	
	
	
	
	
	diminuir a usinabilidade
	
	 
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	 
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	
	
	aumentar a resistência à tração
	
	
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
	
	
	
		5.
		Quanto ao alumínio, assinale a alternativa abaixo que NÃO está relacionada as suas características:
	
	
	
	
	 
	Cria faíscas quando exposto a atrito.
	
	
	macio, porém resistente
	
	
	é um metal leve (2,7 kgf/dm³)
	
	
	de aspecto cinza prateado e fosco
	
	
	não é tóxico (como metal)
	
	
	
		6.
		O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre; sobre ele é correto dizer:
	
	
	
	
	 
	Resistente, não é toxico, maleável e baixa ductibilidade.
	
	
	Resistente, não é toxico, pouco maleável e muito dúctil.
	
	 
	Resistente, não é toxico, maleável e muito dúctil.
	
	
	Baixa resistência, não é toxico, maleável e muito dúctil.
	
	
	Resistente, toxico, maleável e baixa ductibilidade.
	
	
	
		7.
		Com relação ao alumínio e ao cobre, assinale a opção incorreta.
	
	
	
	
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
	
	 
	Na obtenção do cobre a partir da calcosita e da calcopirita, que são os minerais sulfurados, é preciso eliminar o enxofre através do processo de ustulação.
	
	
	Os EUA e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério do mundo, localizada na região amazônica.
	
	
	O cobre é um metal de aparência avermelhada e ponto de fusão de 1083°C.
	
	 
	O cobre é obtido da natureza em seu estado nativo (in natura) ou a partir de minérios. Possui estrutura cristalina CCC.
	
	
	
		8.
		O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
	
	
	
	
	
	promover a esferadização da cementita
	
	 
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	
	aumentar a resistência tração
	
	 
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
	
	
	evitar as trincas de têmpera
	
		1.
		É comum após um tratamento térmico, a necessidade de realização de outro tratamento térmico, este, por sua vez, como o intuito de corrigir aspectos que foram severamente acrescentados pelo primeiro. No caso da têmpera, há um outro tratamento térmico aplicado posteriormente para promover, entre outras características, uma microestrutura um pouco mais livre de tensões decorrentes do rápido resfriamento.
Este tratamento é denominado:
	
	
	
	
	 
	Martêmpera.
	
	
	Recozimento.
	
	
	Austêmpera.
	
	 
	Revenido.
	
	
	Normalização.
	
	
	
		2.
		Deseja-se produzir uma peça metálica em que necessite de uma elevada resistência a corrosão, porém deve apresentar uma baixa densidade. O custo dessa peça não é um fator importante, visto que é uma aplicação muito avançada. Dos materiais apresentados abaixo, qual das opções seria a mais indicada?
	
	
	
	
	
	Liga de tungstênio
	
	 
	Aço baixo carbono
	
	
	Aço inox
	
	 
	Liga de alumínio
	
	
	Aço ferramenta
	
	
	
		3.
		As ligas de cobre possuem ampla utilização na construção civil no que se refere a instalações elétricas.; podem ser obtidas através da ligação pdo cobre com odiversos elementos.
Com relação às denominações do cobre ligado, NÂO está correto:
 
	
	
	
	
	
	A liga cobre + zinco + níquel é denominada de alpacas.
	
	 
	A liga cobre + zinco é denominada de latão.
	
	 
	A liga cobre + alumínio é denominada de duralumínio.
	
	
	A liga cobre + níquel é denominada de cuproníquel.
	
	
	A liga cobre + estanho é denominada de bronze.
	
	
	
		4.
		O engenheiro muitas vezes é chamado a participar de perícias nas quais deverá manifestar suas opiniões embasando-as tecnicamente. Com relação ao fenômeno da corrosão, uma vez identificada a ocorrência deste fenômeno, devem-se geralmente estudar e investigar as seguintes características, com EXCEÇÃO de:
	
	
	
	
	
	Levantamento de hipóteses das prováveis causas
	
	 
	A morfologia da área ou volume corroído.
	
	
	A extensão da área ou volume do material que sofreu corrosão.
	
	
	O seu tipo de corrosão.
	
	 
	O procedimento técnico do operador do componente corroído.
	
	
	
		5.
		Tratamentos termoquímicos são processos que visam principalmente a modificação das características superficiais, geralmente aumentando-se a dureza superficial e a resistência ao desgaste e deixando-se o núcleo da peça feita com o material em questão dúctil. Este procedimento consiste através na difusão de elementos na rede cristalina metal mediante o contato do metal com elementos específicos a altas temperaturas (entre 500oC  a 1000ºC).
Entre os processos termoquímicos conhecidos, NÂO podemos citar.
	
	
	
	
	
	Boretação.
	
	 
	Carbonitretação.
	
	
	Cianetação.
	
	
	Nitretação.
	
	 
	Recozimento.
	
	
	
		6.
		O cobre é o metal mais antigo manipulado pelo homem e transformado em utensílios úteis. Estima-se que as primeiras ferramentas tenham sido feitas por volta de 7.000 A.D na região entre os rios Tigres e Eufrates. Apesar da sua antiguidade, o Cobre encontrou lugar na metalurgia moderna, sendo ligado a vários outros elementos. A liga Cobre¿Zircônio (Cu-Zr) é um exemplo desta versatilidade.
Com relação as características desta importante liga, NÂO podemos citar:
 
	
	
	
	
	 
	Na construção elétrica, este tipo de cobre ligado é usado na fabricação de lamelas de comutadores sujeitas a solicitações severas, enrolamentos de motores elétricos severamente solicitados, bases de diodos, chaves comutadoras e eletrodos para soldagem elétrica.
	
	
	Esta liga possui propriedades semelhantes às do Cu-Cr, porém níveis de resistência mecânica mais elevados, particularmente no que diz respeito à resistência ao amolecimento e à fluência.
	
	
	Nesta liga, a solubilização é realizada em temperaturas da ordem de 900 a 980ºC e, após resfriamento rápido, o envelhecimento é realizado em temperaturas de 400 a 450ºC, em tempos de 1 a 2 horas.
	
	 
	- O tratamento térmico não aumenta a condutividade elétrica do Cu-As que, neste caso, pode ser utilizado sem preocupação em instalações elétricas.
	
	
	O limite de solubilidade do zircônio no cobre chega a 0,24%, sendo possível a aplicação do tratamento térmico
de solubilização e envelhecimento, que proporciona o chamado endurecimento por precipitação.
	
	
	
		7.
		Ao analisar um componente que tenha sofrido fratura, é importante identificarmos se mesma se desenvolveu através de um mecanismo dúctil ou frágil. Com relação a estes dois mecanismos, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	Na fratura dúctil, o processo de ruptura se desenvolve de forma relativamente lenta à medida que a trinca propaga.
	
	 
	Na fratura frágil, a partir de um certo ponto, a trinca é dita estável porque se propagará somente com o aumento da tensão aplicada sobre o material.
	
	
	Na fratura dúctil, o material se deforma consideravelmente antes de fraturar.
	
	
	Na fratura frágil, o processo de propagação de trinca pode ser muito veloz, gerando situações catastróficas.
	
	
	Na fratura frágil, o material se deforma pouco antes de fraturar.
	
	
	
		8.
		Os Polímeros possuem características:
	
	
	
	
	 
	Possui baixo teor de carbono e silício.
	
	
	Alta resistência ao desgaste, baixo custo de produção.
	
	 
	Boa resistência a corrosão, baixa massa específica, boas características de isolamento térmico e elétrico.
	
	
	Alta resistência ao impacto.
	
	
	Facilidade de conformação a frio.
	
	
	
		1.
		Uma liga de cobre muito utilizada é o cobre prata tenaz, que é uma liga que contém de 0,02 a 0,12% de prata que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matéria-prima e possui uma estrutura homogênea já que, para esses teores, a prata permanece totalmente solubilizada no cobre.
Com relação as características do cobre prata tenaz, NÂO podemos citar:
	
	
	
	
	
	Esta liga de cobre possui resistência à fluência - em temperaturas relativamente elevadas - mais altas do que a maioria dos cobres de alta condutividade (90 a 100% IACS).
	
	 
	A presença da prata nestes teores afeta a condutividade elétrica e torna a liga de cobre um semicondutor.
	
	
	O cobre prata tenaz apresenta alta resistência ao amolecimento pelo aquecimento.
	
	 
	O cobre ligado a prata nos teores de 0,02 a 0,12% de prata mantém, em altas temperaturas, a resistência mecânica obtida pelo encruamento.
	
	
	O cobre ligado desta forma pode ser usado na construção mecânica, especificamente na fabricação de aletas de radiadores de automóveis e outros trocadores de calor.
	
	
	
		2.
		A principal diferença na realização dos tratamentos térmicos de Recozimento e Normalização é:
	
	
	
	
	
	O meio de aquecimento
	
	
	O tempo de resfriamento
	
	 
	O tempo de permanência na temperatura de Austenitização
	
	 
	O tempo de resfriamento e o Tamanho de grão
	
	
	Tamanho de grão
	
	
	
		3.
		A industria armamentista mundial utiliza o Latão 70-30 para fabricar cartuchos de munição. Esta liga é formada por 70% de Cobre e 30% de Zinco, apresenta em  sua microestrutura somente a fase alfa,  uma boa resistência mecânica e excelente capacidade de resistir a deformações a frio oriundas de processos de fabricação de embutimento, forjamento, etc.  Como a microestrutra deste material fica com os grãos encruados devido ao processo de fabricação a frio, causa o aparecimento de tensões residuais, que podem levar o material a falhar prematuramente.
Pra solucionar este problema, existe a necessidade de se tratar o material termicamente, de tal forma que os grãos sejam recristalizados, sem que as propriedades mecânicas especificadas sejam afetadas.
O gráfico apresentado a seguir representa as fases de tratamento térmico dessa liga em questão, sendo assim podemos concluir que:
	
	
	
	
	 
	Todas estão corretas
	
	
	Com relação ao tamanho de grão, podemos afirmar que o aumento da ductilidade diminui a resistência a tração;
	
	
	Em 300°, podemos afirmar que houve uma Recristalização, porém os grãos ainda permanecem encruados;
	
	
	Em 600° houve um elevado crescimento granular e conseqüente fragilização do material em serviço;
	
	 
	Em 300°, podemos afirmar que houve uma Recristalização, porém os grãos ainda permanecem O aumento do tamanho de grão ocasionou perda resistência a tração;
	
	
	
		4.
		O objetivo da cementação dos aços comuns é:
	
	
	
	
	
	diminuir a resistência à tração
	
	
	aumentar a tenacidade do núcleo
	
	 
	aumentar a resistência ao desgaste
	
	 
	aumentar o teor de carbono superficial
	
	
	diminuir a dureza superficial
	
	
	
		5.
		O cobre-telúrio, assim como o cobre-enxofre e o cobre-selênio (Cu-Se), combinam alta condutividade elétrica com boa usinabilidade. O telúrio, assim como o enxofre e o selênio, forma com o cobre compostos estáveis.
Com relação as características da liga Cu-Te, NÂO podemos citar:
 
	
	
	
	
	
	O telúrio fica disperso na matriz de cobre como partículas finamente dispersas.
	
	 
	A presença destas partículas facilita a usinagem do cobre, na medida em que as partículas dispersas de telureto de cobre (Cu2Te) na matriz de cobre favorecem a quebra do cavaco durante o corte do metal, reduzindo o atrito entre o cavaco e a ferramenta.
	
	
	Na construção elétrica, o Cu-Te é usado na fabricação de terminais de transformadores e de interruptores, contatos e conexões.
	
	
	A presença destas partículas não provoca aumento acentuado de dureza e nem a diminuição sensível da condutividade elétrica.
	
	 
	- O cobre é um metal de difícil usinagem e a adição de telúrio não altera sobremaneira esta característica.
	
	
	
		6.
		A falha por fadiga é característica de componentes submetidos a esforços variáveis no tempo e resulta em ocorrências de falhas mesmo quando são utilizadas tensões abaixo do limite de resistência do material.
Com relação a fratura por fadiga, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	É responsável por cerca de 90% de todas as falhas de metais
	
	
	A falha por fadiga é do tipo frágil, com pouca deformação plástica.
	
	 
	A falha por fadiga ocorre através da vagarosa e acentuada deformação plástica do material, até que o mesmo se rompa.
	
	
	A falha por fadiga afeta polímeros e cerâmicas.
	
	
	Ocorre subitamente e sem aviso prévio.
	
	
	
		7.
		A corrosão de componentes estruturais representa a causa de diversos acidentes com desmoronamento estrutural, ocasionando acidentes fatais. Este fenômeno recebe diversas denominações, dependendo da causa que o motiva e a forma como o mesmo se manifesta. Entre estas classificações, só NÃO podemos identificar:
	
	
	
	
	
	Corrosão eletroquímica
	
	
	Corrosão Eletrolítica
	
	 
	Corrosão Seletiva
	
	 
	Corrosão aço lítica
	
	
	Corrosão Galvânica
	
	
	
		8.
		Em relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações:
I) Os aços ferramentas são "ligas de alto carbono" com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e baixa ductilidade.
II) O latão e o bronze são nomes comerciais dados a alguns tipos de ligas de cobre.
III) As ligas leves apresentam propriedades superiores à maioria dos aços a um custo menor;
IV) Um dos principais motivos para utilização de ligas leves e sua elevada resistência mecânica específica (resistência/peso).
	
	
	
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	 
	Apenas II, III e IV estão corretas;
	
	
	Apenas III e IV estão corretas;
	
	 
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas I, II e III estão corretas;
	
	
	
		1.
		As ligas de Alumínio são muito utilizadas no mundo moderno, principalmente na indústria aeronáutica. Entre as ligas de maior interesse industrial,
podemos mencionar: o duralumínio (de Düren), formado por 93,2 a 95,5% de alumínio, 3,5 a 5,5% de cobre, 0,5% de manganês, 0,5 a 0,8% de magnésio e, em alguns tipos, silício; as ligas de alumínio e magnésio, graças à sua elevada resistência à corrosão e soldabilidade; e as ligas de alumínio e silício, devido à sua elevada resistência mecânica e peso reduzido, assim como na fabricação de componentes elétricos.
Entre os elementos utilizados para formação de liga, NÃO podemos citar:
	
	
	
	
	 
	Urânio
	
	 
	Silício
	
	
	Manganês
	
	
	Magnésio
	
	
	Cobre
	
	
	
		2.
		Sobre a aplicabilidade do alumínio no mercado podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	A elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção aumenta seu campo de aplicação.
	
	 
	A reduzida quantidade de energia necessária para sua obtenção aumenta de sobremaneira, seu campo de aplicação.
	
	
	O baixo custo para sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil, mas reduz a estabilidade do seu valor.
	
	 
	Sua leveza, condutividade elétrica e resistência a corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações.
	
	
	O baixo custo para sua reciclagem reduz o tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
	
	
	
		3.
		Um determinado material tem como características a excelente laminação, considerado um metal comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza, uma boa fusibilidade, além de pode ser reciclado. Apesar da matéria-prima principal ser de fácil extração, o processo de transformação exige muita energia. Assinale a opção correta que descreve o nome deste material considerado na classificação dos Não Ferrosos e a cite a sua matéria prima de origem, respectivamente ?
	
	
	
	
	
	Alumínio e Bainita
	
	
	Polímero e Xisto
	
	 
	Ferro e Ferrita
	
	 
	Alumínio e Bauxita
	
	
	Aço inxodável e Carbeto
	
	
	
		4.
		Quanto as características do alumínio, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas características:
	
	
	
	
	
	apresenta baixa dureza e uma boa fusibilidade
	
	
	É um material pouco tenaz que encrua-se sob trabalhos mecânicos a quente
	
	 
	é um metal considerado comercialmente puro com teores de 99,0%
	
	 
	O alumínio é o elemento metálico menos abundante da crosta terrestre.
	
	
	Com excelente laminação
	
	
	
		5.
		Quanto as ligas de alumínio, qual a alternativa abaixo está INCORRETA:
	
	
	
	
	 
	São sempre menos resistentes que o aço, não favorecendo ao projetista na análise da relação Peso-Resistência.
	
	
	Grande resistência à Corrosão
	
	
	Excelente condutibilidade Térmica e Elétrica
	
	
	Excelente maquinabilidade
	
	
	Resistência Mecânica variando de 9 a 70kgf/mm2
	
	
	
		6.
		A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita. Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície. Atualmente os maiores produtores mundiais de alumínio são:
	
	
	
	
	
	Estados Unidos e Inglaterra
	
	 
	Estados Unidos e Brasil
	
	
	Brasil e Argentina
	
	 
	Estados Unidos e o Canadá
	
	
	Canadá e Brasil
	
	
	
		7.
		Considerando-se o processo de austenitização dos Aços ao Carbono, associe:
I- Martensita          (    ) Resfriamento lento  ;                       
II- Bainita              (    ) Resfriamento rápido  ; 
III- Perlita             (    ) Resfriamento moderado    
                             (    ) Resfriamento ao ar
                             (    ) Resfriamento em água
                 
 
 
	
	
	
	
	
	II, I, II, III, I
	
	
	II, I, III, II, I
	
	 
	III, II, II, III, I
	
	 
	III, I, II, II, I
	
	
	III, II, III, III, II
	
	
	
		8.
		O alumínio apresenta diferenças de propriedades físicas e químicas que levam a diferenças de sua soldagem em comparação com a de outros metais. O processo mais usado para juntas de menor espessura, utilizando usualmente argônio, Hélio ou misturas de ambos como gases de proteção é o processo de soldagem:
	
	
	
	
	
	MIG/MAG
	
	 
	TIG
	
	 
	Por oxi acetileno
	
	
	Por fricção
	
	
	Por fusão
	
	
	
		1.
		Qual das seguintes microestruturas presentes em uma liga de aço não é composta pelas fases ferrita e cementita?
	
	
	
	
	 
	Cementita globulizada
	
	
	Perlita grosseira
	
	 
	Martensita
	
	
	Perlita fina
	
	
	Bainita
	
	
	
		2.
		Em relação à composição química, qual a principal diferença entre os aços e os ferros fundidos?
	
	
	
	
	
	Os aços necessitam de outros elementos de liga, enquanto os ferros fundidos são formados apenas por ferro e carbono;
	
	 
	Os aços apresentam maiores quantidades de carbono que os ferros fundidos;
	
	 
	Os ferros fundidos apresentam maior quantidade de carbono que os aços;
	
	
	Os ferros fundidos são formados apenas pelo elemento ferro, enquanto os aços apresentam certa quantidade de carbono;
	
	
	Os aços e os ferros fundidos apresentam a mesma quantidade de carbono, porém os aços apresentam outros elementos de liga em menores proporções.
	
	
	
		3.
		Qual das seguintes microestruturas presentes em uma liga de aço é resultado de uma transformação alotrópica da austenita quando resfriada?
	
	
	
	
	
	Cementita globulizada
	
	 
	Perlita grosseira
	
	
	Perlita fina
	
	
	Bainita
	
	 
	Martensita
	
	
	
		4.
		Uma liga é um material metálico feito de múltiplos elementos. A este respeito, o latão é uma liga de:
	
	
	
	
	 
	Cobre e Zinco.
	
	 
	Cobre e Ferro.
	
	
	Cobre e Estanho.
	
	
	Cobre e Alumínio.
	
	
	Cobre e Magnésio.
	
	
	
		5.
		Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
	
	
	
	
	
	Isolante elétrico
	
	 
	Isolante térmico
	
	
	Super Condutor
	
	 
	Resistência a oxidação
	
	
	Transparente
	
	
	
		6.
		Assinale a alternativa que corresponde à nomenclatura do material conforme norma ABNT, para um aço 1045
	
	
	
	
	 
	Aço ao caborno com 45% de carbono.
	
	
	Ferro fundido com 45% de carbono.
	
	 
	Aço ao carbono com 0,45% de carbono.
	
	
	Aço ao carbono com 4,5% de carbono.
	
	
	Ferro com carbono tendo no máximo 45% de ferro.
	
	
	
		7.
		O enxofre é uma das impurezas mais prejudiciais as ligas de aço e ferro fundido, que se presente na composição de 2% à 3% torna o material:
	
	
	
	
	
	todas as opções estão corretas
	
	
	não pode ser absorvido da composição
	
	 
	menos resistência a forjabilidade
	
	
	não deixa o aço quebradiço
	
	
	aumenta a resistência
	
	
	
		8.
		O aço é uma liga de ferro e carbono em proporções definidas, originando diversas possibilidades de materiais com propriedades mecânicas mais adequadas a construção de estruturas que o ferro puro. Com relação ao ferro, ferro fundido e aço, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
	
	
	
	
	 
	O aço e o ferro fundido apresentam a mesma composição
química, variando apenas as fases alotrópicas.
	
	
	O ferro sem elementos de liga sofre oxidação.
	
	 
	Para retirar as impurezas, o minério de ferro é lavado, partido em pedaços menores e, em seguida, levados para a usina siderúrgica.
	
	
	O Fe é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotrópicas.
	
	
	O ferro é encontrado na natureza geralmente sob a forma de óxidos nos minérios de ferro dos quais é extraído.
	
	
	
		1.
		O objetivo fundamental da têmpera é obter uma estrutura martensítica, que consiste no aquecimento acima da zona crítica e no resfriamento rápido. Seu objetivo em geral é:
	
	
	
	
	 
	Aumentar dureza, resistência a tração, compressão e limite de escoamento
	
	
	Reduzir dureza, resistência a tração e compressão.
	
	
	Aumentar elasticidade, ductibilidade e densidade
	
	
	Aumentar resiliência, alongamento e estricção.
	
	
	Reduzir limite de escoamento.
	
	
	
		2.
		O tratamento térmico que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio, ou atingir a microestrutura e as propriedades desejadas, composto de três estágios: recuperação, recristalização e crescimento de grão é o:
	
	
	
	
	 
	Têmpera
	
	 
	Recozimento
	
	
	Revenimento
	
	
	Normalização
	
	
	Martêmpera
	
	
	
		3.
		Atualmente, consideram-se aços aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%. As propriedades destas ligas podem ser modificadas através da adição de elementos de liga, que podem aumentar a resistência mecânica dos aços, a resistência à corrosão, a estabilidade microestrutural a altas temperaturas, entre outras características. Entre os elementos abaixo e suas atuações como elementos de liga, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	
	 
	Alguns elementos de liga atuam como estabilizadores da austenita e ferrita.
	
	 
	A Ag, embora seja um elemento nobre e portanto caro, é comumente utilizada para aumentar a resistência do aço.
	
	
	O Mn e Si são considerados ¿calmantes¿ dos aços.
	
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	
	O S e P são elementos que fragilizam o aço.
	
	
	
		4.
		Para realizar a proteção das instalações da casa de máquinas de um parque aquático, deseja-se construir uma grade de aço, que será pintada de branco posteriormente, e que tem como objetivo manter as crianças que frequentam o parque distantes. Tendo em mente que o parque encontra-se deficitário, que há um esforço para se reduzir os custos e que não há maiores exigências estruturais ou físico-químicas associadas a esta aplicação, determine o aço MAIS ADEQUADO a ser utilizado.
	
	
	
	
	 
	Aço carbono.
	
	
	Aços PH.
	
	 
	Aço austenítico.
	
	
	Aço ferrítico.
	
	
	Aço martensítico.
	
	
	
		5.
		Dos meios de resfriamento a seguir que podem ser usados no tratamento térmico de têmpera, o que tem mais chance de gerar martensita no centro de uma peça de aço é
	
	
	
	
	
	óleo
	
	 
	água
	
	 
	salmoura
	
	
	ar
	
	
	vácuo
	
	
	
		6.
		Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento:
	
	
	
	
	 
	maior a dureza do grão
	
	
	aumenta a irregularidade do grão
	
	
	menor o tamanho do grão
	
	
	menor a dureza do grão
	
	 
	maior o tamanho do grão
	
	
	
		7.
		Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura "SAE 10XX" para aços carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão.
Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	
	O aço SAE 1020 possui 2,00% de C.
	
	
	O aço SAE 1080 possui 0,20% de C.
	
	 
	O aço SAE 1020 possui 0,20% de C.
	
	
	O aço SAE 1020 possui 0,02% de C.
	
	
	O aço SAE 1020 possui 8,00% de C.
	
	
	
		8.
		Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
	
	
	
	
	
	Aços Ph.
	
	
	Aço ferrítico.
	
	 
	Aço carbono simples.
	
	 
	Aço austenítico.
	
	
	Aço martensítico.
	
		1.
		Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?
	
	
	
	
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
	 
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	
	
		2.
		O Tratamento Térmico que é indicado, normalmente, para homogeinização da estrutura após o forjamento e antes da tempera ou revenimento denomina-se de:
	
	
	
	
	
	Laminação a frio
	
	
	Recristalização
	
	 
	Recozimento
	
	
	Forjamento
	
	 
	Normalização
	
	
	
		3.
		O Tratamento Térmico Recozimento está diretamente associado a três estágios importantes que lhe conferem propriedades importantes as peças. Na abordagem apresentada sobre tratamento, verifique as opções descritas a seguir: l - Recuperação; II - Estabilização do Grão III - Recristalização IV - Cristalização do Grão V - Crescimento do Grão Com relação ao tratamento térmico citado anteriormente, assinale a opção correta que descreve os estágios existentes no mesmo:
	
	
	
	
	
	II, III e IV
	
	 
	I, II e lV
	
	
	Somente II
	
	 
	I, III e V
	
	
	III e IV
	
	
	
		4.
		Na alta Idade Média, alguns tratamentos térmicos em aço já eram praticados, tais como o rápido resfriamento de uma espada aquecida ao rubro, o que originava um utensílio mais duro. Os artífices não sabiam explicar o porquê destas mudanças nas propriedades mecânicas; hoje, sabemos que os tratamentos térmicos provocam mudanças microestruturais. Considerando a descrição de tratamento térmico anterior, identifique nas opções a seguis aquela que melhor a descreve:
	
	
	
	
	 
	Recozimento.
	
	
	Revenido.
	
	
	Cementação.
	
	
	Deformação a frio.
	
	 
	Têmpera
	
	
	
		5.
		Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
	
	
	
	
	 
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais