Buscar

Avaliando Aprendizado 1 Processo Penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202911017)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As ações penais tradicionalmente são classificadas como públicas incondicionadas, públicas condicionadas à representação e privadas. Sobre a representação, analise as afirmativas a seguir. I. A ação penal pública condicionada à representação é de titularidade do ofendido. Nada impede, contudo, que a representação seja oferecida por procurador. II. O Supremo Tribunal Federal entende que a representação é peça sem rigor formal, que pode ser apresentada oralmente ou por escrito, tanto na delegacia, quanto perante o magistrado ou membro do Ministério Público. III. A representação é condição de procedibilidade para que se possa instaurar persecução penal em crime de ação penal pública condicionada. De acordo com o Código de Processo Penal, ela pode ser oferecida pessoalmente ou por procurador com poderes gerais. Assinale:
		
	 
	Se somente a afirmativa II estiver correta.
	 
	Se somente a afirmativa III estiver correta.
	 
	Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	 
	Se somente a afirmativa I estiver correta.
	 
	Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202442319)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Maria, que tem 16 anos de idade, casada, foi vítima de crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à representação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	O representante legal de Maria também poderá mover a ação penal, visto que o direito de ação é concorrente pelo fato de Maria ser casada e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
	 
	Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.
	 
	A representação deverá ser exercida pelo seu representante legal visto que a emancipação pelo casamento só gera efeitos civis, e o marido não pode ser representante legal da mulher.
	
	Caso Maria deixe de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça.
	
	Caso Maria venha a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202911011)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É INCORRETO afirmar que é característica do sistema processual brasileiro:
		
	
	Distinção das figuras do órgão acusador, julgador, da defesa e do órgão responsável pela colheita da prova no procedimento preliminar.
	 
	Fase preparatória com inquérito conduzido, coordenadamente, pelo MP e pela Polícia, iniciando-se a ação penal, sempre pública, após essa etapa.
	
	Iniciativa privativa do MP para a propositura da ação penal pública e, como exceção, pelo ofendido ou seu representante, no caso de ação penal privada subsidiária da pública.
	
	A justa causa, uma das condições para o exercício da ação penal, corresponde à existência de suporte probatório mínimo para que a acusação seja recebida e se dê prosseguimento ao processo.
	
	Necessidade de justa causa para a deflagração da ação penal, decorrente da tutela constitucional da dignidade da pessoa humana, sendo a sua falta atacável por habeas corpus.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203081673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Exame de Ordem - FGV/2012.4) Maria está sendo processada por crime de tráfico de entorpecentes em conexão com o homicídio qualificado. Na fase própria, o juiz decidiu por impronunciar a ré, restando apenas o crime remanescente para o julgamento. Transcorrido o prazo para eventual recurso da decisão que impronunciou a ré, o órgão competente para julgamento do crime remanescente será
		
	 
	Vara criminal
	
	Tribunal Regional Federal
	
	Tribunal do júri
	
	Tribunal de Justiça
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202923968)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto à titularidade da ação penal, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a representação da vítima nas ações públicas condicionadas a representação, funciona como condição de procedibilidade da ação.
	
	o titular da ação penal exclusivamente privada ou propriamente dita é a vítima ou o seu representante legal.
	 
	o titular da ação penal pública incondicionada é o Ministério Público.
	
	uma vez inerte o Ministério Público, a vítima ou o seu representante legal terá legitimidade para ajuizar a ação penal privada subsidiária da pública.
	 
	o titular da ação penal pública condicionada à representação é a vítima ou o seu representante legal.

Outros materiais