Buscar

SEMANA 1 EMPRESARIAL II

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II
SEMANA 1. 
 
CASO CONCRETO 1 (XX EXAME DE ORDEM UNIFI CADO - 2ª FASE ) Os amigos Tobias e Mainard pretendem constituir uma sociedade empresária que adotará a firma Mainard Marcenaria & Cia., designação sugerida por Tobias. Antes da formalização da constituição, os futuros sócios consultam você, como advogado (a) para dirimir as dúvidas a seguir. 
A) AFIRMA SUGERIDA POR TOBIAS PODE SER ACEITA PELA JUNTA COMERCIAL QUANDO DO ARQUIVAMENTO DO CONTRATO? 
R: Não, a sociedade de caráter ilimitada não poderá ter como firma o objeto social da empresa, devendo conter apenas os nomes dos sócios e de um deles, com a expressão “e companhia”, 1.157 do CC. Nesse sentido: Art. 1.157. A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual somente os nomes daqueles poderão figurar, bastando para formá-la a ditar ao nome de um deles a expressão "e companhia" ou sua abreviatura. (cc) 
B) QUAL O ÂMBITO GEOGRÁFICO DA PROTEÇÃO AO NOME EMPRESARIAL? HÁ NECESSIDADE DE REGISTRO PRÓPRIO, COMO OCORRE COM AS MARCAS? 
R: O âmbito de proteção ao nome empresarial será nos limites de todo o estado em que se deu o registro do nome, nos termos do artigo 1.166 e parágrafo único, do código civil. Não há a necessidade de registro próprio, tendo em vista que a proteção ao nome se dá no momento do arquivamento dos atos constitutivos no órgão competente, em conformidade ao que determina o artigo 33 da Lei nº8. 934/94 (Lei de Registros Públicos). 
Nesses termos: Art.1.166. A inscrição do empresário, ou dos atos constitutivos das pessoas jurídicas, ou as respectivas averbações, no registro próprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado. Parágrafo único. O uso previsto neste artigo estender-se-á a todo o território nacional, se registrado na forma da lei especial.
QUESTÃO OBJETIVA 1 (VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO - 1ª FASE) A respeito das sociedades limitadas, assinale a alternativa correta.
 R: Letra (C) A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. 
QUESTÃO OBJETIVA 2 (VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO - 1ª FASE) A respeito da definição de responsabilidade dos sócios nos diferentes tipos societários, é correto afirmar que 
R: Letra (C) nas sociedades limitadas, a responsabilidade de cada quotista é limitada ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes