Buscar

SEMANA 10 EMPRESARIAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II 
SEMANA10 CASOCONCRETO1 
A Companhia do Aço, Companhia Aberta, emitiu em Agosto de 2013 três mil debêntures conversíveis em Ações Ordinárias, com o valor nominal de $ 1.500,00 cada. Os acionistas, Evandro Menezes e Josecelmo Rodrigues não obtiveram o direito de preferência destes títulos, conforme o disposto no artigo 171 da Lei das S/As e procura você, como advogado empresarial societário, para em Juízo reivindicar a anulação da emissão destes valores. Pergunta: Você entende pretensa a proposta de ação dos autores? Justifique na lei a sua resposta.
R: Foi correta a decisão da junta, a lei exige o nome de pelo menos 1 sócio na firma art. 1156. Em relação a denominação, essa deverá designar o objeto social (atividade econômica ) conforme art. 1.158 § 2º CC. POIS TEM QUE DAR PREFERÊNCIA AOS ACIO PROCEDE O PLEITO APRESENTADO POIS TEM QUE DAR PREFERÊNCIA AOS QUESTÃO OBJETIVA 01:
Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a lei das sociedades anônimas:
R:A) Na conversão de debêntures conversíveis em ações, os acionistas não terão direito de preferência das ações convertidas. Art. 57,IV da lei 64.404/76
QUESTÃO OBJETIVA 02:
Qual das proposições abaixo é a correta, relativamente ao capital das sociedades 
anônimas?
R:a) As debêntures são estranhas ao capital social. Art.52, lei 64.404/76

Outros materiais