Buscar

PRIMEIRA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Identifique, dentre as opções abaixo, o período no qual ocorreu a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que foi um marco histórico no movimento da Reforma Sanitária e que resultou na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), que serviu de base para a seção "Da Saúde", que passou a constar da Constituição Brasileira, 1988.
R=1980 – 1990
2- Um sistema de informação em saúde, compatível com as diretrizes do SUS, baseia-se em alguns dos seguintes princípios, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio ¿ PE Concurso Público 2010)
R= Quem produz os dados deve ser gestor do sistema de informação.
3- Com relação as diretrizes gerais para a implementação da Programa Nacional de Humanização nos diferentes níveis de atenção, assinale a alternativa FALSA:
R= Contribuir para a reinserção social dos pacientes com transtornos mentais que ficaram longos tempos hospitalizados.
4- Associe os princípios constitucionais do SUS com suas respectivas descrições. I- universalidade A - o cidadão deve ser atendido de forma integral em todas as suas necessidades II- integralidade B - todos os cidadãos têm direito à saúde III- eqüidade C - garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV- controle social D - a sociedade controlando a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A associação CORRETA é:
R= I - B; II - A; III - C; IV – D
5- O instrumento jurídico-constitucional do SUS que foi apresentado na comissão inter-gestores tripartite (2005) e posteriormente referendado por portaria ministerial em 2006 é o:
R= pacto pela saúde.
6- Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
R= As afirmativas II e IV estão corretas.
	7- A declaração de Jakarta enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde. Definido prioridades para o campo da promoção da saúde que são representadas por: I - Promoção da responsabilidade social. II - Aumento dos investimentos no desenvolvimento da saúde. III - Consolidação e expansão de parcerias para a saúde entre os diferentes setores em todos os níveis do governo e da sociedade. IV - Aumento da capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos. V - Fortalecimento de redes nacionais e internacionais que promovam a saúde. As Afirmativas CORRETAS são:
R= I, II, III e IV.
8- Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
R= Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
9- Na Constituição Federal Brasileira de 1988, o artigo 196 define a saúde como ¿um direito de todos e um dever do Estado¿, diante desse contexto assinale as opções VERDADEIRAS: I - É um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. III - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
R= I; II e III
10- A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que:
R= O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever.
11- O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
R= A derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores.

Outros materiais