Buscar

Exercícios Didática Aula 8 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O educando assumirá, então, o papel de conduzir seu próprio saber e será, não mais aquele que se submete à emissão do professor, mas aquele que (re)inventa a mensagem, "salta de um ponto a outro fazendo o seu próprio roteiro, não seguindo mais as páginas do livro de modo unitário e contínuo" (SILVA, 2010, p. 85). Em outras palavras, o autor está sinalizando para a necessidade do surgimento de um modelo de ensino:
	��
	
	 
	dialético
	
	
	universal
	
	
	hierarquico
	
	
	uniforme
	
	
	linear
	
	2.
	(CETRO/SP- 2008) Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é
	��
	
	
	mediado por um currículo específico e exclusivo para determinados subgrupos no interior da escola.
	
	
	uma preocupação apenas das disciplinas afins, como Sociologia, Filosofia, Língua Materna e Educação Artística.
	
	
	realizado, essencialmente, por meio de apresentações de danças, músicas e outros aspectos das diversas culturas.
	
	 
	sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e grupos involucrados.
	
	
	determinado pelos órgãos competentes, devendo a escola cumprir o planejamento educacional, independente do planejamento da escola.
	
	3.
	Este procedimento permite ao aluno mobilizar habilidades e interesses dos participantes do grupo. Possui como objetivos: Delimitar um objeto de estudos; Selecionar e coletar informações necessárias através de pesquisa de campo; buscar um referencial teórico para iluminar o fenômeno estudado; Trabalhar de maneira cooperativa; Prever tarefas necessárias, elaborar plano de ação, delegando e assumindo responsabilidades. Estamos falando de:
	��
	
	
	Aula experimental
	
	
	Aula expositiva
	
	
	Ensino empírico
	
	 
	Ensino por Projetos
	
	
	Aprendizagem mecânica
	
	4.
	A aula expositiva proclamada como técnica predominante na pedagogia tradicional implica em trazer informação e respostas para os alunos. Isso significa dizer que o professor:
	��
	
	
	reflete sobre o sentido do aprendizado
	
	
	problematiza o objeto de estudos
	
	
	incentiva a construção do conhecimento
	
	 
	estabelece formalmente o conhecimento
	
	
	contextualiza o ensino
	
	5.
	A professora Isabel de Oliveira, ao elaborar um plano de ensino de um componente curricular para o ensino fundamental, escreveu, no item RECURSOS DIDÁTICOS, o seguinte: "Aulas expositivas e dialogadas; roda de conversa". A coordenadora devolveu-lhe o plano, dizendo que estava errado porque o que a professora escreveu não deveria estar no item RECURSOS DIDÁTICOS, e sim no item
	��
	
	
	OBJETIVO ESPECÍFICO.
	
	
	CONTEÚDO.
	
	
	OBJETIVO GERAL.
	
	 
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.
	
	
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.
	
	6.
	É a estratégia de ensino que vai ajudar o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, significativa e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais. Estamos falando:
	��
	
	
	Da relação professor e aluno
	
	
	Do livro didático
	
	 
	Do procedimento didático
	
	
	Do domínio cognitivo do aluno
	
	 
	Dos conteúdos escolares
	
	7.
	A prática pedagógica referenciada por uma perspectiva interdisciplinar tem como princípio:
	��
	
	
	a intercomunicação e interação entre duas ou mais disciplinas e a modificação de conceitos, fazendo com que as disciplinas passem a se submeter umas as outras.
	
	 
	a construção de um sistema entre as disciplinas, sem fronteiras sólidas entre elas e cujas estruturas vão além da simples operacionalidade prática.
	
	
	a superposição de matérias diferentes, oferecidas de forma simultânea, com a intenção de esclarecer conceitos comuns, mas sem o propósito de explicitar as possíveis relações entre eles.
	
	
	a coordenação de duas disciplinas, cujos limites entre elas desaparecem, constituindo-se em um sistema de total correção; entre conceitos e conhecimentos.
	
	
	a justaposição de disciplinas mais ou menos próximas, dentro de um mesmo setor de conhecimentos, como, por exemplo, Ciências e Matemática, História e Geografia etc.
	
	8.
	De acordo com Heloísa Lück, "a interdisciplinaridade corresponde à necessidade de superar a visão fragmentadora de produção do conhecimento, articulando e produzindo coerência entre os múltiplos fragmentos que estão postos no acervo de conhecimento da humanidade."
Com base nessa afirmativa, pode-se considerar que, no campo da Pedagogia, a interdisciplinaridade representa:
	��
	
	
	a ênfase sobre a reprodução de parcelas isoladas de conhecimento, sem inspiração transformadora.
	
	
	a falta de contato do conhecimento com a realidade.
	
	
	a dissociação entre teoria e prática na educação.
	
	 
	a possibilidade de promover a superação da dissociação das experiências escolares entre si.
	
	
	uma visão limitada da realidade.
	
	1.
	Carlos é um professor que aplica provas que cobram nomes, datas e ideias copiadas dos livros indicados para leitura na disciplina pela qual é responsável. Clara é uma professora que utiliza instrumentos de avaliação em que pede que o aluno exponha seus pontos de vista, argumente a favor ou contra uma ideia, proponha soluções para um problema. Pode-se afirmar que esses professores, respectivamente, são guiados pelos seguintes princípios pedagógicos:
	��
	
	
	Ambos são guiados pelo princípio da valorização da aprendizagem reprodutiva, baseada na memória e na repetição acrítica das informações.
	
	
	Apenas o princípio pedagógico utilizado pela professora Clara garante a aprendizagem apontada pela avaliação formal e classificatória.
	
	
	Ambos são guiados pelo princípio da valorização da reflexão, do pensamento autônomo, da participação e da criação.
	
	
	Valorização da reflexão, do pensamento autônomo, da participação, da criação e valorização da aprendizagem reprodutiva, baseada na memória e na repetição acrítica das informações.
	
	 
	Valorização da aprendizagem reprodutiva, baseada na memória e na repetição acrítica das informações e valorização da reflexão, do pensamento autônomo, da participação, da criação.
	
	2.
	A avaliação é compreendida como o processo que utilizado para verificar os esforços e êxito dos alunos, valorizando as trocas de aprendizagens. Busca as atitudes e aquisições de habilidades cognitivas, substituindo a competição pela cooperação dentro da sala de aula. Estas características referem-se a pedagogia:
	��
	
	
	Progressista
	
	
	Libertária
	
	
	Tradicional
	
	 
	Renovada ou escola nova
	
	
	Critico Social dos Conteúdos
	
	3.
	Na definição e elaboração de instrumentos avaliativos é preciso observar alguns cuidados para que a avaliação possibilite ao professor analisar se os seus objetivos foram alcançados e como os estudantes estão se envolvendo com os conteúdos trabalhados.
Para que os momentos destinados à avaliação também constituam novas oportunidades de aprender, os instrumentos avaliativos precisam ser planejados:
 
	��
	
	 
	de forma coerente com o modo como as aulas são ministradas, evitando-se que haja uma ruptura entre processos de ensino, aprendizagem e avaliação.
	
	
	de modo a coordenar adequadamente os conteúdos
e o tempo destinados às provas, evitando-se que alguns alunos as terminem antes do prazo estipulado.
	
	
	de modo a garantir a cientificidade do processo avaliativo, cumprindo rigorosamente as orientações do coordenador pedagógico da unidade escolar.
	
	
	de maneira uniforme e padronizada pelos órgãos de gestão dos sistemas educacionais, garantindo-se a qualidade dos instrumentos.
	
	
	de modo a atender as exigências do sistema de ensino referente a escola.
	
	4.
	A avaliação no modelo tradicional de ensino limita-se a verificar, por meio de exames, se o aprendiz assimilou os conhecimentos transmitidos, valorizando a medição das quantidades aprendidas desses conhecimentos. Contrariando esse modelo, os novos paradigmas de avaliação que se buscam são aqueles que: I - Atuam de forma contínua ao longo do processo ensino-aprendizagem. II - Melhoram a aprendizagem acompanhando e orientando o educando. III - Acontecem em momentos estanques e pontuais, que valorizam os aspectos da memória.
	��
	
	
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	
	Somente a sentença II está correta.
	
	 
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	5.
	Propomos, desse modo, a superação de um enfoque centralizador das atividades de ensino, pois, sem envolvimento por parte dos alunos, o processo será limitado ao atendimento de uma massa amorfa, homogeneizada e a atuação dos alunos poderá se restringir apenas a virar páginas de livro e a responder exercícios mecânicos, sem maior compreensão do que está sendo estudadado. Nesse sentido, espera-se que o professor no ato da avaliação : MARQUE A INCORRETA:
	��
	
	
	
	Incentive o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
	
	
	Seja pesquisador, compreendendo a avaliação como instrumento de investigação.
	
	
	Problematize o objeto de estudos, fazendo indagações sobre o mesmo.
	
	 
	Contemple processo de aprendizagem em detrimento do produto final.
	
	 
	Crie um roteiro com perguntas e respostas, atribuindo pontos pela quantidade de acertos dos alunos.
	
	6.
	As concepções de sociedade e educação que o educador constrói ao longo da sua formação e da sua prática repercutem no modo como ele ensina e avalia os seus alunos. Assim, ao vincular a avaliação ao processo de ensino aprendizagem, ao planejamento escolar, ao currículo e aos objetivos educacionais que se deseja atingir, tendo em vista o pleno desenvolvimento do educando, a avaliação terá um caráter predominantemente:
	��
	
	
	Somativo.
	
	
	Classificatório.
	
	
	Quantitativo.
	
	
	Técnico.
	
	 
	Formativo.
	
	7.
	O professor, ao avaliar a aprendizagem, põe em destaque os princípios, os quais guiam sua ação docente. Fundamentado na pedagogia progressista da educação, avaliar significa:
	��
	
	
	eliminar o erro
	
	 
	legitimar saberes
	
	
	valorizar resultados
	
	
	classificar alunos
	
	
	comparar respostas
	
	8.
	Segundo as prescrições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (2010), a avaliação no ambiente escolar deve abranger vários âmbitos. São eles: 
	��
	
	
	Avaliação de âmbito interno; avaliação de desempenhos socioeconômicos; avaliação do âmbito pedagógico curricular.
	
	
	Avaliação externa baseada nos índices de desempenho escolar dos estudantes da instituição; avaliações institucionais; aferições dos níveis de alfabetização.
	
	 
	Avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.
	
	
	Avaliação diagnóstica; avaliação somativa; avaliação formativa.
	
	
	Avaliação formal de desempenho quantitativo; avaliação formal de desempenho qualitativo; avaliação global de desenvolvimento classificatório.
	
	1.
	A disciplina não deixa de ser considerada como uma necessidade do processo pedagógico, mas ela só pode se legitimar se surgir do próprio indivíduo, o que denota que o controle efetivo pelo professor não significa utilizar o exercício de processos autoritários e coercitivos, mas pelo uso de uma liderança democrática. Em consequência, a disciplina se torna
	��
	
	 
	Consciente, acarretando responsabilidade só dos alunos
	
	
	Um trabalho de liderança do professor sobre os alunos indisciplinados
	
	 
	Consciente, acarretando responsabilidade da turma e do professor
	
	
	Mais difícil de ser conseguida pelos alunos
	
	
	Um trabalho de maior responsabilidade do professor
	
	2.
	O uso do conceito de inclusão no contexto das políticas educacionais está longe de se concretizar em práticas educativas includentes no interior dos sistemas de ensino. Isso implica dar outra lógica para a escola, de forma que não seja admissível pensar na possibilidade de criança alguma permanecer fora dela. É condição fundamental para a materialização de uma política de inclusão:
	��
	
	
	limitar vagas para pessoas com deficiência física, visual e auditiva, pessoas autistas e psicóticas, além de propiciar atualização para os professores.
	
	
	negligenciar barreiras arquitetônicas e acolher pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida temporariamente.
	
	
	reformular o espaço escolar, o conteúdo programático e controlar o ritmo de aprendizagem dos estudantes com deficiência.
	
	 
	possibilitar a acessibilidade, aceitar a matrícula na unidade escolar, providenciar adaptação curricular e estratégias de ensino para a inclusão, providenciar mediadores e cuidadores, quando for o caso.
	
	
	construir práticas segregacionistas, questionar concepções e valores que discriminem pessoas com deficiência e invalidar soluções paliativas.
	
	3.
	O modelos de formação profissional analisados por Schön é voltado para a ação-reflexão-ação. Em outras palavras, podemos dizer que se trata:
	��
	
	
	do exercício da práxis
	
	
	do empiricismo
	
	
	de um modelo pedagógico tradicional
	
	
	de uma prática acrítica
	
	
	de uma prática reprodutivista
	
	4.
	A perspectiva histórico-cultural da aprendizagem considera a avaliação como fonte de informação para novos procedimentos a serem tomados a cada instante, no processo educacional. Isto significa que:
	��
	
	
	a avaliação deve ser realizada somente no início e no final do ano letivo.
	
	 
	a ação de avaliar deve ser sempre diagnóstica e processual.
	
	
	a ação de avaliar deve ser sempre classificatória.
	
	
	a avaliação deve ocorrer para decidir quanto a aprovação ou reprovação do aluno, no final do período letivo.
	
	
	somente os alunos devem ser avaliados.
	
	5.
	Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, afirma que "ensinar exige querer bem aos educandos". Nesta relação entre aprendizagem e afetividade, qual das afirmativas abaixo NÃO é coerente com o pensamento de Freire:
	��
	
	 
	A afetividade interfere no domínio técnico necessário à minha prática educativa, por isso acredito ser inconciliável a proximidade com os alunos e um bom ensino.
	
	
	Acredito que a distância e a frieza nas relações com meus alunos podem interferir negativamente na aprendizagem de meus alunos.
	
	
	Discutir a capacidade do aluno, elogiar seu trabalho, reconhecer seu esforço e motivá-lo sempre, constituem formas de ligação afetiva que ajudam na aprendizagem.
	
	
	Brincar nas minhas aulas não é incompatível com o processo de aprendizagem de meus alunos, muito pelo contrário, entretanto, desde que não se perca a visão crítica do que se está estudando.
	
	
	Toda aprendizagem está impregnada de afetividade. Ciente disso, invisto na boa relação com os discentes, o que não significa que os conflitos não sejam bem vindos.
6.
	A avaliação da aprendizagem é uma "pedra no sapato" dos professores. Esse é um tema muito importante que está sendo bastante estudado em Cursos de Mestrado e Doutorado. A avaliação que classifica e pune os alunos não tem mais espaço nas escolas e universidades. Portanto, qual das opções abaixo indica um dos objetivos da avaliação formativa:
	��
	
	
	Estimular a memorização em detrimento da criatividade, do raciocínio e do pensamento crítico.
	
	 
	Otimizar a aprendizagem dos alunos, verificando os conteúdos já dominados e os que ainda precisam ser revisados.
	
	
	Apontar para os alunos que quem não presta atenção nas aulas não é bem sucedido nas provas.
	
	
	Selecionar os melhores alunos para estimular a competição no ato de aprender.
	
	
	Identificar se o aluno é capaz de memorizar os conteúdos transmitidos pelo professor.
	
	7.
	Leia as sentenças abaixo e analise as que seguem a avaliação FORMATIVA (F) ou SOMATIVA (S).
(   ) O professor trabalha como parceiro do aluno. Propõe o envolvimento da família no trabalho pedagógico que tem por objetivo principal o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicomotor do estudante.
(   ) A avaliação tradicional é usualmente associada à criação de hierarquias de excelência definidas pelo professor e pelos melhores alunos que são comparados e depois classificados.
(   ) A avaliação proposta pelos professores deve reconhecer a diversidade cultural, de ritmos, de estilos cognitivos, de gênero, de classe social e da necessidade especial, física ou mental de cada aluno.
(   ) O sistema clássico de avaliação privilegia conhecimentos absolutos e cristalizados, desprezando assim os aspectos do raciocínio, comunicação e criatividade.
(   ) A profissionalização dos professores é fundamental para instrumentalizá-los a construírem seus próprios sistemas de observação, interpretação e de intervenção em função dos objetivos do processo de ensino, construindo conhecimentos em parceria com os alunos. 
	��
	
	
	F - F - F - F - S
	
	 
	F - S - F - S - F
	
	
	F - F - F - S - S
	
	
	S - F - S - F - S
	
	
	S - S - S - F - F
	
	8.
	Parece inviável planejar uma mesma disciplina, de uma forma única, para várias turmas [...] pois as turmas não são uniformes, homogêneas e idênticas. Se numa mesma turma encontramos grande diversidade entre os alunos, o que dizer das diferenças entre as várias turmas? (MENEGOLLA & SANT'ANNA, 1997, p. 47). Nesse sentido, se torna imprescindível o professor:
	��
	
	
	excluir o saber popular
	
	
	evitar as contradições sociais
	
	
	adotar o paradigma tradicional de ensino
	
	
	criar um padrão de comportamento
	
	 
	aprender a lidar com o aluno real
_1571828078.unknown
_1571828102.unknown
_1571828368.unknown
_1571830005.unknown
_1571830010.unknown
_1571830126.unknown
_1571830254.unknown
_1571830255.unknown
_1571830252.unknown
_1571830253.unknown
_1571830127.unknown
_1571830251.unknown
_1571830012.unknown
_1571830123.unknown
_1571830125.unknown
_1571830013.unknown
_1571830011.unknown
_1571830008.unknown
_1571830009.unknown
_1571830006.unknown
_1571829991.unknown
_1571829996.unknown
_1571830003.unknown
_1571830004.unknown
_1571830002.unknown
_1571829994.unknown
_1571829995.unknown
_1571829993.unknown
_1571829987.unknown
_1571829989.unknown
_1571829990.unknown
_1571829988.unknown
_1571829982.unknown
_1571829984.unknown
_1571829986.unknown
_1571829983.unknown
_1571829972.unknown
_1571829980.unknown
_1571829981.unknown
_1571829973.unknown
_1571829969.unknown
_1571829971.unknown
_1571828369.unknown
_1571829968.unknown
_1571828111.unknown
_1571828282.unknown
_1571828285.unknown
_1571828366.unknown
_1571828367.unknown
_1571828286.unknown
_1571828284.unknown
_1571828113.unknown
_1571828281.unknown
_1571828112.unknown
_1571828106.unknown
_1571828109.unknown
_1571828110.unknown
_1571828108.unknown
_1571828104.unknown
_1571828105.unknown
_1571828103.unknown
_1571828088.unknown
_1571828092.unknown
_1571828095.unknown
_1571828096.unknown
_1571828094.unknown
_1571828090.unknown
_1571828091.unknown
_1571828089.unknown
_1571828083.unknown
_1571828085.unknown
_1571828087.unknown
_1571828084.unknown
_1571828081.unknown
_1571828082.unknown
_1571828080.unknown
_1571827315.unknown
_1571827325.unknown
_1571827329.unknown
_1571828074.unknown
_1571828076.unknown
_1571828077.unknown
_1571828075.unknown
_1571828069.unknown
_1571828071.unknown
_1571828073.unknown
_1571828070.unknown
_1571827331.unknown
_1571827333.unknown
_1571828068.unknown
_1571827330.unknown
_1571827327.unknown
_1571827328.unknown
_1571827326.unknown
_1571827320.unknown
_1571827322.unknown
_1571827323.unknown
_1571827321.unknown
_1571827318.unknown
_1571827319.unknown
_1571827316.unknown
_1571827306.unknown
_1571827311.unknown
_1571827313.unknown
_1571827314.unknown
_1571827312.unknown
_1571827308.unknown
_1571827309.unknown
_1571827307.unknown
_1571827296.unknown
_1571827298.unknown
_1571827305.unknown
_1571827297.unknown
_1571827293.unknown
_1571827294.unknown
_1571827291.unknown
_1571827292.unknown
_1571827289.unknown
_1571827290.unknown
_1571827287.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais