Buscar

Treinamento e desenvolvimento aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde épocas remotas, existiram dirigentes que planejavam e conduziam esforços de inúmeros trabalhadores em grandiosas obras, das quais algumas permanecem até os dias de hoje.  As principais referências históricas se encontram acerca de construções erguidas durante  a antiguidade, em locais como Egito, Mesopotâmia e Assíria. 
No seu livro “Introdução à Teoria Geral da Administração” (2004. p. 20), em DICAS, Idalberto Chiavenato aborda uma passagem da Bíblia(Êxodo, cap. 18, v. 13-27), como referência aos primórdios da Administração.
“Os conselhos de Jetro  
A Bíblia relata os conselhos de Jetro, sogro de Moisés e sacerdote de Midiã, que, notando as dificuldades do genro em atender ao povo e julgar  suas lides, após aguardar o líder durante o dia inteiro em uma fila, à espera de suas decisões para cada caso, disse a Moisés: 
“Não é bom o que fazes, pois tu desfalecerás, bem como este povo que está contigo: pois isto é pesado demais para ti; tu não podes fazer tudo sozinho.  Eu te aconselharei e Deus seja contigo.  Representa o povo perante Deus.  Leva a Deus as suas causas, ensina-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
Procura dentre o povo homens capazes e tementes a Deus, aos quais aborreça a avareza.  Põe-nos sobre eles, por chefes de 1000, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10, para que julguem este povo em todo tempo.  Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos a julgarão.  Será mais fácil para ti e eles levarão a carga contigo.  Se fizeres isso e assim Deus to mandar, poderás então suportar e, assim todo este povo tornará em paz ao seu lugar.”
O texto bíblico conta que Moisés seguiu os conselhos do sogro e construiu sua pirâmide humana: escolheu homens capazes  de todo o Israel e delegou-lhes autoridade como se fossem  seus representantes. Todas as causas simples eles mesmos as julgaram, enquanto apenas as mais graves trouxeram-nas a Moisés.
Esse foi o começo da Administração.”
- E as organizações?
- As organizações se formam, naturalmente, com objetivos definidos, para atenderem as necessidades dos seres humanos.
- As organizações possibilitam a produção de diversos produtos e  a prestação de inúmeros serviços, por meio de processos que, individualmente,  não conseguiríamos ou teríamos uma enorme dificuldade para realizar.
 -Toda e qualquer organização possui características distintas no que se refere a: produto ou serviço, segmento de mercado, tecnologia, condições financeiras, entre outras.  Essas características vão conduzir as escolhas de alternativas mais adequadas para uma gestão eficaz de sua administração geral e de recursos humanos, visando o alcance das metas e dos resultados organizacionais. 
- As organizações para produzirem produtos e oferecerem serviços que satisfaçam consumidores cada dia mais exigentes, estão atentas e proativas buscando se antecipar as necessidades de seus clientes.
Vale lembrar que quando nos referimos a clientes, estamos tratando de:
 - clientes internos - seus colaboradores, que, quando preparados e motivados estarão em condições de produzir produtos e oferecer serviços de qualidade, capazes de atender e até encantar os clientes externos;
 – clientes externos - os já consumidores, buscando fidelizá-los e a busca dos potenciais consumidores de seus produtos ou serviços.  
Observem:
estamos falando apenas de algumas situações de brasileiros e de Brasil.
Mas, e se pensarmos em situações e pessoas em todo o mundo neste exato momento????
Sendo assim, o ser humano, ou a força de trabalho, ou o capital humano, ou o capital intelectual, ou o parceiro do negócio, único elemento ativo da organização e essencial para obtenção de vantagem competitiva das organizações, demanda um tratamento diferente e conectado com as reais necessidades organizacionais, determinante no alcance de suas metas e resultados.
Mas, a quem cabe tal papel, dentro das organizações?
Sem dúvida, ao Sistema de Administração de Recursos Humanos (ARH):
sistema que tem como propósito conhecer e tratar as questões dos indivíduos nos seus ambientes de trabalho, além de proporcionar a busca , o conhecimento, a ordenação, o treinamento e o desenvolvimento de seus talentos humanos, promovendo o desenvolvimento organizacional, focando as metas e os resultados a serem alcançados.

Outros materiais