Buscar

banner em power Point novo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Felipe Matias do Nascimento Cardoso – felipe_ufmadebalsas@hotmail.com – Universidade Federal do Maranhão;
Coorientador: Flavia Cristina Cavalini –Silasrodriguescavalcante@gmail.com –Universidade Federal do Maranhão;
Orientador: Dr.º Wener Miranda Teixeira dos Santos 
PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE NUMÉRICA COM SOFTWARE ANSYS DE UMA VIGA MISTAS
INTRODUÇÃO 
	A engenharia tem ganhado espaço na produção de produtos no âmbito acadêmico de pesquisa e inovação, graças o uso de softwares, permitido o conhecimento de como a estrutura ou elemento vai se comporta, de acordo com o objetivo do estudo. Nesse trabalho de revisão bibliográfica usou-se o software ANSYS, que vem sendo utilizado na análise estrutural de diversos elementos construtivos. 
OBJETIVOS 
 	Usar o programa ANSYS para uma modelagem estrutural de uma viga T que estar engastada em balanço submetida a um momento fletor concentrado em sua extremidade livre e obtenção dos resultados de máximas tensões normais de compressão e tração no elemento.
METODOLOGIA
	Utilizou-se o método dos elementos finitos, que já estar desenvolvida no software ANSYS de análise estrutural, viabilizando assim análise complexas, dificilmente viáveis manualmente. Modelou-se com base na metodologia de elementos finitos, uma viga T (Imagem 1). A tabela com as propriedade mecânica do material e do carregamento estão descrita abaixo. 
Imagem 2: Representação do elemento e sua seção na forma tridimensional. 
Fonte: CASTRO, Emerson Cardoso. PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE NUMÉRICA COM SOFTWARE ANSYS DE UMA VIGA EM FLEXÃO COM A FORMA T, Minas Gerais, v. 14, n.1, p.7, Jun 2018. 
RESULTADOS
As tensões normais que estão na direção X apresentas como SXX possuem valor máximo igual a 2,0684 Mpa e valor mínimo igual a -4,8263 Mpa que representam, os valores máximo de tensões de tração e tensões de compressão para o valor negativo. Essas estão representadas na escala de cores na imagem 4; permitindo notar as regiões de máxima tração e compressão na viga T. 
Imagem 3(E): Resultados das tensões normais extraídos para o nó 1. 
Fonte: CASTRO, Emerson Cardoso. PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE NUMÉRICA COM SOFTWARE ANSYS DE UMA VIGA EM FLEXÃO COM A FORMA T, Minas Gerais, v. 14, n.1, p.7, Jun 2018. 
  Imagem 4(D): Resultados das tensões normais plotadas conforme diagrama em cores. 
Fonte: CASTRO, Emerson Cardoso. PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE NUMÉRICA COM SOFTWARE ANSYS DE UMA VIGA EM FLEXÃO COM A FORMA T, Minas Gerais, v. 14, n.1, p.7, Jun 2018. 
 
CONCLUSÕES
	Portanto de acordo com a modelagem numérica computacional, não só o software ANSYS, mas, como todos os outros que usam elementos finitos não garantem resultados 100% exatos em qualquer escala de grandeza, ocasionado pela aproximação e simplificações que esses estão submetidos para implementação das soluções ditas numéricas. Logo a simplificação mais notória está no fato de se considerar um elemento continuo discreto em subdivisões que resultam em soluções aproximadas nos nós. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 ¹ANSYS® Structural Analysis, Release 15.0, Help System. Mechanical APDL Structural Analysis Guide. ANSYS, Inc., Canonsburg, PA. 2013, p. 522.
 
²CASTRO, Emerson Cardoso. PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE NUMÉRICA COM SOFTWARE ANSYS DE UMA VIGA EM FLEXÃO COM A FORMA T, Minas Gerais, v. 14, n.1, p.7, Jun 2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais