Buscar

processo caso 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO 10
a) Está correta a informação p restada pelo advogado de Júlio? Está correta a informação prestada pelo advogado, contudo, há de se ratificar que os elementos da sentença são os que foram ditos pel o patrono, quais sejam, o relatório, fundamentaçã o e dispositivo, em atendimento aos artigos 489 do CPC e 93, IX, da CF. No entanto, Faz -se mister salientar que nos juizados espec iais cíveis, conforme exposição do artigo 38 da le i 9.099/95, tem -se o entendimento que é dispensado o relatório nas sentenças proferidas. Ademais, o magistrado só poderá alterar a inda o conteúdo da sentença se ocorrer alguma s das disposições previstas no artigo 4 94 do CPC, ou seja, para corrigir inexatidões materiais ou erros de c álculos, ou por inter posição de embargos de declaração, devendo dá -se início a modificação de ofício ou requerimento da parte. 
b) O juiz po de alte rar o conteúdo da sentença após a sua publicação? Em quais hipóteses? Sim, o magistrado poderá alterar o conteúdo da sentença se ocorrer a lgumas das disposições previstas no a rtigo 494 do CPC, ou seja, para corrigir inexatidões materiais ou erros de cálc ulos, ou por interposição de embargos de declaração, devendo dá -se iníc io a modificação de ofício ou requerimento da parte. 
 c) O caso acima admite reexame necessário? Não, uma vez que a sentença do caso em tela não foi proferida contra a União, o Estado, o Distrito Federal, o município ou contra suas autarquias e respectivas fundações de direito público, nem houve qualquer julgamento procedente em embargos à execução fiscal, como informa o artigo 496 do CPC.

Outros materiais