Buscar

Aula 3 cinesio SISTEMAS - Cópia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SISTEMAS ÓSSEO, ARTICULAR 
E MUSCULAR
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SISTEMA ÓSSEO
*
*
*
*
*
*
“Somos um boneco com duzentas alavancas e trezentos mil cordéis anos mover; além disso, cada um desses cordéis pode ter, no mínimo, dez graus de tensão diferentes. Portanto, temos para nos mover ou para manter posições, três milhões de esforços elementares fazendo isso por nós o tempo inteiro. ...assim, é impossível para qualquer um de nós fazer, exatamente, duas vezes o mesmo gesto.”
(Crema, 1991)
*
*
*
SISTEMA ÓSSEO
 
FORNECE ALAVANCAS MECÂNICAS PARA OS MÚSCULOS, FAZENDO COM QUE A CONTRAÇÃO PRODUZA OS MOVIMENTOS DO CORPO. A CLASSE, A AMPLITUDE E A POTÊNCIA DOS MOVIMENTOS SÃO SUBORDINADOS A NATUREZA DAS ARTICULAÇÕES, AO COMPRIMENTO DA ALAVANCA ÓSSEA, AO TAMANHO E À CLASSE DOS MÚSCULOS QUE ATUAM E AO PESO DA CARGA QUE DEVER SER MOVIDA.
*
*
*
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
*
*
*
 Constituído por 206 ossos
- Fornece o suporte rígido do corpo; protege órgãos internos; promove ligações cinemáticas rígidas em locais de atamento muscular; facilita ação muscular e o movimento corporal;
-        Propriedades biomecânicas: resistência e rigidez
-      Tipos de ossos: longo (fêmur), curto (capitato carpal), plano ou laminar (esterno, escápula), irregular (vértebra), sesamóides (patela – ossos pequenos).
*
*
*
OSSOS - Compreende 99% do Ca corporal; possuem propriedades de compressão (esponjoso com colágeno permitindo tensão) e estiramento (c/ músculos).
O movimento estimula o crescimento ósseo 
(homem – 21 anos/mulher-18 anos); ginastas devido a sobrecarga e impacto inibe o crescimento e podem levar a desvios posturais.
Quando o crescimento da cartilagem é inibido, é irreversível – fecha epífises, somando com problemas hormonais.
*
*
*
Funções ósseas mecânicas: 
sustentação, proteção de órgãos vitais, pontos de fixação (inserção muscular p/ locomoção);
 
Funções ósseas
fisiológicas:
hematopoiese,homeostase
Mineral(tireóide,calcitonina,h.crescimento,h.reprodutivo).
*
*
*
Diferenças entre os ossos do esqueleto masculino e feminino:  
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SISTEMA ARTICULAR
*
*
*
“Todos os nossos movimentos são pendulares. Em cada articulação há um movimento de pêndulo, e os nossos movimentos, somados, são uma soma incrível de pêndulos e de curvas em movimento. Nosso corpo tem que saber fazer estas integrações.”
(Crema, 1991)
*
*
*
SISTEMA ARTICULAR
A FUNÇÃO DOS MMSS É TRANSPORTAR E MANIPULAR OBJETOS.
OS MMII TÊM A FUNÇÃO DE FACILITAR A LOCOMOÇÃO E A MANUTENÇÃO DA POSTURA ERETA. 
PARA ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS AS ARTICULAÇÕES PROXIMAIS SÃO ENVOLTAS POR GRANDES MASSAS MUSCULARES E TEM GRANDE AMPLITUDE DE MOVIMENTO, PERMITINDO O MOVIMENTO ROTATÓRIO NOS TRÊS PLANOS.
*
*
*
PARA QUE AS EXTREMIDADES DOS MM POSSAM ATINGIR SEU RAIO DE AÇÃO, AS ARTICULAÇÕES INTERMEDIÁRIAS SÃO RESPONSÁVEIS POR AJUSTAR O COMPRIMENTO DO MM. COM O FIM DE REDUZIR O PESO NAS EXTREMIDADES, QUANTO MAIS DISTAL A ARTICULAÇÃO, MENOS MASSA MUSCULAR E MAIS TENDÕES CIRCUNDAM.
*
*
*
Classificação das articulações:
#fibrosas (estabilidade – calota craniana);
#cartilaginosas (união firme, porém flexível. Composição química semelhante ao osso, porém mais hidratada (água) e elástica (colágeno) – sínfise púbica);
#sinoviais (diartrose) Movidas por músculos e tendões, estabilizadas por ligamentos, revestidas por cartilagem hialina e lubrificadas pelo líquido sinovial. Encontrada na cápsula articular. PERMITE MAIOR MOBILIDADE. A Sinóvia lubrifica as superfícies melhorando os deslizamentos durante os movimentos.
*
*
*
-  Ligamentos: 
-  banda de tecido fibroso que une dois ossos adjacentes, 
fixam e limitam articulação;
-       Possuem encaixe mais ou menos congruente;
-        Conexão entre quaisquer partes rígidas do esqueleto;
-        Perda de contato articular: luxação (redução - técnica de recolocação).
*
*
*
OSTEOCINEMÁTICA:
1.    O segmento proximal pode girar contra o segmento distal relativamente fixo e, (MMII) o segmento distal pode girar contra o segmento proximal relativamente fixo (MMII, maioria dos movimentos dos MMSS – traz objetos segurados em direção ao corpo ou os afasta – flexão/extensão dos cotovelos)
*
*
*
ARTROCINEMÁTICA:
Faces articulares variam de planas a curvas 
 (>ria – superfícies relativamentes côncavas e convexas – melhora congruência, aumenta a área de superfície para forças de contato dissipadoras e ajuda a guiar movimentos dos ossos);
- Movimentos; 
*
*
*
MOBILIZAÇÃO E TRAÇÃO ARTICULAR
Técnicas QUE DEVEM SER USADAS JUNTAS de terapia manual que consistem em movimentos lentos, passivos das superfícies articulares. 
Recuperam a ADM ativa normal da articulação, recuperam a distribuição normal das forças e estresses em torno da articulação ou reduzir a dor. 
Indicado: hipomobilidade, rigidez, contraturas articulares, dor articular, limitação da ADM.
Contra-indicado: artrite-inflamatória, neoplasia, doença óssea, envolvimento neurológico, fratura óssea, deformidades ósseas congênitas, distúrbios vasculares da artéria vertebral. (Prentice, 2004)
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SISTEMA MUSCULAR
*
*
*
SISTEMA MUSCULAR
Função muscular: CONTRAÇÃO
-        
 Produzem os movimentos (estática e dinâmica) do corpo;
-        Determina a posição e postura do esqueleto;
-        Tipos: Lisos, cardíacos (ações involuntárias) e ESTRIADO (AÇÃO VOLUNTÁRIA);
*
*
*
-        Músculos Estriados: Formado por miofibras (porção média – ventre), com uma parte fibrosa (extremidades - tendão – fixa músculo ao osso –origem proximal e inserção distal);
Função: contração – aumenta diâmetro e
 diminui comprimento; e relaxamento;
*
*
*
-        RETENÇÃO, ACÚMULO, BLOQUEIO DE ENERGIA 
nódulos, calombos, hiperatrofiação dos músculos, contraturas musculares – não há trocas, não ocorre fluidez, a célula não vai estar sendo nutrida. Devido a pensamentos, por exemplo.
*
*
*
Classificação funcional:
AGONISTAS: músculo é o agente principal na execução do movimento - realiza o movimento;
ANTAGONISTAS: músculo se opõe ao trabalho do agonista - limita e faz movimento oposto;
SINERGISTA: atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado – vários músculos realizam o mesmo movimento, sinergia.
*
*
*
Tipos de contração muscular:
-        isométricas: quando há contração sem movimentação de segmentos, ou seja, a tensão é desenvolvida dentro do músculo mas os ângulos articulares permanecem constantes;
-        concêntrica: quando há contração com a aproximação dos segmentos, ou seja, envolve o desenvolvimento de tensão pelo músculo quando este encurta; GASTO  E
-        excêntrica: quando há contração com afastamento dos segmentos, ou seja, envolve o alongamento do músculo durante o desenvolvimento de tensão. GASTO  E, FORTALECE MAIS. (BARRA)
*
*
*
Tipos de movimentos:
-        PASSIVO: quando há movimento sem contração ativa (há auxílio de força externa); “alguém faz em outra pessoa”
-    ATIVO-ASSISTIDO: quando há movimento com contração + força externa;”ajuda alguém”
-        ATIVO: quando há movimento apenas com a contração; “faço sozinha”
-
ATIVO-RESISTIDO: quando há movimento apenas com contração e resistência.”faço sozinha e consigo resistir a força do outro”
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO
*
*
*
COMO TODO MÚSCULO – QUE É O AGENTE MECÂNICO DA PERSONALIDADE - AO MESMO TEMPO QUE ATUA, DEFINE SENSORIALMENTE A PRÓPRIA FORMA – PROPRIOCEPÇÃO; ASSIM TODA AÇÃO MECÂNICA DO CORPO MODIFICA A ESTRUTURA E O REGIME DA CONSCIÊNCIA ATUAL, NA MESMA MEDIDA QUE ALTERA ALTITUDE E FAZ VARIAR O MOVIMENTO DO CORPO.(...)
 NOSSO APARELHO MOTOR APRESENTA, COMO TÍPICO DO HOMEM, A POSIÇÃO ERETA E A ESPECIALIZAÇÃO FUNCIONAL DA MÃO DIREITA. AMBAS ESTÃO PROFUNDAMENTE ENLAÇADAS COM O CAMPO GRAVITACIONAL DA TERRA.
A MÁ ORGANIZAÇÃO DO APARELHO MOTOR É UM DOS ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA PSICOPATIA, AO MESMO TEMPO EFEITO E CAUSA DOS DISTÚRBIOS NÃO-MOTORES.
 
(GAIARSA, José Ângelo; 1991)
*
*
*
O COMANDO DA FUNÇÃO MUSCULAR CONTA COM:
RECEPTORES (PROPRIOCEPTORES) INFORMANTES AO SNC DA POSTURA,, EQUILÍBRIO E MOVIMENTO.
RECEPTORES MUSCULARES: RESPONSÁVEIS POR ADEQUAR AS FUNÇÕES MUSCULARES AO S.N.C. (AFERENTE - EFERENTE)
-  FUSO MUSCULAR: ENCONTRADOS EM GRANDE QUANTIDADE NOS MÚSCULOS LOCOMOTORES HUMANOS E FUNCIONAM COMO UM DETECTOR DE COMPRIMENTO MUSCULAR. VARIA A QUANTIDADE PELO GRAU DE CONSCIÊNCIA DO CONTROLE MOTOR, OU SEJA, QUANTO MAIS REFINADO O MOVIMENTO SOLICITADO, MAIOR A QUANTIDADE DE FUSO MUSCULAR ATIVADO. AUXILIAM A REGULAÇÃO DO MOVIMENTO E A MANUTENÇÃO DA POSTURA.RESPONSÁVEIS PELA EXTENSÃO DO MÚSCULO.
 ÓRGÃO TENDINOSO DE GOLGI: RESIDEM NOS TENDÕES MUSCULARES E LIGAMENTOS ARTICULARES. DISPOSITIVO DE SEGURANÇA/PROTEÇÃO PARA IMPEDIR SOBRECARGA EXCESSIVA, FORÇA ESTA QUE PODE PROVOCAR LESÃO MUSCULAR. A INIBIÇÃO DESTE RECEPTOR MELHORA O DESEMPENHO NAS PRÁTICAS DESPORTIVAS.
*
*
*
MANIFESTAÇÕES MUSCULARES:
1.FADIGA: A HABILIDADE DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DEPENDE DA DISPONIBILIDADE DE ATP. FADIGA: QUEDA NA TENSÃO SEGUIDA DE EXCITAÇÃO PROLONGADA. 
QUANDO UM INDIVÍDUO FICA CANSADO, O MOVIMENTO CONJUGADO DA COLUNA VERTEBRAL AUMENTA, E DESTA FORMA, O TORQUE VERTEBRAL AUMENTA. O COMPONENTE MAIS DANOSO DA ADAPTAÇÃO NEUROMUSCULAR AO ESTADO DE FADIGA FOI A REDUÇÃONO CONTROLE DA ACURÁCIA E NA VELOCIDADE DA CONTRAÇÃO, A QUAL PODE PREDISPOR UM INDIVÍDUO A INJÚRIA SE A FADIGA MUSCULAR OCORRER.
*
*
*
2.TETANIA: ESTÍMULOS SUCESSIVOS ADMINISTRADOS RAPIDAMENTE, NÃO HAVENDO TEMPO DO MÚSCULO RELAXAR. 
É A FUSÃO DE CONTRAÇÕES SUPERPOSTAS. Descarga espontânea devido a instabilidade da polarização axônica, portanto, um único impulso nervoso é capaz de desencadear uma série de potenciais de ação no nervo e músculo, como ocorre a tetania por hipocalcemia, no espasmo miofacial, com parestesias, cãibras, espasmos, tremores, paralisias, dores musculares, devido a problemas gastrointestinais.
*
*
*
3.CLÔNUS: SUCESSÕES RÁPIDAS DE CONTRAÇÕES E RELAXAMENTOS RÍTMICOS E UNIFÁSICOS/MONOFÁSICOS DE UM GRUPO DE MÚSCULOS, E UNIDIRECIONAIS, DIFERINDO DOS TREMORES BIFÁSICOS E BIDIRECIONAIS.
 
4.DESUSO E IMOBILIZAÇÃO: PREJUDICA FIBRAS MUSCULARES DEVIDO A PERDA DA RESISTÊNCIA E FORÇA E ATROFIA MUSCULAR, COM A DIMINUIÇÃO DOS NÚMEROS E TAMANHOS DAS FIBRAS.
 
*
*
*
5.FASCICULAÇÃO: CONTRAÇÕES INVOLUNTÁRIAS DE GRUPOS DE FIBRAS MUSCULARES, VISÍVEIS DURANTE AO REPOUSO.CONTRAÇÕES BREVES, IRREGULARES, SEM DESLOCAMENTOS ÓSSEOS.
 
6.CONTRATURAS: ESTADO DE RESISTÊNCIA PROLONGADA AO ALONGAMENTO PASSIVO NUM MÚSCULO. A CONTRATURA FISIOLÓGICA RESULTA DE AGENTES MEÂNICOS, QUÍMICOS OU OUTROS QUE ATUAM DIRETAMENTE SOBRE O MECANISMO CONTRÁTIL SEM ENVOLVER UM POTENCIAL DE AÇÃO (descarga elétrica que despolariza a fibra muscular). (MÚSCULO FADIGADO, IMOBILIZADO)
 
*
*
*
7.CÃIBRAS: DURANTE UM EXERCÍCIO VIGOROSO OU DURANTE O SONO, PESSOAS SADIAS PODEM SENTIR CONTRAÇÕES INVOLUNTÁRIAS, CONTINUADAS E DOLOROSAS DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS. INDUZIDA POR UM ESFORÇO VOLUNTÁRIO MÁXIMO ENQUANTO O MÚSCULO ESTÁ NA POSIÇÃO ENCURTADA. A DOR É PROPORCIONAL AO NÚMERO DE UNIDADES ATIVAS. 
A CAUSA PODE ESTAR NO MÚSCULO, EM NERVOS PERIFÉRICOS OU NA PARTE CENTRAL DO SISTEMA NERVOSO: fadiga local; rápidas alterações na temperatura muscular profunda (esforço sem aquecimento); esforço extremo numa contração muscular continuada (músculo encurtado); circulação restrita (roupa apertada ou contração estática prolongada); sudorese excessiva (desequilíbrio de íons).
*
*
*
8.ESPASMO: ASSEMELHA-SE A UMA CÃIBRA, MAS TENDE A SER MENOS INTENSO E MAIS PERSISTENTE. FREQÜENTES APÓS OS EXERCÍCIOS, LOMBALGIAS.
 
9.ESPASTICIDADE: HIPERTONIA OCORRIDA EM MÚSCULOS ANTIGRAVITACONAIS. MANTÉM MMSS EM FLEXÃO E MMII EM EXTENSÃO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais