Buscar

resenha sobre cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL- UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EAD
DISCIPLINAS: Processos de Trabalho e Serviço Social; Trabalho e Sociabilidade. 
	RESENHA
	Segundo o que diz a autora Raquel Gentilli no artigo em que trata da fruição da cidadania como produto do trabalho profissional do serviço social. O pensamento sobre cidadania nasce quase que insignificante á participação de indivíduos de uma sociedade para que possam fazer parte da ideia de emancipação.
A noção tradicional de cidadania, vinculada á organização dos estados democráticos modernos, implica num sistema na participação politica por meio do processo eleitoral, com base no sufrágio universal e na condição de membro da sociedade civil, regulada por dispositivos legais (GENTILLI, pag.9 ), como podemos perceber o sufrágio universal, foi um grande acontecimento, no qual se deu o reconhecimento de direito á participação politica.
Com a evolução desses acontecimentos históricos, evolui também a sociedade moderna, ou seja, o processo de industrialização capitalista, gerando grandes transformações, acabando com os tradicionais laços de servidão e paroquialismo medievais, surgindo novos indivíduos que necessita livrar-se dessa nova ordem, pois o processo de modernização impõe novas relações jurídicas ,principalmente quanto a necessidade de estabelecer a liberdade instituições e pessoas, gerando reconhecimento social, ou seja, garantir os direitos civis.
A partir desses novos atores sociais, organizados a partir de um sistema normativo, instala-se a esfera publica burguesa, sendo que essa ainda é insuficiente. O desenvolvimento social e cultural da sociedade burguesa, cujo progresso tecnológico e cientifico permitiu a participação generalizada das grandes massas populacionais nos mecanismos de troca do mercado, requereu dos governos –já no séc. XX- uma intervenção mais efetiva nos níveis de bem estar da população, sobretudo dos segmentos assalariados situados próximos aos níveis de maior pobreza (GENTILLI. pag,8), estando organizados os atores sociais exigiram dos governos uma ação mais eficaz no que se trata do bem estar, principalmente dos assalariados que se encontram em maior situação de pobreza.
O estado intervém, generalizando acessos á direitos e benefícios sociais, como saúde, previdência, educação, habitação e assistência promovendo cidadania á população mais pobre e tornando os novos sujeitos em “sujeitos de direitos”. cidadania que evoluiu com o desenvolvimento da sociedade moderna, com o desenvolvimento da industrialização capitalista e das instituições de direitos que durante todo esse processo histórico manifestaram o principio da cidadania.
 GENTILLI, Raquel. A fruição da cidadania como produto do trabalho do profissional do Serviço Social” In, Representações e práticas: identidades e processo de trabalho no Serviço Social. São Paulo. Veras, 2006.

Outros materiais