Buscar

Materiais da Construção Civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Materiais da Construção Civil II
Sobre o conceito de argamassa, assinale a alternativa correta:
Argamassa é um material de construção composto por uma combinação homogênea de um ou mais aglomerantes inorgânicos, agregado miúdo e água.
A ___________________ é a propriedade pela qual a argamassa tende a conservar-se deformada após a retirada das tensões de deformação.	
Plasticidade
 Em relação aos agentes tensoativos presentes nos aditivos do tipo plastificante, por exemplo, analise as afirmações quanto ao seu mecanismo de ação.
I) São moléculas com extremidades laterais com cargas negativas
II) Um dos lados adere aos grãos de cimento (superfície positiva).
III) O lado com carga negativa fica exposto.
IV) A repulsão elétrica entre as cargas negativas afasta os grãos de cimento cobertos pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade, pois reduz o atrito entre as partículas de cimento.
V) A repulsão elétrica entre as cargas negativas afasta os grãos de cimento cobertos pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade, pois aumenta o atrito entre as partículas de cimento.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II, III e IV estão corretas; 
Os aditivos que trazem flexibilidade no tempo de pega do concreto, aumentando o tempo de trabalhabilidade e acabamento do concreto, sendo adequados para aplicações mais complexas em condições de climas quentes são os do tipo:
R
Existem alguns tipos de impurezas presentes nas águas. Considere sobre tais impurezas.
I) Substância em suspensão, cita-se o silte e a argila que se evidenciam através da turbidez da água.
II) Nas argilas observa-se que uma mínima quantidade dessa partícula até mesmo bem esparramada em dimensões extremamente finas com diâmetros inferiores a 2 micrometros.
III) Partículas de silte ou de argilas por serem muito finas apresentam alto grau de reatividade eletrostática, sendo atraídas ao redor da superfície dos agregados fechando com isso os poros existentes na pasta do cimento.
IV) Quanto mais fina forem as partículas, mais suspensas elas ficam devido a sua baixa densidade específica, deixando a água turva.
V) Quanto mais fina forem as partículas, menos suspensas elas ficam devido a sua alta densidade específica, deixando a água mais limpa.
Quanto às afirmações acima:
I, II, III e IV estão corretas;
A substância em solução localizada nas águas naturais são formadas predominantemente por sais do qual se manifesta pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
 I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
Sobre a resistência à compressão e a resistência à tração simples, assinale a alternativa correta:
Tração: caracteriza-se pela tendência de alongamento do elemento na direção da força atuante, quando a força age da extremidade para o exterior do material. 
A resistência à tração do concreto pode ser determinada por alguns ensaios diferentes, a partir disso, considere as afirmações.
I) Ensaio de tração axial.
II) Ensaio de compressão diametral.
III) Ensaio de flexão de vigas.
IV) termo resistência à tração que aparece nas normas de projeto refere-se à resistência à tração axial (tração direta), fct.
V) Ensaio de tração na compressão.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II, III e IV estão corretas
O trajeto a ser percorrido pelo caminhão-betoneira deve ser preparado, seja dentro do canteiro ou fora dele, para evitar atrasos e perda do concreto. Analise as afirmações referentes à essa situação.
I) Nas obras urbanas, o acesso para o caminhão-betoneira deve permitir manobras do caminhão seguinte, de forma que a continuidade não seja prejudicada. Prever local próximo do canteiro para estacionar o caminhão que estará esperando para descarregar. É necessário sinalizar as manobras dos caminhões com a colocação de cones refletivos, fitas e luzes de sinalização, quando for o caso.
II) Quando utilizar concreto bombeado, prever os acessos e local de estacionamento para os caminhões e a bomba. O estacionamento para dois caminhões-betoneira, próximo à bomba, a fim de manter o fluxo contínuo de bombeamento
III) Antes da descarga do caminhão é necessário fazer uma avaliação da quantidade de água do concreto, verificando se a consistência está de acordo com o que foi especificado na nota fiscal (pedido). A falta de água torna o concreto menos trabalhável, podendo criar ninhos de concretagem (bicheiras) e água em excesso reduz a resistência do concreto.
IV) A consistência é avaliada pelo ensaio de abatimento ou também chamado de Slump Test, que tem como objetivos de determinar da trabalhabilidade e controlar a quantidade de água adicionada no concreto fresco. A simplicidade deste ensaio o consagrou como o principal controle de recebimento do concreto na obra. Embora limitado, expressa a trabalhabilidade do concreto através de um único parâmetro: abatimento.
V) Não se deve esperar o caminhão-betoneira chegar na obra primeiro e depois organizar a equipe e equipamentos.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas. 
Em relação ao concreto auto adensável, também conhecido por CAA, considere as afirmações a seguir.
I) É o concreto em que nenhuma vibração interna ou externa é necessária para a sua compactação. É compactado por si só devido sua alta densidade.
II) São concretos bombeáveis, elaborados com certas características de fluidez, necessárias para serem bombeados através de uma tubulação.
III) A característica de fluidez é obtida com o uso de aditivos do tipo superplastificantes (SP) que quebram a tensão superficial da molécula de água do concreto, fazendo com que ele tenha ótima fluidez. Estes aditivos também reduzem a quantidade de água, mantendo uma relação água/cimento menor para não comprometer sua resistência.
IV) Podem ser aplicados em peças com elevada taxa de armadura, peças esbeltas (baixas espessuras com a mesma resistência) ou em locais onde a vibração é difícil.
V) Por ser fluido e com granulometria contínua tem a sua bombeabilidade facilitada o que possibilita ser lançado a maior altura e/ou a grandes distâncias.
 Quanto às afirmações acima:
 Todas as afirmações estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes