Buscar

AVALIANDO EPIDEMIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Qual das afirmativas a seguir não diz corretamente as competências e os critérios utilizados pela Comissão de padronização de Medicamentos (COP)?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	a) Estudar todos os medicamentos sob todos os aspectos, com o clínico, o biofarmacocínetico e o químico, o comercial entre outros.
	
	
	e) Agrupar os medicamentos por grupo farmacológico para facilitar comparações.
	
	
	c) Com o corpo clínico pesquisar quais as necessidades básicas de medicamentos.
	
	
	d) Analisar as características da população que se destinará a padronização
	
	
	b) Estabelecer normas para importar exportar ou reimportar medicamentos
	
	
		2.
		O hospital, para exercer suas funções, conta com a unidade de farmácia hospitalar, cuja finalidade é garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes através do uso seguro e racional de medicamentos. Todas as propostas abaixo constituem vantagens conseguidas com a padronização de medicamentos numa farmácia hospitalar, exceto:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Para os pacientes, existe a confiança do uso do medicamento correto, e a satisfação psíquica por não necessitar do serviço de familiares para a aquisição de quaisquer outros remédios pertinentes ao seu tratamento, dos quais o hospital não disponha.
	
	
	Fica mais fácil a realização de ações de farmacovigilância, visto que, com um número mais restrito de medicamentos, possibilita aumentar a experiência e o nível de conhecimento dos prescritores e dispensadores, facilitando o monitoramento e a identificação de reações adversas.
	
	
	O serviço de enfermagem se beneficia através da melhor interação com o corpo clínico médico, com o uso da mesma linguagem quanto a nomes e fórmulas de medicamentos e a familiarização com os produtos padronizados.
	
	
	Para a farmácia, implica em melhor controle de estoques através da maior diversidade de produtos, uma vez que fornece um arsenal maior de medicamentos ao corpo clínico, viabilizando uma melhor resposta dos pacientes aos tratamentos disponíveis.
	
	
	O hospital se beneficia com a padronização através da redução do custo dos estoques, da redução de pessoal ligado às estratégias de controle dos mesmos e da redução do espaço físico destinado às acomodações da farmácia.
	
	
		3.
		A Política Nacional de Medicamentos (PNM) aprovada pela portaria 3.916/98 foi elaborada após amplas discussões coordenadas pelo Ministério da Saúde com finalidade de fortalecer os princípios e diretrizes constitucionais. Além disso essa política reconhece a relevância estratégica da assistência farmacêutica. De acordo com a PNM qual é a diretriz que estabelece as questões relativas ao registro de medicamentos, autorização de funcionamento de empresas, bem como as restrições e eliminações de produtos que possam ser considerados inadequados ao uso? Marque a alternativa correta.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	regulamentação sanitária de medicamentos;
	
	
	reorientação da assistência farmacêutica;
	
	
	uso racional de medicamentos;
	
	
	adoção da relação de medicamentos essenciais;
	
	
	desenvolvimento científico e tecnológico;
	
	
		4.
		A Farmácia Hospitalar necessita atender de maneira integral as necessidades do hospital e para isso alguns ambientes são necessários. Segundo a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (1997), para o funcionamento de uma unidade de Farmácia Hospitalar devem existir, no mínimo, os seguintes ambientes:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	área para dispensação, área para armazenamento, área para farmacotécnica e orientação farmacêutica.
	
	
	área para armazenamento, área para dispensação, área para farmacotécnica e central de saneantes.
	
	
	farmácia ambulatorial, área para farmacotécnica, área para administração e unidade de nutrição enteral
	
	
	área para administração, área para armazenamento, área para dispensação e orientação farmacêutica.
	
	
	área para dispensação, central de saneantes, farmácia ambulatorial e unidade de nutrição parenteral.
	
	
		5.
		Com relação aos critérios utilizados para a realização adequada de uma seleção de medicamentos no ambiente hospitalar, o procedimento mais adequado é:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Eleger novos antibióticos para o tratamento de infecções causadas por microorganismos não resistentes a antibióticos padronizados.
	
	
	Priorizar formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de fracionamento e adequação de faixa etária.
	
	
	Incluir medicamentos de comprovada eficácia terapêutica, baseando-se na literatura disponibilizada pela indústria farmacêutica.
	
	
	Evitar considerar as necessidades epidemiológicas da população atendida, para não induzir a escolha equivocada dos medicamentos a serem padronizados no hospital.

Outros materiais