Buscar

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 A separação das letras da palavra em balões contribui para expressar a seguinte ideia: (IMAGENS DE PESSOAS INDO E VINDO COM O NOME SOLIDÃO.) DIFICULDADE DE CONEXÃO ENTRE PESSOAS
2 Como Ran tenta convencer os eleitores? Pelo tipo de texto: (SOU BONITO...) TEXTO DESCRITIVO
3 Se a leitura é uma atividade que necessita de intensa participação do leitor, é correto: O LEITOR MOBILIZA ESTRATÉGIAS PARA PARTICIPAR, DE FORMA ATIVA, DA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO.
4 Bom... eu nasci em Sarandi né... e aos quatro anos eu fui pra Castelo Branco né,... i... i depois de treis anos, quando  eu completei sete anos né... eu fui pra escola qui... qui... era a coisa que eu queria mais fazê é istudá... daí... Chegano na escola eu gostei muito né...”
A informação inadequada sobre o texto é: HÁ PARAGRAFAÇÃO E ACENTO GRÁFICO.
5 A seguir, a apresentação de um texto. Assinale a alternativa que trata adequadamente a linguagem constituída no texto.(CETAS COM PALAVRAS PLANEJAR, ORGANIZAR...) As palavras do texto não estão soltas, porque as flechas as organizam. Assim, palavras e flechas formam um texto verbal e não verbal concomitantemente.
6 A tira é do famoso Ran, personagem que aparece em situações engraçadas e, muitas vezes, críticas. Ran é um candidato e usa as descrições de si mesmo como argumento para adesão de votos.
7 Dados os trechos I, II e III, indique a alternativa correta quanto ao tipo de texto: 
I. “A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.” (A. Maximiano)
II. “A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.” (Hernan Alday)
III. “Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing.” (R. Tomasko) 
	 I – DESCRITIVO; II - ARGUMENTATIVO; III - NARRATIVO.
	
8 Imaginemos um recém graduado, nascido e criado no centro urbano, como por exemplo SP, e é convidado para trabalhar com parceiros do interior, o recém graduado deve CONSIDERAR COM NATURALIDADE O FATO DE QUE A LINGUA VARIA GEOGRAFICAMENTE
9 Leia o titulo morangos mofado. O titulo provoca que estratégia de leitura: O LEITOR LEVANTA HIPOTESE SOBRE O ASSUNTO DO TEXTO
10 O MSN advem da nova tecnologia e sobre ele podemos considerar que: É um texto híbrido, uma vez que é escrito, mas recorre a muitas características da língua falada.
11 O Banco do Brasil, por exemplo, distribui para seus clientes um folder sobre aplicação para a família toda... O FOLDER DISTRIBUÍDO POSSUI UM LEITOR ESPECÍFICO, OU SEJA, NÃO É PARA QUALQUER PESSOA QUE ADENTRE O BANCO.
12 O fragmento a seguir é do texto “A vaguidão específica”, de Millôr Fernandes:
“- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisas com elas. Ponha no lugar do outro dia.”
Leia as considerações seguintes:
Trata-se de um texto escrito, cujos referentes – “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. – não são possíveis de recuperar.
Se fosse um texto oral, os referentes são recuperáveis na própria situação discursiva, bastando, por exemplo, apontar para eles.
O texto de Millôr Fernandes é um ótimo exemplo de marcas da oralidade na produção escrita.
	TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
	
13 Um dos aspectos fundamentais do processo da leitura é a hipótese. Por meio do titulo, por exemplo, o leitor pode inferir... qual titulo pode ser relacionado á hipótese de que o livro faz parte da literatura da pedagogia:CURSO DE PEDAGOGIA: CONQUISTA E DESAFIOS.
	Curso de pedagogia: conquistas e desafios.
	
 
	14 “A cabra e o asno viviam no mesmo quintal. A cabra ficou com ciúme, porque o asno recebia mais comida. Fingindo estar preocupada, disse:
- Que vida a sua! Quando não está no moinho, está carregando fardo. Quer um conselho? Finja um mal-estar e caia num buraco.
O asno concordou, mas, ao se jogar no buraco, quebrou uma porção de ossos. O dono procurou socorro.... A NARRAÇÃO, A QUAL É MARCADA POR SUCESSÃO DE AÇÕES.
15 dadas as consideraçõe, indique a adequada sobre gênero textual: LETRA A DIVERSIDADE EM SUA MANIFESTAFÇAO.
16 - Leia as considerações sobre gênero: Noção de gênero relaciona-se às necessidades sociais de comunicação. Na prática comunicativa, nós produzimos textos. Os gêneros textuais são isentos de marcas ideológicas. LETRA D I E II ESTÃO CORRETAS.
17 - Na frase: “Um disse a verdade o outro a mentira”, indique a alternativa correta do ponto de vista da vírgula: letra c “Um disse a verdade, o outro, a mentira.”
18 - O anúncio faz intertexto com a Bíblia para: LETRA A - REITERAÇÃO DE IMAGENS.
19 - 
	A concisão de um texto implica, entre outros aspectos, o cuidado de não usar clichês e evitar repetição, tais como nos exemplos abaixo, exceto em: 
	Em resposta ao seu ofício.
	
20 - 
	Assinale a alternativa em que a vírgula está empregada incorretamente:
	
	Uma das características mais importantes da administração sistêmica, reside no fato de serem as organizações vistas como sistemas dentro de sistemas.
21 - Chamamos de encadeamento o inter-relacionamento de enunciados sucessivos, com ou sem elementos explícitos de ligação. Portanto, podemos ter encadeamento por justaposição (sem a presença do articulador/conector) ou por conexão (quando o conector está presente no texto). Leia os enunciados: 
	C - Apenas o enunciado I tem encadeamento por justaposição.
	
22 - Dadas as frases, assinale a alternativa que indica corretamente o uso do “por quê”: a 
	porque – por que.
	23 - 
	Em cada frase, o uso da vírgula tem um motivo. Assinale a alternativa em que a vírgula é usada para intercalar: c
	O café, devido à sua abundância, vem caindo de preço.
	
24 - Na tirinha de humor de Thaves, um cágado fala para o outro: “Só os cágados têm noção exata de como é importante acentuar as palavras corretamente.” Além daacentuação, qual outro recurso é fundamental na escrita? D
	Vírgula.
	
	25 Qual exemplo abaixo representa melhor um texto administrativo conciso e claro, adequado para o leitor-cliente? B
	Solicitamos o pagamento das mensalidades até as datas de vencimento constantes do carnê.
	26 Sobre uma lista de compra de mercado, desconsideramos que: E A lista seja um texto, porque não há parágrafos; apenas um amontoado de palavras soltas.
	“27 - A equipe brasileira deverá vencer a competição. Não só possui os melhores atletas, como também o técnico é dos mais competentes. Além disso, tem treinado bastante e está sendo apontada pela imprensa como a favorita.” Nesse enunciado, há a recorrência da relação discursivo-argumentativa do tipo:
	D Conjunção.
	
28 “Magda, desta parte quem cuida é o suporte técnico. Por favor, envie uma mensagem para eles, apresentando, com clareza, a sua dúvida que prontamente será atendida.” Neste recado, o leitor depara-se:
	D - Com um referente não explícito para o pronome “eles”.
	
	
	
	
	
	
 
	
	
 
	
	
	
	4 0 p

Outros materiais