Buscar

A arte do ponto de vista da comunicação Cinema puc minas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A arte do ponto de vista da comunicação
*
*
Uma das características que, historicamente, mais representam a arte é a de que ela está diretamente relacionada com a beleza (estética, para a filosofia). 
Mas então toda representação da beleza seria arte?
O filósofo norteamericano George Dickie, em seu livro “O que é a arte?”, faz uma dissociação fundamental entre a estética e a arte.
Para ele, o estético (ou o que consideramos beleza) tem a ver com a experiência individual.
E o artístico (como obra de valor artístico) tem a ver com a experiência social proporcionada por aquilo que o indivíduo reconhece como produção do grupo social ao qual pertence.
*
*
Então, para a comunicação, os elementos mais importantes da arte seriam as relações entre o público e o artista e entre o artista e as tradições.
Aqui a arte seria, então, um conjunto de gêneros artísticos (pintura, literatura, teatro, dança, música) ligados entre si por uma certa interdependência que leva em conta seu tempo e seu espaço.
O valor institucional da obra de arte então pressupõe a compreensão do contexto no qual a obra é apresentada.
*
*
*
*
*
*
Os filósofos se interessaram pela arte para perceber qual a influência dela na vida social dos indivíduos.
Por isso, Platão expulsou os poetas da República; por isso, a Igreja condenou as seduções na arte.
Progressivamente na história do mundo, a arte vem sendo entendida como uma produtora de sentidos, porque ela cria uma relação social com o indivíduo que lhe apresenta um sentido revelado e outro oculto.
Ou seja, a obra de arte é um enigma que será interpretado pelo sujeito, a partir das influências que a obra provoca no indivíduo, despertando nele compreensões e emoções nem sempre desejadas ou esperadas.
*
*
Segundo a filósofa Hannah Arendt, é a atitude, o lugar e as expectativas perante a arte que são o ponto de partida da reflexão sobre o fenômeno cultural.
Simplificando: perceber uma obra de arte implica em ter consciência do significado (ato pelo qual o artista toma posse dos meios de expressão e os mobiliza na produção de uma forma dirigida a um destinatário) e pelo significante (que compreende outras relações de sentido que a forma provoca).
Por isso, quando a comunicação recorre à arte para falar com seus públicos, ela procura se utilizar das diferentes formas de ação ou de influência que a arte é capaz de provocar. 
*
*
A compreensão das relações profundas entre os seres humanos, as que transcendem o imediato, deve ser elaborada em função do que os seres humanos construíram, conservaram, transmitiram: as obras do espírito que eles criaram em uma forma durável e acabada e que manifestam o que há de mais autêntico em sua visão.
Jean Caune
Cultura e Comunicação – convergências teóricas e lugares de mediação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais