Buscar

RESUMO DE DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTRATOS DE TRABALHO
Diferenças:
As obrigações são praticamente as mesmas, o que diferencia é que:
- Determinado: Não tem aviso prévio e multa de 40% do FGTS; A duração máxima é de 2 anos; A ruptura antes do prazo ocasionará o pagamento de uma multa para reparação de danos (…); Possibilita a estabilidade provisória.
- Indeterminado: Dissolução por ato unilateral, visa-se a garantia de emprego.
Estabilidades provisórias na legislação do trabalho:
- Gestante: desde a concepção até 5 meses após o parto;
- Acidente de trabalho: 1 ano após o retorno do afastamento por acidente;
- Membros da CIPA, Dirigente sindical e Membros das comissões de conciliação prévia: Desde o registro da chapa, até 1 ano após o termino do mandato.
Contrato de prazo determinado:
O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo, de atividades empresariais de caráter transitório ou de contrato de experiência.
- Só poderá ser prorrogado por uma única vez;
- Poderá ser renovado várias vezes, desde que não ultrapasse 2 anos no total e que tenha um intervalo de 6 meses entre um contrato e o outro.
- O contrato de prazo determinado se transformará em prazo indeterminado quando for prorrogado por mais de uma vez, for superior a dois anos, for renovado antes do prazo de 6 meses entre um contrato e o outro ou quando a soma das renovações exceder o limite de dois anos.
- Se dará a extinção das relações de contrato quando: Terminar o contrato, houver mutuo consentimento, justa causa ou razão abusiva por uma das partes.
- Ocorrerá a suspensão do contrato para serviço militar ou outro encargo público não interrompendo a fluência do prazo, salvo combinado em contrato.
- Anotações na CTPS e o empregado tem o direito de receber indenização paga na base da maior remuneração que tenha recebido na mesma empresa, desde que não tenha dado motivo para cessação das relações de trabalho.
EXECUÇÃO DO CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO
Obrigações do empregado:
- Prestação do trabalho: Intuito personae (a pessoa que foi contratada que tem que prestar o serviço); pode ser trabalho em domicílio (pode ter a ajuda de familiares); suas obrigações não se transmitem a seus sucessores; sem o consentimento do empregado não é lícito cedê-lo a terceiros; e ter como objeto da prestação do trabalho (princípio geral comum aos contratos) a boa fé.
- Diligencia (fazer as coisas dentro da normalidade, zelo, cuidado): É o meio de colaboração do empregado com a empresa; aferição da diligência é profissional e não pessoal; a capacidade produtiva tem que ter pelo menos um padrão médio; o parâmetro(padrão) da diligência é profissional e não pessoal; e os fatores que conduzem a rendimento medíocre são: dolo (justa causa), negligencia -desinteresse, desleixo, imperícia- (advertência→reincidência→demissão) e enfraquecimento das forças para o trabalho (nenhuma falta).
- Dever de obediência: Cumprimento de ordens desde que lícitas, não contrárias à moral, não ofensivas à dignidade e que não acarretem perigo à saúde ou à vida. No caso de indisciplina ou insubordinação constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.
- Dever de fidelidade: Aspecto genérico: zelar pelo bom nome e interesse da empresa. Aspecto específico: Sigilo dos segredos da empresa e constituirá justa causa para rescisão do contrato de trabalho a concorrência negocial (negociação habitual a conta própria ou alheia, sem permissão do empregador). Cargos de confiança – dever de lealdade.
Obrigações do empregador:
- Assegurar ao empregado a qualificação profissional em que se deve investir por força do contrato.
- Prover(fornecer) de meios a execução do trabalho: Local, instrumentos de trabalho, matéria-prima, instruções; garantia de moralidade no trabalho e no ambiente de trabalho; ressarcimento dos danos resultantes de perdas a seu serviço.
- Pagamento do salário (prestação principal devida pelo empregador ao empregado, pelos trabalhos não eventuais que, sob dependência lhe presta).
- Remuneração: Um todo suscetível de decompor-se em salário e outras parcelas que não se incorporam ao salário (ex: salário + gorjeta = remuneração).
- A classificação dos sistemas de salário se dão pela retribuição do empregado por unidade de tempo (hora, dia, semana ou mês) e unidade de obra (rendimento do empregado) ou ambas. Salário misto= Unidade de tempo + unidade de obra.
- Comissões: é a forma de pagamento comum ao trabalho autônomo e ao trabalho subordinado.
- Exprimem salário: retribuição se dá exclusivamente à base de comissão;
- Integram ao salário: Parte fixa + comissão;
- Salário mínimo garantido;
- Formas de comissão: percentual ou valor sobre cada negócio;
- Comissão indireta: Zona de trabalho do comissionista e empregado sob sua chefia;
- Natureza jurídica: A comissão é a modalidade de retribuição por unidade de obra;
- Fatores extrapessoais e extracontratuais;
- Direito às comissões: Depois de ultimada a transação que se referem;
- Comissões nas transações por prestação sucessiva: Pagamento proporcional à respectiva liquidação;
- Pagamento das comissões: Mensal (até 10 dias do mês subsequente) e quinzenal (até 5 dias da quinzena subsequente);
- O pagamento de empregados pracistas e viajantes deve ser mensal;
- Fixação do prazo pelo contratante: O prazo não pode exceder a 3 meses;
- A extinção do contrato de trabalho não prejudica o pagamento das comissões.
- Ajuda de custo e diárias para viagem: é a cobertura de gastos extraordinários do empregado no cumprimento do contrato.
- Eventual: carecem de caráter remuneratório;
- Abonos: são quantias espontaneamente concedidas pelo empregador ao empregado;
- Representam salários para todos os efeitos legais;
- Prêmios: é o estímulo dado ao empregado em proveito da própria empresa.
- Prêmio rendimento: Condiciona-se a operosidade do empregado (integra-se ao salário)
- Prêmio liberalidade: sujeito a discriocionalidade do empregador
- Gratificações convencionais e legais:
- Gratificação convencional: gratificação de produtividade, quebra de caixa, tempo de serviço, etc.
- Gratificação do bancário: menos direção, gerencia, chefia, etc;
- Gratificação de natal/13° salário: no qual o pagamento é realizado em 2 parcelas ( 1º 30/11 e a 2º 20/12), 1/12 da remuneração devida do mês, para ser considerado mês integral deverá ter trabalhado mais de 15 dias, no caso do salário variável é computado o valor do 13º salário até o dia 10/01;
- Adicionais: São quantias pagas ao empregado por determinação legal em consequência do trabalho em condições adversas.
- Adicional noturno para trabalhadores urbanos: de 22 ás 5h, duração da hora noturna 52'30'', pelo menos 20% sobre a hora normal, nos horários do sistema ou revezamento é devido adicional noturno e é devido ao vigia noturno.
- Adicional de transferência: É vedado a transferência de empregado para localidade diversa daquela constante do contrato sem a sua anuência; não se considera transferência aquela que não acarretar a mudança de domicílio; não se aplica a proibição aos empregados que exerçam cargo de confiança ou aqueles cujos contratos tenham de forma explicita ou implícita a transferência; o adicional somente será devido se a transferência ocorrer por real necessidade de serviço; direito a suplemento salarial; é licita a transferência quando ocorrer a extinção do estabelecimento em que trabalha o empregado; o valor do adicional será de 25% sobre o salário do empregado; o adicional é indevido nas transferências definitivas.
- Adicional de insalubridade: É considerado atividade insalubre aquelas que exponham o trabalhador à agentes nocivos a saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição a seus efeitos. Regulamentação administrativa dada pela Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho. Percentuais, base de incidência e reflexos na remuneração: (10 % atividade de grau mínimo, 20%para atividade do grau médio e 40% para atividades em grau máximo). Incide sobre o salário mínimo ou salário de categoria / o adicional pago em caráter permanente integra a remuneração para calculo da indenização. Para a prorrogação das jornadas é necessário a autorização previa das autoridades competentes em matéria de higiene do trabalho. Não integra a remuneração para efeito de calculo das horas extras. O trabalho executado, em caráter intermitente, em condições insalubres, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional. O duplo agente insalubre não gera duplo pagamento. A perícia é obrigatória. No caso da neutralização da insalubridade, o adicional é eliminado. O uso de EPI é obrigatório.
- Adicional de periculosidade: É o trabalho com inflamáveis, explosivos, alta tensão, radioatividade e motocicleta; percentual, base de incidência e reflexos remuneratórios; contrato permanente, intermitente ou eventual com áreas de risco; periculosidade + insalubridade= Apenas um dos adicionais; pericia obrigatória. 30%
- Adicional de horas extras: É quando o trabalho é superior à 8h semanais, 44h semanais e 220 mensais ou com turno de revezamento superior a 6h; isso ocasiona em um adicional de no mínimo 50% sobre o salário; Permissão para o aumento de 2h da jornada diária; a supressão das horas extras habituais de mais de 1 ano gera para o empregado o direito à indenização (média das horas trabalhadas nós últimos 12 meses) correspondente ao valor de 1 mês das horas suprimidas para cada ano; ocorrendo necessidade impiedosa, poderá a duração do trabalho exceder do limite legal ou convencional, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto; as pessoas que exercem atividades externas incompatíveis com a fixação de horário de trabalho (deve estar anotado na CTPS) e os gerentes, diretores e chefes de departamento são excluídos do pagamento de hora extra; regime de compensação (banco de horas); os empregados em regime de trab. parcial (duração não excedente a 25h semanais) não podem prestar hora extra; hora extra intinere (tempo gasto pelo empregado em trajetos que o transporte público não atinge, são adicionados a hora de trabalho); os intervalos concebidos pelo empregador, na jornada de trab., não previstos em lei, representam tempo à disposição da empresa, remuneradas como serviço extraordinário, se acrescidos do adicional previsto em lei ou convenção coletiva de trabalho.
- Salário mínimo: é o salário fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim. A 1º tabela do salário mínimo foi em 01/05/1940.
- O pagamento do salário deverá ser realizado no local de trabalho, em um dia útil dentro do horário de serviço ou imediatamente após o encerramento deste, por meio de um contra-recido assinado pelo empregado (caso seja analfabeto tem que ter a impressão digital) ou recibo a rogo. A mora salarial é o pagamento da parte incontroversa das verbas rescisórias, sob pena de acréscimo de 50%.
- Salário família: destina-se a auxiliar o trabalhador no sustento e educação de seus dependentes menores de 14 anos, ou inválido. O empregado é o titular do sal. Família. E cessará o direito ao benefício em cado de morte de dependente, implemento de idade, final da relação de emprego ou cessação de invalidez.
- Salário maternidade: É a remuneração paga à gestante durante 120 dias por ocasião de parto.
- Salário “in natura”: pagamento por meio do fornecimento de utilidade como alimentação (até 20% sobre o salário), habitação (até 20% sobre o salário), vestuário e etc. menos bebida alcoólica ou droga. O total será de até 70% do salário mínimo. Não serão consideradas como salário in natura: Uniformes e EPI's, educação (mensalidades, livros e materiais didáticos), trasporte para o deslocamento do empregado, assistência medica, seguros de vida e de acidentes pessoais, previdência privada e vale cultura.
- Dentre as medidas de proteção ao salário estão: o pagamento pessoal, no caso de morte do empregado os direitos se transferem aos sucessores, proteção contra credores do empregador (os créditos resultantes da totalidade são considerados créditos privilegiados na falência), proteção contra credores do empregado (são absolutamente impenhoráveis – não pode ser utilizado como pagamento de dividas – todas as parcelas salariais e previdenciárias devidas aos empregados. Derroga/abolir a regra de impenhorabilidade nos casos de pensão alimentícia à esposa e aos filhos.
- Equiparação salarial: Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade, seguindo assim a o princípio da igualdade de todos perante a lei. Preliminares: diferença de tempo de serviço entre o equiparando e o paradigma não pode ser superior a 2 anos na função; quadro de carreira (promoção alternada por antiguidade e merecimento ou homologação pelo ministério do trabalho) e o empregado readaptado (por motivo de deficiência física ou mental atestada) não servirá como paradigma. Requisitos básicos: Identidade de funções de natureza não eventual, trabalho de igual valor, mesma empresa e mesma localidade e existência de paradigma (pessoa para se fazer a comparação). A falta de qualquer um dos requisitos básicos elide/elimina a pretensão.

Outros materiais