Buscar

Resumo Introdução à Psicologia AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo introdução à Psicologia AV1
Objeto de estudo da psicologia é a subjetividade.
A subjetividade é o que cada um de nós vai construindo, conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando experiências da nossa cultura. É uma forma de sentir, sonhar, amar e fazer com que cada um de nós esteja em constante transformação.
Psicologia Científica X Senso Comum
A tendenciosidade da percepção tardia e o julgamento superconfiante, ilustram porque não podemos acreditar somente na intuição e no senso comum.
A percepção tardia é a tendência de acreditar que determinada situação era óbvia, depois que a situação aconteceu. Também conhecido como fenômeno eu-sabia-de-tudo-de-antemão. O que também contribui para o julgamento superconfiante.
Senso Comum: É conhecimento que acumulamos do nosso cotidiano, passado de geração em geração, que envolve teorias psicológicas, médicas, física etc. Este conhecimento influencia diretamente nosso comportamento.
Exemplos de teorias de senso comum: “Manga com leite faz mal”, “Briga de marido e mulher, não se mete a colher”, “Os opostos se atraem”, “Amarrem suas cabras, que me bode está solto” etc.
A ciência surge em geral do senso comum, quando se resolve colocar em prova essas teorias, a fim de descobrir sua veracidade. É a observação do cotidiano, e de forma reflexiva buscar compreender e alterar este cotidiano a partir de estudos sistemáticos.
A partir desta observação surgem hipóteses explicativas dos fatos observados, que serão testados dentro de determinadas teorias, sendo confirmadas ou refutadas.
Atitude científica: É a curiosidade, é perguntar se realmente determinada ideia está correta, submetendo-as a testes.
Teorias do Senso Comum > Observação das teorias > Hipóteses explicativas > Testes das hipóteses. 
Métodos de Pesquisas da Psicologia:
Todas as ciências exigem provas empíricas baseadas na realização de observações e experimentos. A psicologia, embora limitada pelas questões testáveis que ela pode formular, busca através dos métodos de pesquisa, filtrar a realidade da ilusão, levando-nos além dos limites das intuições e sendo comum.
Viés do Observador: Pode invalidar e uma pesquisa inteira, se for detectado que o observador introduziu elementos, ainda que não propositalmente, de suas crenças e opiniões. Fazendo assim que o resultado seja ilegítimo. 
Observação Natural: Envolve o estudo, observação e registro do comportamento dos organismos em seu ambiente natural. 
Vantagens: O comportamento é mais espontâneo e variado. / Alguns comportamentos são difíceis de serem simulados em laboratório.
Desvantagens: O comportamento tem que ser aceito na medida em que ocorre, sem ser interrompido ou replicado. / Apenas descrever o comportamento não é ciência. / A observação pode ser influenciada pelo viés do observador.
Estudo de caso: É o estudo de um determinado individuo em grande profundidade, a fim de revelar fatos verdadeiros a respeito de todos. Envolve uma descrição detalhada do comportamento de somente uma pessoa, através de uma variedade de métodos de coletas de dados (observação natural, entrevistas, testes psicológicos).
	O viés do observador também representa um grande risco. Além disso, em função da singularidade de cada caso, o resultado não pode ser generalizado. Existem casos e indivíduos atípicos, como por exemplo: É correto afirmar que 95% dos fumantes morrem mais cedo, pois a maioria dos homens acima de 85 anos não são fumantes. Porém existem algumas pessoas que fumaram a vida inteira e já passaram dos 85 anos. Se o estudo de caso, deste caso específico fosse generalizado, o resultado do estudo estaria errado. 
Levantamentos: É a utilização de perguntas pré-determinadas a um grupo de pessoas, feitas através de questionários. Os levantamentos geram um grande volume de informações, a um custo relativamente baixo. (Faz um panorama geral).
É preciso tomar cuidados com os seguintes fatores, no levantamento:
Efeitos do Estilo: É preciso refletir como o estilo da pergunta pode ter afetado as opiniões expressas pelas pessoas que responderam. Exemplo: as pessoas aprovam muito mais uma “ajuda aos necessitados” do que “uma previdência social”.
 Amostragem: Temos a tendência de superestimar a concordância de outras pessoas com nossas ideias, chama-se efeito do falso consenso. Para restringir essas tendências, os pesquisadores têm como objetivo reunir uma amostra representativa de pessoas. Amostras não-representativas podem estragar a pesquisa, é melhor uma amostra representativa de 100 pessoas, do que uma amostra não-representativa de 500 pessoas. Para se ter uma amostra representativa é necessário escolher aleatoriamente as pessoas e ter a quantidade de resposta de acordo com a proporção da pesquisa. 
Pesquisa Experimental: Permite explorar a relação entre causa e efeito, através do isolamento de determinadas variáveis. Normalmente as pesquisas experimentais são realizadas com grupos (experimental e controle), mas também pode ser realizada com um sujeito único (o sujeito como seu próprio controle). O controle rigoroso das variáveis evita a ação do viés do observador.
Grupo experimental: É o grupo que está recebendo o tratamento.
Grupo controle: É o grupo que não está recebendo o tratamento, ou está recebendo um pseudotratamento. No caso do pseudotratamento, nem o grupo, nem o assistente de pesquisa que coleta os dados sabe qual grupo está recebendo o tratamento, este procedimento duplo cego permite aos pesquisadores checarem os verdadeiros efeitos do tratamento independentemente do poder curativo da crença e do entusiasmo dos participantes. 
Variável Independente: É a variável que pode ser manipulada, como por exemplo, o remédio antidepressivo que está sendo testado.
Variável Dependente: É um comportamento mensurável, dependente do que acontece durante o experimento.
Os experimentos tem como objetivo, manipular uma variável independente, mensurar uma variável dependente e controlar todas as outras variáveis.
Necessidade de alguma coisa que gera a busca.
Motivação é um estado interno que energiza um comportamento. 
Necessidade > Motivo > Incentivo.
Tipos de necessidades:
1ª: Necessidades fisiológicas.
Ex.: Fome é o motivo. Comer é o incentivo.
2ª: Necessidades emocionais.
Ex.: Atenção. O ser humano é muito dependente de atenção e seu comportamento geralmente é para conseguir atenção. 
- Quanto mais atenção alguém dá a um comportamento, maior a possibilidade do comportamento se intensificar.

Outros materiais