Buscar

prominas 1 UCAM tb

Prévia do material em texto

AVS1 Avaliação do seminário 1
PROJETO DE TRABALHO - PRÁTICAS ACADÊMICAS
	Nome: DIVINA EUGENIA DE SOUSA
	Curso: ADMINISTRAÇAO E INSPENÇAO ESCOLAR
	Professor: NÁDIA RODRIGUES
	Unidade de estudo: UCAMPROMINAS 
	Data: 19/06/2017
1 - IDENTIFICAÇÃO:
 Área de Aplicação do Projeto: Educacional
 Título do Projeto: Legislação Educacional 
Nome do Idealizador: Divina Eugenia de Sousa
 
 
2 – INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar (profissionais da educação pais e responsáveis por alunos) juntamente com todos os funcionários e quem possa interessar a importância do conhecimento das Lei, Legislação Portaria Processos e Autorização, os quais fazem parte da construção de uma instituição de ensino e como e seu funcionamento na qual estão inseridos porem sem nenhum conhecimento. Ao iniciar este projeto ficou bem claro o quanto e necessário despertar em todos o interesse do conhecimento e participação nas instituições de ensino, justificando assim o porquê geralmente, em nosso sistema educacional se cobra tanto por uma educação de qualidade espaços adequados sendo que os próprios responsáveis por ela geralmente nem sabem como iniciou aquele espaço onde estão adicionados.
SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo buscar maior incentivo para o conhecimento da comunidade escolar e, consequentemente fazer com que os mesmo percebam a importância destes ter conhecimento das Leis, Legislações, Portarias Processos de Autorização e Credenciamentos etc. as quais regem as instituições de ensino, contribuindo assim para uma educação de qualidade. De acordo com as observações pode se perceber que nem todos da comunidade escolar tem o interesse de participar do dia a dia de uma instituição de ensino mesmo que seus filhos esteja inseridos nesta instituição, e que a administração escolar e tarefa exclusivamente do diretor escolar, enquanto a parte de documentação da instituição fica para os Técnicos Educacionais os quais atuam na secretaria escolar e o aprendizado com os professores esquecendo assim que a comunidade escolar abrangem os pais e responsáveis pelo aluno, inserindo nesta conjuntura todos ao trabalhadores da instituição e os demais interessados. Com o conhecimento adquirido e a participação de todos a escola terá maior êxito em seu trabalho, potencializando assim o aprendizado dos estudantes a partir do envolvimento de todos. Diante da necessidade desse despertar da comunidade e a sua responsabilidade pelo futuro da educação do município foi pensado em dar a oportunidade de todos discutirem juntamente a comunidade escolar direção, Coordenação e professores e os e os demais interessados sobre os temas relacionados a esse processo, o qual se mostra essencial para que ele possa, efetivamente, construir uma educação de qualidade. Consideramos nesta proposta de trabalho o desenvolvimento do projeto com a participação de todos, conscientizando os da grande importância do conhecimento em suas vidas cotidiana colocando-os diante de novos desafios. 
.
3 – OBJETIVO GERAL 
Incentivar a comunidade escolar, funcionários da educação e demais interessados a conhecer sobre os processos educacionais, o Projeto Político Pedagógico da Escola, leis, Legislação, Portarias etc. nos quais fazem parte a sociedade, incluindo na sua formação o desenvolvimento do conhecimento da ética, da autonomia intelectual e pessoal e com um pensamento de colaboradores de uma educação de qualidade para a sociedade local, com interação e compreensão dos fundamentos e dos processos educacionais, relacionando a teoria com a prática do ensino e do conhecimento. 
4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
 
Capacitar a comunidade escolar funcionários e demais interessados sobre Leis, Legislação, Portarias e Processos educacionais etc;
 Interagir escola e comunidade com objetivo de integra – os em um processo de construção;
Melhorar os serviços que já estão disponíveis e criar novos desafios para ofertar uma educação de melhor qualidade; 
Estimular a comunidade escolar, funcionários e comunidade local a aprofundar nos conhecimentos para debater e discutir ideias e lançar novos desafios.
5 – RESULTADOS ESPERADOS 
5.1 – Resultados esperados com relação aos funcionários. 
 Melhor motivação e participação nos serviços ofertados;
5.2 - Resultados esperados com relação aos Dirigentes.
 Melhor liderança e participação com a comunidade escolar;
5.3 - Resultados esperados com relação à clientela do local.
 Maior participação nas reuniões e no aprendizado dos alunos
6- ABRANGÊNCIA E CONTEXTO (Onde atuar? A quem beneficiar?)
O presente projeto será desenvolvido na Escola Municipal Betel, localizada a Rua Raimundo Aires Gomes S/Nº Setor Vila Real no Municipo de Alto Boa Vista – Estado de Mato Grosso. Serão beneficiados com o presente Projeto um total de 200 pessoas os quais são: Diretor Escolar, Professores, Coordenadores, Técnicos educacional, Técnico de Informática, Técnicos de Infraestrutura (Funcionários de Limpeza e Guardas) Técnicas de Educação Alimentar(Merendeira)e pais de alunos Membros de Conselhos (Conselho Escolar, Conselho da Merenda Escolar, Transporte Escolar, Conselho Municipal de Educação) e comunidade interessada 
7 – PLANO DE AÇÃO 
AÇAO A: divulgar o projeto na Escola, para o Diretor e Coordenadores; 
AÇAO B: Divulgar o Projeto para os Funcionários e comunidades interessada através de veículos de comunicação local (radio e convites em local público)
AÇAO C:Apresentaçao do Projeto a todos, e apresentar o objetivo do mesmo
8- CRONOGRAMA 
	AÇÃO
	ATIVIDADE
	J
	F
	M
	A
	M
	J
	J
	A
	S
	O
	N
	D
	ANO
	01
	Apresentação do Projeto ao Diretor Coordenadores e comunidade
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2018
	02
	Desenvolvimento
Atividades/avaliações
	
	
	x
	x
	X
	x
	x
	x
	x
	
	
	
	2018
	03
	Culminância do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	x
	
	2018
	03
	Resultado final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	x
	
9 – DESDOBRAMENTOS DAS AÇÕES EM ATIVIDADES. (Agindo.)
	AÇÕES
	ATIVIDADES
	RESPONSÁVEL
	AÇÃO 
 A
	Apresentação do Projeto através de uma palestra com todos os envolvidos no processo do aprendizagem.
	Técnica em Gestão Escolar Divina Eugenia de Sousa
	AÇÃO 
 B
	As atividades acontecera duas vezes por semana nas terça feira e quinta feira, nas dependências da escola Municipal Betel no período noturno com duração de três horas.
	Técnica em Gestão Escolar Divina Eugenia de Sousa
	AÇÃO 
 C
	Início das atividades com material impresso, processo de Autorização e Credenciamento da Escola, Diário Oficial de publicação, Leis de Diretrizes etc
	Técnica em Gestão Escolar Divina Eugenia de Sousa
REFERENCIAS
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES. Praticas Pedagógica do Inspetor Escolar.
Junho, 2017
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES. Praticas Pedagógica de Administração Escolar.
Junho, 2017
�PAGE �
�PAGE �8�
Avenida Acesita, 655 - Bairro Olaria - Timóteo - MG CEP: 35.180-207
Site: � HYPERLINK "http://www.ucamprominas.com.br" �www.ucamprominas.com.br�

Outros materiais