Buscar

mediação de conflitos aula 09

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 9: Contextos de aplicação da mediação
Medição familiar
A mediação familiar tem por objeto a família em crise. Quando seus membros se tornam vulneráveis, o mediador pode oferecer-lhes uma estrutura de apoio profissional.
Através desse trabalho, serão criadas condições para que o conflito seja resolvido com o mínimo de comprometimento da estrutura psicoafetiva de seus integrantes
Mediação empresarial e organizacional
Em torno dos anos setenta, as empresas norte-americanas começaram a utilizar a mediação como técnica alternativa de resolução de conflitos empresariais.
Algumas das vantagens que têm feito muitas empresas e escritórios de advocacia nos Estados Unidos, na América Latina e na Europa se interessarem pela mediação são:
A significativa redução dos custos legais;
O tempo;
A possibilidade de resolver questões complexas;
A confidencialidade do processo;
A eliminação de dúvidas.
Outra grande vantagem da mediação empresarial é o sigilo, pois as partes não querem suas pendências veiculadas publicamente no Judiciário. Nada do que foi discutido ali pode ser usado em eventual demanda judicial.
Mediação escolar
A mediação surge para tentar prevenir e solucionar quaisquer conflitos que ocorram na instituição de ensino. A mediação é uma ferramenta que pode levar a uma solução construtiva do conflito frente ao desafio que é conviver todos os dias. Battaglia (2004) argumenta que “a mediação escolar se coloca como um convite à aprendizagem e ao aperfeiçoamento da habilidade de cada um na negociação e na resolução do conflito, baseada no modelo ganha-ganha, onde todas as partes envolvidas na questão saem vitoriosas e são contempladas nas resoluções tomadas”.
Mediação comunitária
Na mediação comunitária, vamos perceber a criação de espaços de diálogos em que as pessoas, com suas diferenças, vão construir seus lugares na sociedade de forma pacífica, dinâmica e colaborativa.
De acordo com Nató; Querejazu; e Carbajal (2005), a mediação comunitária pode ser utilizada para auxiliar em:
Conflitos na comunidade, como relações entre vizinhos de uma determinada área;
Conflitos entre pessoas em uma determinada região;
Conflitos provenientes de questões culturais como etnia, minorias, imigração e inclusão social.
A mediação comunitária tem como objetivo “desenvolver entre a população valores, conhecimentos, crenças, atitudes e comportamentos conducentes ao fortalecimento de uma cultura político-democrática e uma cultura de paz. 
Mediação ambiental
Como se trata de situações que exigem respostas imediatas, quando ocorre algum conflito, a mediação tem se mostrado uma estratégia adequada, porque cria a possibilidade de diálogo entre todos os envolvidos, promovendo a melhora e a conservação de uma relação existente e, também, permitindo a prevenção de futuras disputas.
Uma mediação ambiental trabalhará para a conscientização ecológica de todos os envolvidos, construindo estratégias para o futuro, que devem estar em conformidade com a legislação em vigor, ligadas a um desenvolvimento mais sustentável e coerente, objetivando a preservação dos recursos ambientais naturais.
Mediação judicial
-Autocomposição de conflitos, na qual as próprias partes decidem.
-Intervenção de um terceiro para facilitar o diálogo.
-Inexistência da ideia de que uma parte ganha e a outra perde.
-Celeridade no procedimento de mediação juntamente com a economia de custos.
Podemos dizer , dessa forma, que a mediação é uma via de acesso a justiça.
ATENÇÃO:
Considerando a mediação como uma atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais