Buscar

AD2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2016 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD2 2016.1
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO		
Leia o texto abaixo:
As 100 melhores escolas do país no Enem
Entre as 100 escolas com maior pontuação na edição do Enem de 2011, 90 são privadas. O Colégio Objetivo Integrado, em São Paulo, ficou em primeiro lugar
São Paulo - A lista das 100 escolas com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2011) mostra que as privadas dominam o ranking da educação no país. Apenas 10 públicas estão entre as cem primeiras, três a menos que na edição anterior, quando 13 unidades haviam conquistado nota suficiente.
A média da rede privada foi de 569,2 pontos; da pública foi de 474,2.
Há também concentração das escolas bem pontuadas em certas regiões do país. Quinze estados não têm nenhuma unidade de ensino na lista a seguir: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Confira abaixo quais são, entre as 4.798 escolas privadas e 5.278 públicas com resultados divulgados, as que registraram maior desempenho de seus alunos. 
O Ministério da Educação só coloca na lista as escolas em que pelo menos 50% dos alunos matriculados fizeram a prova, com um mínimo de dez alunos concluindo o ensino médio participando do exame.�
Questão 1: Considerando as discussões levantadas na aula 6 sobre “formas e finalidades da educação escolar”, estabeleça uma relação entre o texto acima e a construção de um olhar estereotipado sobre a escola. (2,0)
R: As escolas particulares possuem uma melhor infraestrutura e como resultado oferecem um melhor atendimento aos alunos e professores, então criou-se o estereótipo de que as escolas públicas não ensinam seus alunos de forma devida, impossibilitando-os a terem um futuro promissor. Isso resulta em uma hierarquia em que uns possuem maior prestígio do que outros. 
Questão 2: O educador pernambucano Paulo Freire era um crítico do que ele denominava de “educação bancária”. De que modo o conteúdo do texto indica uma priorização desse modelo na educação brasileira. (2,0)
R: O fato dos alunos serem rotulados de acordo com as notas do Enem, têm por consequência a frustração de alguns com o resultado de notas baixas. A educação parece desconsiderar o meio sociocultural do aluno, o sistema impõe uma meta a ser alcançada através de notas altas, que muitos não tem a carga e o estímulo para atingi-la. Ignorando a desigualdade educacional durante toda a vida escolar, resolvem querer igualar os alunos no final de uma etapa importante. ________________________________________________________________________________
Questão 3: Observe a imagem abaixo:
Considerando a abordagem da aula 7, discuta a importância da diversidade na escola para que situações como a reproduzida na charge acima não ocorram. (2,0)
R: A escola tem um importante papel na integração do aluno com as diversidades culturais, étnicas e religiosas, afinal o contato da criança com a diversidade é essencial para o enriquecimento moral e também mental. Esse conhecimento é de suma importância também para o desenvolvimento do respeito e da compreensão para com o próximo. 
Questão 4: Considerando as discussões sobre as formas de organização das atividades escolares, estabeleça uma distinção entre as formas cooperativa, individualista e competitiva de organização das atividades escolares, utilizando para isso exemplos concretos retirados de jornais, revistas ou fatos do cotidiano. (3,0)
Exemplo 1: Feira de ciências – os resultados conseguidos por cada um dos membros do grupo beneficiam todos e a recompensa é compartilhada.
Exemplo 2: Confecção de um boneco para a o projeto cultural da escola – os resultados individuais dependerão do capricho e criatividade. 
Exemplo 3: Dança da cadeira – atividade feita em grupo com apenas um vencedor. 
Questão 5: Na aula 9 discutimos a importância das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Apresente duas contribuições pedagógicas que as TIC´s podem dar ao processo de ensino-aprendizagem. (1,0)
R: A inserção das TIC’s na Educação defende o uso de recursos tecnológicos na escola para preparar os alunos para o mercado de trabalho. A internet oferece livros na rede, downloads de músicas, permite baixar obras clássicas de literatura e a troca ‘de experiências entre as pessoas, independente da distância em que se encontram. Essa interação proporciona o aprendizado e o desenvolvimento cultural, social e cognitivo.
Boa avaliação
� Retirado do endereço eletrônico � HYPERLINK "http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-100-melhores-escola-do-pais-no-enem" �http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-100-melhores-escola-do-pais-no-enem� acessado em 18 de setembro de 2013, as 9:16.
�� �

Outros materiais