A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Serviço Social Integrado

Pré-visualização | Página 2 de 3

e a microinformática, dispensam a mão de obra, especialmente não qualificada, para esse novo cenário tecnológico e implementam os mecanismos de aumento das exportações em vários setores. Essa agilidade e o aumento do volume de produção facilitam de modo expressivo o atendimento das demandas externas. São elas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A terceirização, a flexibilização e a informalidade.
	Respostas:
	a. 
O fordismo, o toyotismo e a radicalidade.
	
	b. 
A terceirização, a flexibilização e a informalidade.
	
	c. 
A terceirização, o terceiro setor e as instituições.
	
	d. 
A terceirização, o fordismo e a informalidade.
	
	e. 
A terceirização, o toyotismo e a informalidade.
 
	Feedback da resposta:
	A terceirização, a flexibilização, a informalidade, a busca por mão de obra barata, o controle de qualidade constituem-se em novas estratégias para aumentar o lucro e simultaneamente contribuíram para o aumento da precarização, da exploração do trabalho e do trabalhador brasileiro.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os níveis para estabelecimento dos índices de pobreza levam em conta também processos políticos e culturais, como o exercício democrático de participação popular nas decisões orçamentárias quanto aos investimentos públicos na área social e a definição de prioridades programáticas locais para inserção de recursos culturais, sociais, econômicos e políticos. Quanto menor for a participação das pessoas e seus potenciais de decisão na vida em sociedade, em todos os níveis, maior será a exposição aos fatores que geram a pobreza.
 
Nessa análise do que pode ocasionar e expor pessoas a situações de pobreza, fazem parte também:
I. Questões relacionais que levam em conta a singularidade dos sujeitos.
II. O fortalecimento de suas organizações coletivas e comunitárias.
III. Suas expressões cotidianas.
IV. A ausência de oportunidades e escolhas que culminam em situações de violação de direitos.
V. Falta de vontade e participação dos grupos sociais.
 
Escolha a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I, II, III e IV
	Respostas:
	a. 
I, II e III
	
	b. 
I, II, III e IV
	
	c. 
I, II, III e V
	
	d. 
V
	
	e. 
III, IV e V
	Feedback da resposta:
	Nessa análise do que pode ocasionar e expor pessoas a situações de pobreza fazem parte também questões relacionais que levam em conta a singularidade dos sujeitos, o fortalecimento de suas organizações coletivas e comunitárias e suas expressões cotidianas, como a ausência de oportunidades e escolhas que culminam em situações de violação de direitos.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Países como Inglaterra, França e Alemanha modernizaram-se rapidamente e inovaram seus métodos industriais, colaborando para aumentar o desequilíbrio entre o excesso de mercadorias produzidas e o escasso poder aquisitivo dos consumidores. Configurava-se, assim, uma conjuntura econômica de superprodução capitalista denominada de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Crack da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
	Respostas:
	a. 
Crack da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
	
	b. 
Segunda Guerra Mundial.
	
	c. 
Polo de desestruturação capitalista.
	
	d. 
Polo de dominação econômica.
	
	e. 
Polo de estruturação mecânica.
	Feedback da resposta:
	Denominado de Crack da Bolsa de Valores de Nova Iorque, ocorreu a crise de superprodução, com ápice no dia 29 de outubro de 1929. As ações das grandes empresas sofreram uma queda vertiginosa, perdendo quase todo seu valor financeiro, forçando-as a reduzir o ritmo de suas produções. Em função disso, ocorreu um processo de demissão em massa que somou 15 milhões de desempregados.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Preencha a lacuna:
A ______________ apresenta um caráter multidimensional, composto por variáveis sociais que influem na estruturação social, na divisão do trabalho, na gestão dos direitos, na regulação da distribuição de bens e valores sociais, na universalização das oportunidades e riscos e nas transformações culturais, com maior disseminação de conhecimentos, constituição de valores, normas, entre outros.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Globalização.
	Respostas:
	a. 
Reforma capitalista.
	
	b. 
Reforma neoliberalista.
	
	c. 
Globalização.
	
	d. 
Estruturação.
	
	e. 
Teoria positivista.
	Feedback da resposta:
	Esse processo de globalização expande a tendência de abertura comercial e financeira das economias nacionais, em uma onda de inovações tecnológicas, de reestruturação dos processos produtivos, de intensificação dos fluxos de capitais e da realocação espacial de inúmeros setores industriais para países periféricos, sobretudo para o leste asiático.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Segundo o relatório do Banco Mundial do ano 2000, a pobreza se caracteriza por:
 
I. Ausência de recursos e renda para assegurar a cobertura de necessidades essenciais, incluindo educação e saúde.
II. Falta de legitimidade e participação política nas instituições estatais e nos processos sociais organizados.
III. Exposição das pessoas a riscos, sem potenciais para o enfrentamento, provocando violações de direitos e vulnerabilidades.
 
Escolha a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas estão corretas.
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
III
	
	c. 
II
	
	d. 
 II e III
	
	e. 
Todas as alternativas estão corretas.
	Feedback da resposta:
	A pobreza se caracteriza pela falta de bens materiais para a sobrevivência de uma determinada camada da sociedade, pela falta de participação nas decisões políticas, na falta de poder representado nas relações de poder e cidadania. Exposição ao risco e vulnerabilidade social e exclusão de bens e serviços. Para Sposati (1997), há uma relatividade na forma de conceber a pobreza, haja vista a diversidade de hábitos, valores e costumes nas sociedades. A autora ressalta que os processos globalizados imprimem um tom comum, igualando as diversas formas de pobreza, esclarecendo que é possível adotar indicadores para estimar os variados graus de pobreza e estabelecer medidas quantitativas comparativas para obter os padrões mínimos de uma dada sociedade.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“A pobreza no Brasil não está vinculada à falta de recursos, mas ao processo ineficaz de distribuição e acesso, inclusive a bens e serviços públicos como responsabilidade do Estado, que não são elaborados enquanto políticas públicas, implementadas para produzir mudanças estruturais” (JACCOUD, 2009). O Brasil possui um território de dimensões continentais, com diferenças culturais e regionais, climáticas e geográficas que devem ser pautadas na formulação das políticas públicas, porque a pobreza resulta historicamente da trajetória brasileira para:
 
I. Construção da civilidade.
II. Economia nacional.
III. Relações de poder, como responsabilidades legais e institucionais.
IV. Falta de vontade dessa camada da população que é desestimulada pelas políticas públicas ofertadas pelo Estado.
 
 
Assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 IV
	Respostas:
	a. 
I e III
	
	b. 
II
	
	c. 
 I
	
	d. 
 IV
	
	e. 
 I e IV
 
	Feedback da resposta:
	A pobreza resulta da falta de interesse político e de lutas sociais que possam desmontar as ações estatais imobilizadas pelo capitalismo e suas estratégias para manter o lucro como a proposta neoliberal. É resultado de um processo histórico dos caminhos da economia nacional e a relação de poder. As conquistas sociais e políticas brasileiras resultaram nas atuais relações sociais e de trabalho, no trato com o que é coletivo, na capacidade de mobilização e luta da população.
	
	
	
Terça-feira,