Buscar

Prova AV2 bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0235_AV2_201301066851 » FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301066851 - JACIARA NASCIMENTO FREITAS
	Professor:
	FREDERICO MEDEIROS ROSAS DA SILVA
GLAUCIO DIRE FELICIANO
	Turma: 9018/Z
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 20:29:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201301116778)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A alimentação adequada corresponde a base para a vida, pois os alimentos são fontes dos nutrientes necessários ao organismo humano para satisfazer suas necessidades de trabalho biológico. Como são chamadas as sucessivas reações de transformação que ocorrem nos nutrientes ingeridos através da alimentação?
		
	
Resposta: São chamadas de Metabolismo.
	
Gabarito: Vias Metabólicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301103314)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas reações degradam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza:
		
	 
	o catabolismo como o processo básico
	
	a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas
	
	a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples
	
	o catabolismo como síntese de moléculas variadas
	
	o anabolismo como o processo básico
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301094327)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as sentenças e determine à correta:
		
	 
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os ácidos graxos, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os triglecerídeos, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os cerobrosídeos, que são moléculas polares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são as ceras, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os gangliosídeos, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301303383)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as seguintes afirmativas: as proteínas são moléculas de grande importância para os organismos - atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente. II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos. III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos. Quais estão corretas?
		
	
	Apenas III
	
	Apenas II
	 
	I, II, III
	
	Apenas I
	
	Apenas II e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301099153)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção CORRETA.
		
	 
	O ciclo de Krebs é um conjunto de reações que ocorre na matriz mitocondrial e, que resulta na oxidação de moléculas de Acetil-CoA provenientes do piruvato.
	
	A molécula utilizada primariamente no nosso organismo para a produção de ATP é a de glicogênio, pois esta pode ser rapidamente oxidada pela célula.
	
	A fosforilação oxidativa ocorre na matriz ou citoplasma da mitocôndria e resulta na produção líquida de 2 ATPs.
	
	A glicólise é um conjunto de reações que conduzem a oxidação completa de uma molécula de glicose resultando na produção líquida de 38 ATPs.
	
	Na fosforilação oxidativa a coenzima NADH produz 2 ATPs, enquanto que, a coenzima FADH2 produz 3 ATPs, isto porque os elétrons provenientes do NADH passam por apenas dois complexos formadores de gradiente de prótons enquanto que os elétrons provenientes do FADH2 passam por três complexos formadores de gradiente de prótons.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301303975)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como os lipídeos são substâncias hidrofóbicas, ou seja, apresentam relativa insolubilidade em água, o metabolismo lipídico é extremamente dependente de proteínas ligantes (apolipoproteínas) para que se tornem solúveis. Há a necessidade de formação de um complexo molecular de lipídios com apolipoproteínas chamado lipoproteína. As lipoproteínas são agregados de moléculas com forma esférica, constituídas de componentes altamente hidrofóbicos (apolares - insolúveis em água) no seu interior, como colesterol estereficado, triacilgliceróis e de moléculas periféricas menos hidrofóbicas como fosfolipídios, colesterol não estereficado e apolipoproteínas. As lipoproteínas plasmáticas diferem quanto à origem (local de síntese), à proporção das frações lipídicas e proteicas e quanto à densidade. As principais classes são: Quilomícrons (QM); Very Low Density Lipoprotein (VLDL Lipoproteínas de muito baixa densidade); Low Density Lipoprotein (LDL Lipoproteínas de baixa densidade) e High Density Lipoprotein (HDL Lipoproteínas de alta densidade). Sobre o metabolismo das lipoproteínas e a prática de exercícios físicos NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	A enzima hepatolipase (HL) está envolvida na lise da lipoproteína HDL. Durante esse processo, ocorre a formação da LDL. Dessa forma, quanto mais elevado for o nível da enzima HL, menor será o nível de HDL, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
	 
	A fase endógena do metabolismo lipídico está relacionada aos lipídios que vieram da dieta (alimentação), enquanto a fase exógena está relacionada à síntese hepática dos triglicerídios.
	
	A prática regular de exercícios de endurance (aeróbios) promove o aumento da atividade da enzima lipase lipoproteica (LPL), o aumento dos níveis de HDL, o aumento do gasto energético e a perda da gordura corporal (GC). Com o aumento da atividade da LPL ocorre maior captação e hidrólise da VLDL circulante para a oxidação no músculo durante o exercício facilitando a captação de ácidos graxos pela célula, que serão utilizados para geração de energia no músculo.
	
	A taxa de oxidação dos ácidos graxos livres no músculo está relacionada com a sua concentração plasmática e também é regulada pela capacidade oxidativa das fibras musculares recrutadas. A prática regular de exercícios de endurance aumenta a capacidade enzimática oxidativa das fibras musculares.
	
	Quanto menor for a densidade de uma lipoproteína maior será a quantidade de lipídios, menor será a quantidade de apolipoproteínas e maior a possibilidade de aderir ao endotélio vascular.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301095927)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os carboidratos são os nutrientes energéticos que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação humana. Devido a isso, atletas de endurance, como maratonistas e triatletas, devem ser orientados a aumentar o consumo de carboidratos (dieta hiperglicídica) com objetivo de melhorar sua performance através da promoção da:
		
	
	excreção urinária de cálcio.
	
	glicogenólise muscular e hepática.
	
	gliconeogênese hepática.
	 
	glicogênese muscular e hepática.
	
	protéolise muscular e visceral.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301212418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a transdução relacionada com ligantes hidrofóbicos, que penetram na membrana plasmática?
		
	
	Transdução por receptores ligados à membrana associada a ptn-G.
	
	Transdução por receptores intersticiais.
	
	Transdução por receptores ligados a membrana com atividade catalítica.
	
	Transdução por receptores ligados à membrana com canais iônicos.
	 
	Transdução por receptores intracelulares.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301094314)
	Pontos: 0,0  / 1,0Senhor, 60 anos, chega ao hospital relatando fraqueza muscular. Os resultados bioquímicos demonstraram nível elevado de amônia (hiperamonemia) e diminuição dos níveis de arginina e citrulina. Baseado no relato, assinale qual a via metabólica que pode estar afetada nesse indivíduo:
		
	 
	Ciclo de Cori
	
	Gliconeogênese
	
	Síntese de Lipídeos
	 
	Ciclo da Uréia
	
	Ciclo do Ácido Cítrico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301133631)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os tumores altamente agressivos e metastáticos possuem uma alta taxa de proliferação celular. Esse processo requer uma grande demanda de energia sendo atendida pelo maior consumo de glicose pela célula tumoral. A glicose é direcionada para o fluxo glicolítico para síntese de ATP e para a vias das pentose fosfato. Discuta o(s) motivo(s) pelo qual(is) existe a necessidade absoluta do desvio da glicose para a via das pentose fosfato pela célula tumoral.
		
	
Resposta: Devido agressividade dos tumores, a glicose entra como um meio de suprir a necessidade do tumor, dando uma leve condição ao individuo.
	
Gabarito: Resposta: A célula tumoral possui alta capacidade de proliferação, para tanto, além de muita energia (oriunda da glicólise) a célula necessita de síntese de outros constituintes celulares como, por exemplo, de ácidos nucléicos para a síntese de DNA. A síntese de ribose pela via das pentose fosfato é de fundamental importância para a síntese de DNA, RNA, CoA-SH dentre outros. Esse fato por si só já justifica a grande demanda da célula tumoral em proliferação pela via das pentose fosfato.

Outros materiais