Buscar

Metodologia

Prévia do material em texto

Metodologia: conceito - Caminho, meio para atingir um fim. Estudo dos métodos
Princípio da autoridade –aceitamos como certo o que nos é imposto, Conhecimento passado por aqueles que respeitamos e julgamos ter mais conhecimento.
Conhecimento Relação entre o sujeito e o objeto. ................................................... Tipos de conhecimento
-Conhecimento Religioso ou Mítico: Sistemático – Infalível - Não verificável
-Conhecimento Filosófico: Sistemático – Infalível - Não verificável
-Conhecimento Científico: Sistemático – Falível - Verificável
-Conhecimento popular ou Senso Comum (Vulgar): Assistemático – Falível – Verificável ....................................................
Método científico: * Observação * Problema * Pesquisa * Hipótese Teste –experimentação * Analise de resultados
O que é uma pesquisa científica?
Definição de pesquisa pelo senso comum: pesquisar é buscar mais informação sobre algo. Pode ser entendido como: Um procedimento racional que, de forma organizada, pretende responder a um determinado problema, objetivo, identificado na vivência prática.
Científico: • Procedimento organizado, racional e sistemático para construir conhecimento. • É uma atividade que visa responder uma questão de qualquer área do conhecimento ....................................................
No âmbito acadêmico a pesquisa é a ferramenta que deve ser utilizada para agregar conhecimento. O senso comum não deve ser utilizado ..................................................... Resenha: Resumo crítico * Indicação ou não dá obra * É necessário conhecimento sobre o tema. * Consulta a outras fontes.
Leitura é fundamental - Leitura interpretativa - Após a seleção do material de pesquisa deve-se determinar como será organizado.
Fichamento: Organização e compilação de informação. - Organizar um conjunto de informações sobre um assunto - Nome do autor - nome da obra, edição, local da publicação, editora e ano de publicação .................................................. Resenha Resumo da obra. Com um comentário crítico sobre a forma e o conteúdo abordado pelo autor. A resenha é um texto científico e como tal deve ter Clareza Objetividade Concisão Coesão e coerência.
Estrutura da resenha: * Título – Cabeçalho - Credenciais do autor - Resumo da obra - Conclusões do autor Metodologia utilizada pelo autor - Quadro de referência do autor -Comentário crítico - Indicações da obra
Resumo: pode se basear na norma ABNT NBR 6028 (2003) Resumo: apresentação concisa das partes de um documento Crítico Indicativo Informativo. ....................................................... .
Paradigmas são teorias, modelos construídos e que servem para analisar outras pesquisas. Definem a teoria a ser adotada A abordagem teórica depende do entendimento do pesquisador e de sua visão de mundo. ................................................. Pesquisa qualitativa Analise dos fenômenos com base em sua compreensão. Não pode ser quantificado.
Pesquisa quantitativa. Buscam a objetividade e controle científico. Não são opostos –se complementam.
Coleta de dados: Quantitativo –Ex.: questionário Qualitativo –EX.: entrevista ............................................ . O projeto de pesquisa pode ser caracterizado como um documento onde se expressa o que se pretende com a pesquisa e como esta será realizada. Ele deve ser organizado em etapas e seguir a normatização da ABNT. - Etapas: Tema, problema e hipótese definição do objetivo, metodologia e forma de análise dos resultados. Cronograma Custos. - Pode ser adotado tanto a pesquisa qualitativa quanto a quantitativa. - A qualitativa poderá oferecer maiores detalhes sobre aspectos específicos do fenômeno escolhido.
Elementos pré-textuais Folha de rosto - - Lista de ilustrações - Listas de tabelas - Lista de abreviaturas e siglas - Lista de símbolos - Sumário (ABNT NBR 6027) ............................................................. O QUE CITAÇÃO: Utilização de ideias, conceitos ou mesmo frases estruturadas de outros autores. É preciso citar a fonte. Citar, de forma simples, é mostrar que a ideia, conceito ou fragmento específico do texto não são de sua autoria, mas sim de outra fonte.
O QUE É REFERÊNCIAS Conjunto padrão e completo de elementos que permite identificar individualmente um determinado texto ou documento. Cada tipo de documento possui um formato de referência. .............................................. Artigo científico: é um estudo científico completo Norma ABNT NBR 6022 (2003a). Revistas podem apresentar norma própria pode ser de dois tipos Original: traz uma ideia nova - Revisão: em outras pesquisa 
Artigo científico: Depende de um projeto de pesquisa Aplicação do método científico. Formatação não possui capa ou folha de rosto Exceção: avaliação do aluno (curso ................................................................. Paper Síntese de uma comunicação oral Texto contendo o resumo ou conteúdo integral. Finalidade –publicação em atas ou anais.
Comunicação científica * Exposição dos resultados de um estudo.* Divulgação de novas informações científicas. * Apresentação oral -Tempo limitado. *Estrutura: Folha de rosto, sinopse, conteúdo (introdução, desenvolvimento, conclusão) Bibliografia. 
Trabalho de Conclusão de Curso *Sistematiza os resultados de uma pesquisa científica. *Deve seguir os procedimentos de um estudo científico. *Projeto de pesquisa. *Coleta e análise dos dados. *Apresentação do relatório de pesquisa.
O TCC é o resultado de uma pesquisa científica. É a apresentação da resposta ao problema inicial da pesquisa. ABNT NBR 14724 (2011) * Capa * Folha de rosto *Verso da folha de rosto-catalogação *Errata *Folha de aprovação *Dedicatória *Agradecimentos *Epigrafe1’

Continue navegando