Buscar

DIREITO DO PETRÓLEO3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO DO PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA
	
	Avaiação Parcial: CCJ0074_SM_201102001601 V.1 
	 
	
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 23/10/2017 22:41:48 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201102781976)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Existe uma organização mundial que é formada pelos principais países produtores de petróleo. Esse bloco é responsável por controlar a produção e venda do produto, com o objetivo de obter maior lucratividade. Marque a alternativa que indica a organização em questão.
		
	 
	OPEP
	
	Apec
	
	ANP
	
	PETROBRAS
	
	União Europeia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102246275)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Compreende o conjunto de operações ou atividades destinadas a avaliar áreas, objetivando a descoberta e a identificação de jazidas de petróleo ou gás natural:
		
	
	Lavra ou produção
	
	Distribuição
	
	Desenvolvimento
	 
	Pesquisa ou exploração
	
	Descoberta comercial
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102046913)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Além da pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural, e da refinação de petróleo nacional ou estrangeiro, quais atividades constituem monopólio da União, nos termos do art. 177 da Constituição Federal?
		
	
	Transporte marítimo ou por meio de conduto e transporte rodoviário e ferroviário.
	 
	Importação e exportação dos produtos e transporte marítimo e por meio de condutos.
	
	Produção, estocagem, distribuição e revenda dos biocombustíveis.
	
	Importação e exportação dos produtos e distribuição de gás natural.
	
	Importação e exportação dos produtos e distribuição e revenda dos combustíveis.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102064270)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto à formação da diretoria da ANP, assinale a opção incorreta:
		
	
	As decisões da diretoria da ANP, ou seja, os seus julgados, serão utilizadas como precedentes para novas decisões da própria Diretoria.
	
	Integrará a estrutura organizacional da ANP um Procurador-Geral.
	
	Os membros da Diretoria serão nomeados pelo Presidente da República, após aprovação dos respectivos nomes pelo Senado Federal.
	
	Terminado o mandato, ou uma vez exonerado do cargo, o ex-Diretor da ANP ficará impedido, por um período de doze meses, contados da data de sua exoneração, de prestar, direta ou indiretamente, qualquer tipo de serviço a empresa integrante da indústria do petróleo ou de distribuição.
	 
	A ANP será dirigida, em regime de unitário, apenas por um Diretor composto, no entanto, de auxiliares do diretor para executar a função de assistência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102737903)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação a arbitragem, não poderão ser aplicadas no Brasil normas estrangeiras que afrontem os bons costumes ou a ordem pública nacional, por isso é correto afirmar que:
		
	 
	As partes podem escolher livremente, desde que de comum acordo, a lei nacional aplicável à arbitragem, ainda que seja uma lei internacional, desde que não afronte os bons costumes e a ordem pública.
	
	Não é comum arbitragens versando sobre questões de comércio internacional, com a escolha de legislação estrangeira para dirimir o conflito.
	
	As partes não podem estabelecer que o procedimento arbitral deverá ser regido com base em princípios gerais de direito, em usos e costumes, em regras internacionais de comércio, ou mesmo em eqüidade.
	
	A sentença estrangeira arbitral pode violar as normas de ordem pública do país em que vier a ser executada.
	
	As partes não podem escolher livremente,ainda que de comum acordo, a lei nacional aplicável à arbitragem.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102139344)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base na arbitragem resposta qual o item correto:
		
	
	A arbitragem é mais morosa que a decisão judicial.
	 
	A sentença arbitral é uma decisão que vincula as partes, com a devida obrigatoriedade, sem a morosidade do sistema judiciário.
	
	A arbitragem é um meio obrigatório de resolução dos conflitos petrolíferos.
	
	A arbitragem é um instituto do direito público, que pode ser utilizado pelo setor privado de forma obrigatória.
	
	A sentença arbitral é sempre decida por um juiz togado, concursado, com o intuito vinculativo.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102737918)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A responsabilidade objetiva denomina-se por ser independente de culpa com base na teoria de risco. Contudo, na indústria do transporte marítimo, nem todos os agentes respondem de forma objetiva, por isso é correto afirma que:
		
	
	que o proprietário do navio responde de forma subjetiva, pois sua responsabilidade pode ser direta ou indireta, dependendo do caso, sendo responsável diretamente por sua ação ou omissão, mas não deve arcar com o risco da atividade.
	
	o Armador não é responsável pelos atos do comandante que contratou para atuar no transporte de carga de petróleo, gás e biocombustíveis, já que é isento de responsabilidade por ato de preposto pela legislação brasileira.
	
	mesmo que o Armador seja Proprietário, ou seja, exercer a atividade de armação do seu navio, promovendo sua exploração, jamais poderá ser responsável por danos ocorridos no transporte por seus prepostos.
	 
	a responsabilidade Civil do Comandante em regra é subjetiva, fundada em culpa (teoria da culpa).
	
	o comandante do navio e o prático respondem de forma objetiva em caso de danos ou avarias ao transporte de petróleo, gás e biocombustíveis pela lei brasileira.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102179285)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Houve um incidente no litoral da Espanha, no ano de 2002, com o navio de bandeira das Bahamas chamado "Prestige", o qual transportava cerca de 70 mil toneladas de petróleo, gerou gravíssimas conseqüências não só para o meio ambiente, mas também para o turismo e para a sobrevivência dos pescadores da região costeira galícia. Ainda foi afetado o dia a dia dos os moradores, sendo, ainda, enfraquecida a economia em decorrência das perdas econômicas decorrentes da fuga dos turistas daquela região e morte para uma infinidade de aves, peixes, microorganismos e plantas, todos intoxicados em razão do óleo derramado. Além disso, desse grave atentado contra a flora e a fauna do planeta, decorreram danos provavelmente irreparáveis e ainda desconhecidos não só para a natureza e para o solo da região, mas, também, para o meio ambiente de todo planeta e para os oceanos em geral. ( Fonte :http://www.ambito-juridico.com.br) Após ler tal trecho, marque a resposta correta sobre o tema:
		
	 
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra objetiva, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia independentemente de comprovação de dolo ou culpa.
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra sem risco, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia dependentemente de comprovação de dolo ou culpa
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra subjetiva, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia independentemente de comprovação de dolo ou culpa
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra subjetiva para a empresa transportadora de tal carga.
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra subjetiva, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia dependentemente de comprovação de dolo ou culpa, em regra.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102142001)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Direta ou indiretamente, aenergia é essencial a tudo o que existe ou é feito na sociedade: carvão para a metalurgia dos minérios, combustíveis do petróleo para o transporte terrestre ou aéreo, gás natural ou de petróleo para o aquecimento de casas, eletricidade para a indústria e as atividades domésticas. As distintas fontes de energia podem ser divididas em primárias e secundárias. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta somente fontes primárias de energia.
		
	
	gasolina, petróleo e gás natural
	
	gás natural e gasolina
	
	energia eólica, gasolina e eletricidade
	
	gasolina, carvão e petróleo
	 
	petróleo, gás natural e água
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102142000)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação a Energia note-se que é a capacidade para a ação vigorosa, uma força inerente ou força potencial, sendo por isso tutelada pela sistema constitucional, ambiental e por legislação específica, já que os recursos renováveis ou não renováveis, tais como o sol, o vento, a água, a vegetação, o álcool, os animais, os combust íveis fósseis, são considerados em sentido amplo energia, que movimenta, cria, desenvolve, produz e enfim, outros bens e servi ços utilizados pela sociedade. Com relação ao tema, leia os itens que se seguem: I-O Brasil possui um parque energético diversificado, que inclui uma grande reserva renov ável de energia oriunda da cana-de-açúcar, tal como o álcool etílico ou o etanol, a energia solar, eólica, elétrica, entre outras modalidades. II-No Brasil temos energia primária, secundária e locais de transformação de tais energias; III- A Energia primária é a energia oriunda dos bens naturais sem a ação humana, tais como o vento, o ar, a água, o petróleo e o gás, carvão mineral, lenha, entre outras; É (são) correta (s) a (s)seguinte (s)alínea (s) abaixo:
		
	
	II
	
	I
	
	II, III
	 
	I, II, III
	
	I, II

Outros materiais