Buscar

Discursivas de psicologia sociointeracionista corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

-De acordo com Lev Vygotsky,a linguagem é um sistema simbólico utilizado pelos grupos humanos e representa um salto qualitativo na evolução da espécie, sendo o processo de internalização da linguagem fundamental em relação a isso, Defina e explique as etapas de internalização da linguagem. Resp1-Quando pensamento e linguagem se encontram as funções superiores se desenvolvem qualitativamente. Até conquistar a linguagem a criança não consegue exprimir suas emoções e necessidades, só por meio do choro (este é o ESTÁGIO PRÉ-INTELECTUAL). A medida que cresce e se movimenta usa instrumentos para resolver problemas de ordem prática e começa a falar (ESTE É O ESTÁGIO PRÉ-LINGUISTICO). Quando aprende a falar a criança passa a fazer uso de um DISCURSO SOCIALIZADO e a medida que vai se desenvolvendo passa para um DISCURSO INTERIOR que é a linguagem que usamos para pensar, só nós ouvimos. Mas no caso das crianças antes do discurso interior, passam pela fase da FALA EGOCÊNTRICA onde fala em voz alta para poder pensar. 
Resp 2: Discurso socializado, Fala egocêntrica, Discurso interior. Ate conquistar a linguagem uma criança não consegue dizer o que não consegue exprimir suas emoções e necessidades esse estagio é chamado de pré intelectual. 
03)-Em que fase da vida humana o percurso do pensamento encontra-se com o da linguagem, dando início a uma nova forma de funcionamento psicológico? R: Por volta dos 2 anos de idade, quando há um salto qualitativo em direção ao pensamento verbal. 
05)-Leia a situação a seguir e responda á questão: *Caio tem três anos de idade, não obedece aos seus pais nem a babá de forma alguma. A tudo diz “não” ou, contrariamente, diante de suas proibições, executa-as. Não aceita ajuda para vestir-se, apesar de demostrar que sente dificuldade para concluir as tarefas. Recusa-se a tomar banho com ajuda, mas ao mesmo tempo não consegue lavar-se bem sozinho. Sobre o comportamento de Caio, podemos afirmar que de acordo com a teoria de Wallon se encontra em que período do desenvolvimento? E por que apresenta esse comportamento? R No estagio do personalismo que ocorre entre 3 e 6 anos é um período de formação da personalidade marcado por conflitos e crises, a oposição se dá pela necessidade de se auto afirmar de ganhar autonomia e se descolar do comportamento adulto. É uma fase de recusa e reivindicação. O uso da primeira pessoa para referir-se a si mesmo é uma importante característica desse período. 
06)-Leia a situação a seguir e responda á questão: *Uma menina está brincando de casinha. Uma caixa de sapato emborcada faz ás vezes de fogão. Cozinha em cima da caixa , usando suas panelas: um cinzeiro, uma pequena vasilha e uma tampa de garrafa. Num dado momento muda a posição da caixa, põe dentro dela sua boneca e canta para que a boneca durma. De acordo com a teoria de Vygotsky, como podemos analisar a brincadeira realizada por essa menina em seu desenvolvimento psicológico? R: O brinquedo tem uma relação estreita com o desenvolvimento humano ele é fundamental no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Além de estimular a imaginação como é o caso desta caixa se passando por fogão e em seguida por berço, faz com que a criança organize seus pensamentos recriando e internalizando regras e costumes no seu contexto social e cultural. Brincando a criança se esforça para entender as atitudes dos adultos então a brincadeira atua na zona de desenvolvimento proximal como mediadora ao desenvolvimento psicológico e o brinquedo, principalmente este inventado, também cria uma zona de desenvolvimento proximal. 
07)-Leiao trecho da música a seguir e responda á questão: *Geração Coca Cola- (Renato Russo/ Fê lemos) Quando nascemos fomos programados a receber o que vocês nos empurraram com os enlatados dos U.S.A.; de nove a seis. Desde pequeno.......De acordo com a teoria de Wallon, Identifique a fase do desenvolvimento psicológico que a música anterior se refere e as principais características. R- Refere-se ao período da puberdade e adolescência, no qual a capacidade de representar mentalmente uma situação amplia-se em comparação com o estágio anterior. O jovem sustenta uma oposição ao adulto com sólidos argumentos intelectuais, bem como apresenta intensa flutuação e intensidade afetiva com forte expressão das emoções. Vivem a crise da puberdade marcada por modificações fisiológicas, hormonais, corporais, psicológicas e sociais, é a idade do espelho, período de ambivalência de atitudes e sentimentos
Leia a situação a seguir e responda á questão: 
*Maria está na frente do balanço e diz “mãe, olha o que eu sei fazer”. Esforça-se para balançar-se sozinha e depois se atira para frente como se estivesse fazendo um malabarismo acrobata, com piruetas e uma tentativa de cambalhotas. Vira-se novamente para mãe e diz “ Você viu?”, ao que a mesma responde “Vi sim, que lindo , parabéns, você parece uma trapezista de circo”. “Você quer ver de novo? Eu vou fazer de novo, olha eu fazendo de novo!”. Sobe novamente no balanço e repete os mesmos movimentos, finalizando sua apresentação com um agradecimento, inclinando o tronco para frente e abaixando a cabeça, com um leve sorriso no rosto. Identifique o estágio do desenvolvimento em que se encontra Maria, de acordo com a teoria de Wallon, Cite e explique a característica apresentada por Maria, conceituando adequadamente. R-O estágio de desenvolvimento da Maria é o Personalismo, e apresenta a característica da fase da sedução ou idade da graça, onde ela sente a necessidade de ser aceita e admirada, agradar os adultos e dessa forma admirar-se também. Gosta de exibir-se com gracejos mostrando o que sabe fazer, em busca de elogios. 
09)- Leia com atenção o texto a seguir e responda à questão: Carlos e André estão disputando um brinquedo: um pião. Uma vez por semana, na sexta feira, as crianças trazem seus próprios brinquedos para brincar. Ana Lúcia, a professora, ...Pautando se na teoria de Wallon,... A) Qual a compreensão que podemos ter desta situação? B) Provavelmente, qual o período e idade desses meninos? C) Para obter o que deseja ou para beneficiar outra criança, que outras atitudes as crianças dessa idade podem apresentar quando se tratam de seus brinquedos? R: A) Na disputa pelos objetos, podese observar que o sentimento de propriedade se mostra muito presente e que a propriedade significa não só a apropriação do que é do outro, mas a afirmação de si próprio. Assim, a criança se sente frustrada, em sua pessoa, se seu bem é dado à outra pessoa 
sem seu consentimento. Período caracterizado pela exploração de si, oposição (expulsão do outro)/discriminação eu do outro. B) Personalismo, 3 a 6 anos. C) Para conseguir o que deseja a criança é capaz de mentir, usar força, não emprestar o brinquedo para o irmão, mas emprestar com alegria a outro que admira. Uma estratégia que a própria criança usa é emprestar seu próprio brinquedo para conseguir se apossar dos brinquedos do outro. Pode ocorrer também de partilhar o brinquedo e até renunciálo, a fim de beneficiar outra criança, principalmente se esta outra for mais nova e/ou houver uma ligação afetiva maior. 
11)-Leia a situação a seguir e responda á questão: *Lucas tem cinco anos de idade, em uma determinada situação queimou sua mão na chama da vela que estava acesa em sua casa. No dia seguinte sua mãe acendeu outra vela e deixou no mesmo lugar que a vela do dia anterior. Então Lucas disse: Não posso colocar a mão na vela acesa, poi eu posso me queimar. De acordo com a teoria de Vygotsky, o que está acontecendo? Qual o melhor conceito vygotskyano para explicar o que aconteceu com Lucas? R- Para chegar a um determinado conhecimento o sujeito depende da mediação que vai possibilitar um tipo de construção de conhecimento mais sofisticado. O estímulo faz com que o sujeito tenha uma resposta, Lucas colocou a mão na vela que é o estímulo, e queimou. No segundo momento quando ele vê o estímulo (vela) ele lembra da queimadura que teve e a lembrança é o mediador e ele não coloca a mão, isto faz com que a resposta semodifique. Ou pode acontecer de a mãe falar para não colocar a mão, aí neste caso a mãe é que seria o elemento mediador. Então a mediação simbólica é um grande salto tanto para o desenvolvimento psicológico quanto das interações que a pessoa tem com o ambiente e com o meio. 
12)-Luiza é professora em uma escola de educação infantil e foi procurada pela mãe de Nina de quatro anos que está preocupada, porque sua filha fala sozinha e tem muitos amigos imaginários. Embora a mãe de Nina saiba que este comportamento é normal para crianças desta idade, ela acha que sua filha está exagerando, pois passa mais tempo brincando assim do que sua irmã mais velha quando tinha a mesma idade Baseado na concepção sócio interacionista de Vygotsky, como Professora Luiza deve orientar a mãe da sua aluna? Quais os argumentos que a professora a deverá utilizar? R:A prof. Luiza deve explicar para a mãe de Nina que nesta fase é normal este tipo de comportamento, na realidade Nina fala para si mesma é um processo denominado fala egocêntrica onde ela usa a linguagem para organizar seus pensamentos e planejar suas ações antes de executá-las. Quando ocorrer uma alteração qualitativa no desenvolvimento entre o pensamento e a linguagem ela não vai mais precisar falar consigo mesma para dirigir suas ações. 
15)- Mário está brincando com seus lego, ele adora construir cidades inteiras, sempre que vai iniciar uma nova maquete faz em primeiro momento a separação das peças. Primeiro separa as peças por cor, mas parece ainda insatisfeito com o que fez; inicia uma nova separação, dentro das cores por tipos de peças. Após esta separação inicia a construção. A partir desta descrição, em qual estágio de desenvolvimento, segundo Wallon, Mário se encontra? Porque? R- Mário está no estágio categorial (9 a 12 anos) e seu interesse está voltado para nomear, agrupar, comparar, classificar. Ele analisa as características, faz comparações porque com o desenvolvimento da atenção seu pensamento é mais estruturado, ocorre um amadurecimento dos centros de inibição (neurológicos) onde seus pensamentos são mais estabilizados e ele consegue persistir num foco definido. A criança, nessa fase, precisa aprender o que é o mundo, as diferenças e semelhanças entre as coisas, elaborar ideias, representações, enfim, pôr o mundo em categorias racionalmente organizadas. 
16)-Milena tem seis anos e oito meses e está frequentando a classe do 1 ano do Ensino Fundamental. Ela já conhece algumas letras já sabe escrever seu nome, mas ainda não está alfabetizada. De acordo com a teoria de Vygostsky explique qual a melhor maneira que a professora Alzira pode ajudar Milena a aprender a ler e a escrever o nome R: Para o autor desenvolver-se implica necessariamente aprender é um aprendizado que promove o desenvolvimento O que é produto das interações sociais com sujeito vive em determinado contexto histórico social e cultural. O professor seria o suporte a mediador , o aluno vai aprender a partir da interação portanto as atividades devem ser intencionalidade desafiadora parte da realidade da aluna. Para Vygotsky de todos os mediadores a linguagem não mais importante aprendizagem no processo de conhecimento individual e aprendizado é resultado da mediação importância portanto do Meio no processo de internalização do conhecimento a interação dos professores. 
“17)-Penso que é maravilhoso tudo que me acontece – não só o que aparece em meu corpo, ... sinto que apesar de toda dor, desconforto e sujeira, possuo um segredo delicado e é por isso que, embora de certo modo não passe de uma maçada, eu anseio pelo tempo em que sentirei dentro de mim aquele segredo (Anne Frank) Responda qual lei funcional sugerida por Wallon aparece no relato: R: Lei de alternância funcional, força centrípeta, afetividade. 
18)-Piaget apresenta o relato a seguir sobre a observação que fez de sua filha Jacqueline e chamou essa ação da criança nessa fase de “reação circular”. Wallon também realiza observações e define essas ações de maneira semelhante. Leia, então, a situação a seguir e responda à questão: Obs. 149 – Aos nove meses, Jacqueline já descobriu, por acaso, a possibilidade de trazer para si um brinquedo puxando a manta em que ele se encontra............ Responda: Qual a fase do desenvolvimento dessa criança, segundo Wallon e qual a característica apresentada no relato anterior? R- Estágio impulsivo emocional, este estágio está dividido em dois momentos e as características apresentadas mostram o segundo momento que é a FASE EMOCIONAL, dos 3 aos 12 meses onde observa-se a construção de padrões de medo, raiva, alegria que são formas de comunicação corporal. É uma faze onde aparece as primeiras manifestações intencionais de emoção. Os movimentos vão se tornando cada vez expressivos e aos seis meses inicia-se as atividades circulares ou seja, um gesto cria um resultado auditivo ou visual e ela tentará reproduzi-lo, isso possibilita a organização dos exercícios sensório motores e prepara a criança para o próximo estágio. 
19)-Uma menina está brincando de casinha. Uma caixa de sapatos emborcada faz as vezes do fogão. Cozinha em cima da caixa, usando suas panelas, um cinzeiro, uma pequena vasilha e uma tampa de garrafa. Num dado momento, muda a posição da caixa, poe dentro dela sua boneca ecanta para que a boneca durma. De acordo com a teoria de Vygostki, como podemos analisar a brincadeira realizada por essa menina em seus desenvovlimento psicológico? R: Ela esta no desenvolvimento do estagio projetivo através do efeiti da função simbólica q permite uma relação mas sofisticada c/ o mundo pela possibilidade do uso da representação. Essa atividade projetiva aparece nesse estagio e nos outros por meio dos jogos simbólicos e nas historias infantis e abre caminho p/ outras formas de representação. 
20)- Bruno tem apresentado comportamentos muitos agressivos e desobedece aos pais a todo momento. Sempre se nega e contraria tudo. Toda vez que alguém o proíbe de algo ,ele teima em executar tal atividade. Em qual período do desenvolvimento, segundo Wallon ,Bruno se encontra? Por que ele apresenta tais comportamentos?O que essa fase promove? R:Personalismo-fase da oposição, ele apresenta este comportamento pois quer ter sua própria identidade, não quer mais seguir o que o adulto ordena 
21)- -Júlia está sentada no tapete de seu quarto, brinca com suas mãos, pés e um pato de borracha. Ela abre e fecha as mãos vendo o que acontece com o pato, deixa-o de lado e começa a brincar com seus pés, colocando-os na boca, abrindo e fechando a mão, deixando cair, como fez com o pato. Em um determinado momento ela coloca o pé na boca e o morde, começando a chorar porque mordeu o pé. Segundo a teoria de Wallon, em qual estágio Júlia se encontra? 
R:E)Impuslsivo emocional 
2)- Preocupada com o aproveitamento escolar de seus alunos, a professora Rita procurou... matemáticos que iria ensinar no bimestre. Por isso, deu vários exercícios com o objetivo de descobrir... propor o novo conteúdo. Diante do exposto, podemos afirmar que a professora Rita segue os pressupostos de Vygotsky porque:R: c) acredita que, como mediadora, irá interferir para que o desenvolvimento potencial se torne real. 
23)- Analise o episódio segundo a teoria de Wallon e responda a questão: Artur, desde os 2 anos e meio de idade, queria realizar todas as atividades sem ajuda de ninguém. Mas é somente... das dificuldades. Esforça-se para empurrar ou arrastar objetos...“Olha! Eu sei fazer sozinho! Eu fiz sozinho!”. no seguinte estágio de desenvolvimento: R: E) Personalismo. segundo Wallon, Artur se encontra no período do desenvolvimento psicológico chamado de personalismo, sendo a principal característica a construção da personalidade e do eu psíquico. Para que isso ocorra é necessária diferenciação do outro, por isso, no excerto que acabamos de apresentar, há a oposição às solicitações do meio e manifestação de atitudes de autonomia com a utilização do “meu”, “eu’”.
Wallon entre outros aspectos estudou a relação entre pensamento e linguagem e suaimportância para o desenvolvimento humano: Explique como se dá esta relação: R: Para Wallon é a cultura e a linguagem que fornece ao pensamento os instrumentos para sua evolução ele considera as condições orgânicas como as condições sociais determinantes na constituição psicológica, depende do meio em que vive para se desenvolver.
Com base na situação apresentada, explique a importancia da imitação para Vygotsky?
Para ele a imitação é a forma mais elementar de aprendizado, toda imitação é uma recriação subjetiva e internalizada, embora a criança imite o adulto ela cria algo novo a partir do que observou 
Resposta: Para Vigotsky toda imitação é uma recriação. Podendo ser cultural, social dependendo dascapacidades das crianças. Na imitação a criança cria algo novo, a partir do que observou.Sendo repleto de passividades de transformações das ações e dos costumes vivenciados. 
Resposta: Quando afirmamos que uma criança consegue realizar quaisquer das atividades mencionadas anteriormente, estamos falando do que ela já sabe e já consegue fazer com autonomia, sem a ajuda de ninguém. A isso Vygotsky chamou de zona de desenvolvimento real. Para Vygotsky, é importante levar esses aspectos em consideração, mas do ponto de vista psicológico, é muito importante que estejamos atentos às atividades que as crianças só conseguem desempenhar com a ajuda de alguém mais experiente, o que corresponde ao que ele denominou zona de desenvolvimento potencial. A mãe está presente como uma mediadora para que possa auxiliar em alguma tarefa que seja perigoso e que a filha não consiga realizar sozinha.
RESPOSTA SOBRE AS PROFESSORAS:Resposta: As abordagens II,III,IV e V ,pois a interação social em uma perspectiva sociointeracionista, nada mais é que a relação do aluno-professor e aluno-aluno, nas abordagens é citadas essa relação onde não a desigualdade,autoritarismo, hierarquia excessiva, o aluno e professor tem uma relação igual e respeitosa e todos os alunos interagem entre si, com liberdade de expressão e respeito, isso é uma interação social, onde é todos contra um conhecimento mutuo, um ensina o outro.

Outros materiais