Buscar

PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA ===========
Orientações aos professores que possuem alunos com TDHA - maneiras de evitar fracasso escolar:
Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem.
O professor deve combinar com o aluno que todas as vezes que percebe-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.
Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo. Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Contribuições da Psicologia para a Educação:
A psicologia contribui para o campo da educação, uma vez que oferece elementos norteadores, referencial teórico para compreensão, ainda que dentro de limites, acerca dos fenômenos educativos, dentre eles, o processo de aprendizagem, o desenvolvimento humano.
Perspectiva Construtivista
Na perspectiva construtivista o professore precisa atuar na mediação da construção do conhecimento fazendo os desajustes cognitivos adequados ao nível de conhecimento da turma.
Estágios de Wallon
Impulsivo-emocional: Do nascimento até o primeiro ano de vida. É um estágio predominantemente afetivo, onde as emoções são o principal instrumento de interação com o meio. A relação com o ambiente desenvolve, na criança, sentimentos intraceptivos e fatores afetivos. O movimento, como campo funcional, ainda não está desenvolvido, a criança não possui habilidade motora.
 
Sensório-motor e projetivo: até os três anos. A aquisição da marcha e da preensão dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. A expressão gestual e oral é caracterizada pelo pensamento ideomotriz (representação das imagens mentais por meio de ações), cedendo lugar à representação, que independe do movimento. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem.
Personalismo: ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas. É marcado por oposições, inibições, autonomia, sedução, imitação, que irão contribuir para a formação e enriquecimento do eu, a edificação interior. A criança nega e se opõe frontalmente às pessoas que cuidaram dela e que foram referenciais na sua formação subjetiva como tentativa de expulsá-las do seu eu e construir uma subjetividade diferente.
Categorial: (dos seis aos 12 anos). Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior.
Predominância funcional (adolescência): Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.

Outros materiais

Outros materiais