Buscar

Av civil 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 
O direito de propriedade é um direito definido por ser
R- constituído pelas funcionalidades do domínio e também por ter função social.
Sobre o direito de propriedade, é CORRETO afirmar: 
R- Ao manter, no caput do art. 1228 do CC, a descrição dos direitos do proprietário de usar, gozar, dispor e reivindicar a coisa, foi preservado o direito real vinculado e submetido ao poder absoluto daquele (proprietário). 
Mediante o emprego de violência, Mélvio esbulhou a posse da Fazenda Vila Feliz. A vítima do esbulho, Cassandra, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Mélvio após um ano e meio, o que impediu a concessão de medida liminar em seu favor. Passados dois anos desde a invasão, Mélvio teve que trocar o telhado da casa situada na fazenda, pois estava danificado. Passados cinco anos desde a referida obra, a ação de reintegração de posse transitou em julgado e, na ocasião, o telhado colocado por Mélvio já se encontrava severamente danificado. Diante de sua derrota, Mélvio argumentou que faria jus ao direito de retenção pelas benfeitorias erigidas, exigindo que Cassandra o reembolsasse. A respeito do pleito de Mélvio, assinale a afirmativa correta.
R- Mélvio não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado
Em relação à posse, é correto afirmar:
R- o compossuidor pode usar dos interditos até mesmo contra o seu consorte;
Para o direito pátrio, a posse
R- é o exercício, de fato, dos poderes constitutivos da propriedade, de modo pleno ou não.
Questões discurssivas
o codigo civil de 2002, repetindo o que ja fora feito pelo codigo de 1916, ao definir possuidor consagra a toeria objetiva da posse, de lhering, embora em alguns artigos se possam notar algumas concessões a teoria subjetivista. Diante o exposto:
a) explique o que vem a ser posse de acordo a teoria objetiva.
R- Considera que a posse é o exercício da propriedade, sua crítica em relação à teoria, consiste na distinção entre corpus e “animus”, vez que para Ihering, o “animus” está intrinsecamente ligado a corpus. Além disso, afirma Ihering que a proteção da posse se verifica apenas pelo fato de ser ela a exteriorização do domínio, já que o possuidor seria o proprietário da coisa por presunção.
b) Identifique os exemplos de concessões no codigo civil de 2002 a teoria subjetivista
R ???
C) explique a distinção entre propriedade, posse e detenção.
Propriedade é o direito que você tem usar, gozar e dispor de uma coisa ou bem, além do direito de reavê-los de quem o possua injustamente, ou seja sem a sua permissão verbal ou escrita. O direito de propriedade pode ser adquirido, dentre outros meios, por aquisição (nota fiscal ou contrato de compra e venda), doação, etc. 
Posse é o exercício de alguns dos poderes destinados à propriedade, pleno ou não. Neste caso você pode ter ou não o direito de propriedade, adquirido por algum título, mas exerce 
esse direito, ou seja, usa o bem ou coisa, de fato. Tome-se como exemplo um objeto ou imóvel abandonado que você usa por algum tempo.
Detenção é quando você conserva a posse em nome de outrem e sob ordem e instrução deste, e com o qual você tem relação de dependência. Suponha-se que um amigo seu mude-se para o exterior e deixe um imóvel no país sob os seus cuidados, permitindo-lhe o uso.
Os direitos reais obedecem ao principio da taxatividade (numerus clausus). explique o signifcado da assertativa.
Taxatividade ou rol numerus clausus é um princípio inerente aos direitos reais, tal preceito circunscreve-se a um conjunto de coisas que não comportam acréscimos, sendo, portanto, esta limitada quanto ao seu conteúdo ou matéria. diante do princípio acima, tem se posicionado no sentido de afirmar que os direitos reais possuem um rol numerus clausus, de modo que, não se admite criar direitos reais que não estejam estritamente descritos em lei

Outros materiais