Buscar

Apanhado de política e organização da educação básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apanhado de política e organização da educação básica
1) _________________tem a tarefa de regulamentar a legislação educacional e orientar a respeito desta, principalmente quanto a organização curricular para o sistema nacional da educação. Os temas, assuntos e conceitos presentes nessa relação revelam os tipos de consultas solicitadas aos conselhos de educação e tem o objetivo de obter um esclarecimento ou uma compreensão mais precisa sobre o assunto, a fim de propiciar orientação a tomada de decisões relativas ao cotidiano escolar quanto a manutenção e ao desenvolvimento da educação escolar. 
Complete com o nome desse órgão vinculado ao mec 
D) Conselho Nacional de Educação 
 
2) Leia as afirmativas abaixo: 
I-O sistema escolar brasileiro tem como finalidade proporcionar a educação num aspecto específico, que é a escolarização. 
II-O sistema escolar brasileiro compreende uma rede de escolas e uma estrutura de sustentação. 
III-O sistema de ensino não é composto por uma estrutura e por um objetivo, mas por um conjunto de normas educacionais. 
IV-O sistema de ensino corresponde a um conjunto de instituições de ensino públicas, e não privadas, de diferentes níveis e modalidades de educação e de ensino. 
Marque a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) 
I e II 
 
3) A lei das Diretrizes e Bases (lei número 9.394/96) em seu artigo primeiro, apresenta conceitos de educação e ensino. Nessa conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto a amplitude e abrangência, a saber: 
A) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito, atendo se a educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda a educação é ensino. 
 
4) Leia as alternativas e escolha a incorreta 
E) As normas estabelecidas pela LDB (lei número 9.394/96) devem ser seguidas apenas pelas escolas públicas. 
5) O Ensino Fundamental é um direito público subjetivo. O que isso significa? 
A) Que o titular de um direito está capacitado a constranger judicialmente o Estado, a executar o que este deve em benefício de um particular – no caso, a exigir vaga para o acesso à educação básica, para toda e qualquer criança ou adolescente que esteja fora da escola
6) As concepções de planejamento presentes em nossa realidade social e o estudo das teorias da Administração nos permitem compreender as relações entre educação, planejamento e administração. Ultimamente, o planejamento educacional tem privilegiado dois grandes temas de investigação. Quais seriam eles? 
B)Gestão educacional e qualidade de ensino 
 
7) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei número 9.394/96), ao tratar da composição dos níveis escolares, define que a Educação Básica será formada por: 
B) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
8) Consideram-se profissionais da Educação escolar básica os que nela estão em efetivo exercício e são formados em cursos reconhecidos. São eles: 
I- Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na Educação Infantil e nos ensinos fundamentais e médio.
II- Trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como os títulos de mestrado e doutorado nas mesmas áreas . 
III- Trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou 
superior em área pedagógica ou afim. 
IV – Professores leigos e auxiliares de desenvolvimento infantil e fundamental. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
I, II e III
9) Enumere as afirmativas de acordo com as opções a seguir: 
A. Correta a interpretação da legislação nacional 
B. Incorreta a interpretação de legislação nacional. 
( ) O Ensino Médio, etapa inicial da educação básica, tem duração mínima de três anos . 
(. ) O Ensino Fundamental é continuidade do processo educativo iniciado na Educação Infantil. 
(. ) A Educação Infantil tem carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. 
(. ) A EJA será destinada a aqueles que não tiveram acesso a continuidade no Ensino 
Fundamental e Médio na idade própria. A ordem correta é: 
B, A, A, A
10) A Lei número 9.394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) conceitua a educação como processo formativo que se desenvolve nas diversas organizações sociais e nas manifestações culturais. A cerca dessa lei, pôde-se entender que ela disciplina a educação escolar e ainda esclarece que: 
I-A educação escolar se desenvolve predominantemente por meio de ensino em instituições próprias. 
II-O calendário escolar deve obedecer ao ano civil, sendo possível a redução do número de horas letivas previsto por lei, conforme as peculiaridades locais. 
III-A Educação escolar se vincula ao mundo do trabalho e a prática social. 
IV-Outros processos formativos, que ocorrem em outras instâncias sociais, podem ser considerados educação, porém não educação escolar. 
V-A educação formal e a não formal estão vinculadas a educação escolar. 
 São corretas: 
C) apenas as alternativas III, IV e V
11) Há uma reação dialética entre planejamento, política e legislação. Partindo dessa relação, Análise às afirmativas e coloque V para verdadeiro é F para falso. 
(. ) A política educacional abrange as teorias, planificações e realizações que integram a obra do Estado em matéria de educação. 
(. ) A legislação educacional diz respeito às leis que regulam e orientam a educação no país.Ao examinar uma lei, é preciso verificar as circunstâncias sociais, econômicas, políticas e culturais, nas quais a lei foi criada. 
(. ) O planejamento, em suas diferentes formas, apresenta, implícita ou explicitamente, um Caráter de neutralidade. 
(. ) Para que a política educacional seja firmada na sociedade, é comum que a prática efetivada na educação sempre coincida com os princípios e meios firmados no discurso dos responsáveis pelas políticas públicas . 
(. ) O planejamento é um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir posteriormente para atingir determinados objetivos. 
 Assinale a alternativa que ordena corretamente a veracidade/falsidade das afirmações. 
C) V, V, F, F, V
12) O exercício da política, da legislação e do planejamento educacional está relacionado ao papel do Estado e do governo, que usam tais instrumentos para a implementação das políticas públicas de educação. É preciso compreender as diferentes concepções de Estado, que levam a diferentes formas de atuação na vida social. Com relação ao Estado e seu papel na educação, análise às afirmativas abaixo: 
I- Para melhor compreensão e avaliação das políticas públicas sociais implementadas por um governo, é fundamental entender a concepção de Estado e de política social, que sustentam tais ações e programas de intervenção
II-Visões diferentes de sociedade, Estado e política educacional geram projetos diferentes de intervenção na área das políticas públicas. 
III-Estado, numa visão clássica, refere-se a um povo social, política e juridicamente organizado que, dispondo de uma estrutura administrativa e de um governo próprio, tem soberania sobre determinado território. Pode se dizer que: 
As afirmativas I, II e III 
13) Leia e compare as afirmações e em seguida estabeleça a relação com as alternativas sugeridas. 
I.Fundeb 
II.Fundef 
III.CQA 
(. ) Mecanismo de implementação das políticas públicas, devido à necessidade de superar o desequilíbrio regional no que se refere aos recursos financeiros, garantindo equidade. 
(. ) Mecanismo de financiamento para o Ensino Fundamental que vigorou por dez anos e tinha uma ação redistributiva. 
(. ) Mecanismo de redistribuição de parte dos recursos provenientes de impostos, destinado a Educação Infantil. 
A relação correta é: 
C –III, II e I
14) Políticas públicas podem ser definidas como: 
B) São diretrizes, princípios norteadores de ação do Poder Público, regras e procedimentos que estabelecem as relações entre este e a sociedade
15) (Adaptada de BRUEL, A.L de O. Políticas e Legislação da Educação Básica no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2010). Ao estudar as relações entre o Estado e sociedade, é possível perceber uma grande diferença entre o modelo Estado e bem estar, que defende a intervenção e o controle do poder público sobre as relações sociais, e o modelo de Estado neoliberal, que defende a autorregulação do mercado Em relação a esses dois 
modelos de organização do Estado e suas implicações para políticas educacionais é correto afirmar que: 
I-A defesa do trabalho voluntário e a transferência de responsabilidades do poder público para ás comunidades locais são exemplos de modelo neoliberal. 
II-As ideias de garantia de igualdade no acesso à escola e na permanência nela, bem como a qualidade nos resultados no aprendizado dos alunos, são reforçadas pelo modelo de Estado de bem-estar 
III- As políticas identificadas como neoliberais defendem a valorização do esforço coletivo e dos princípios de cooperação entre sujeitos envolvidos na prática escolar. 
 
É (São) correta (s): 
B) Apenas as alternativas I e II
16) É de responsabilidade do Ministério da Educaçãocoordenar o sistema nacional de educação proposto pela LDB ( lei número 9.394/96) e o desenvolvimento de ações previstas no Plano Nacional de Educação. A seguir apresentamos programas e ações do Ministério da Educação. Escolha a alternativa que não indica um programa ou uma ação do governo. 
E) Conselho de Escola 
17) O mundo do trabalho sofreu grande crise após os anos 1970. Sobre os elementos constitutivos dessa crise podemos afirmar que: 
A) São exemplos os novos padrões induzidos pelas tecnologias nos processos de acumulação e nas relações de trabalho. 
18) No fim do século XIX e no início do século XX, a teoria da administração Científica é proposta por Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol, que introduziram princípios administrativos para organizar as atividades dos operários da indústria. Os efeitos dessa teoria foram utilizados na administração da escola e trouxeram consequências. Sobre essas consequências, aponte a alternativa correta: 
A) As decisões eram responsabilidade do chefe diretamente superior, que respondia como uma figura de autoridade 
central, concentrando o poder.
Discursivas
 
1) Leia o texto a seguir, sobre o Programa de Dinheiro Direto na Escola (PDDE): O PDDE consiste na assistência financeira das escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e as escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse (MEC, 2016) 
Que relação podemos estabelecer entre o PDDE e o Projeto Político Pedagógico da Instituição Escolar? 
 
2) Leia com atenção: Dentre os movimentos sociais por educação escolar, o movimento de mães por creche e pré-escolas, relatado pela educadora Maria Malta Campos na década de 1980, resultou na criação de instituições de Educação Infantil e posteriormente na primeira etapa da Educação Básica brasileira, apresentada em duas fases: creches de 0 a 3 anos é pré-escola, dos 4 aos 5 anos. Processo de elaboração, a definição das necessidades educacionais brasileiras e a forma de intervenção a ser adotada; a implantação e a implementação de ações, projetos e programas e CÁCERES NOGUEIRA, 2015

Outros materiais