Buscar

eja prova eletronica 1.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre a Educação Popular e Adulta no período colonial e imperial da historia do Brasil assinale a alternative correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Somente em 1772 são tomadas as primeiras previdência mais efetivas com relação à educação na colônia, inicia-se a exclusão do "ensino público oficial".
	
	
	Aos negros era permitido o sistema formal de ensino e sua educação se fazia através dos sermões à fé católica.
	
	
	As atividades econômicas praticadas na colônia exigiam uma educação voltada para a população adulta não alfabetizada, apenas composta por portugueses e seus descendentes.
	
	
	De acordo com Paiva (2003) foi através do ensino das crianças que os jesuítas buscavam atingir seus pais e para realizar a catequese direta dos indígenas adultos era necessária a alfabetização e a transmissão da língua portuguesa.
	
	
	Com a introdução do regime escravagista, os negros deveriam ser excluídos do movimento de catequisação, incentivando o culto dos deuses africanos.
	
	
		2.
		A alfabetização de jovens e adultos, na década de 1960, foi composta de vários movimentos que visavam a educação e a cultura popular. Além do MCP - Movimento de Cultura Popular podemos destacar outro ou outros como:
Coloque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternative correspondente.
(  ) MEB - Movimento de Educação de Base - surgiu em 1961 como uma iniciativa da Igreja Católica, visando a alfabetização de adultos por meio da utilização de emissoras católicas.
 
(  ) CPC - Centro de Cultura Popular, fundado em 1961 pela UNE - União Nacional dos Estudantes, artistas e intelectuais da época. O objetivo era levar a cultura às classes mais desfavorecidas da sociedade. Em 1963, foi criado o Departamento de Alfabetização de Adultos, onde seriam utilizados materiais como livros e literatura no ensino
(  ) CEPLAL - Campanha de Educação Popular que teve origem na Paraíba em 1961. Foi criada pelo governo estadual. A conscientização das pessoas era um dos objetivos principais da campanha.
(  ) Após o golpe militar de 31 de março de 1964, vários desses projetos foram extintos, sendo que alguns tiveram seus membros perseguidos, exilados e acusados de comunistas.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	V, V, F, F
	
	
	V, V, V, V
	
	
	V, F, V, V
	
	
	F, V, V, F
	
	
	F, F, V, F
	
	
		3.
		A Educação de Adultos desde os anos de 1920 passa a ter uma importância maior, embora ainda seja discutida dentro da problemática do ensino elementar. Sobre isso, leia atentamente e assinale a alternativaincorreta:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Neste período os baixos índices de analfabetismo fizeram com que a Educação de Jovens e Adultos fosse pensada para níveis superiors de instrução.
	
	
	O tema passa a ter maior relevância e destacar-se como uma temática distinta daquela relacionada à difusão do ensino elementar das crianças em idade escolar.
	
	
	Segundo Ferraro (2002) o Censo de 1940 apresentou altos índices de analfabetismo e mais uma vez a problemática do analfabetismo concentra atenções.
	
	
	Em 1931 o Convênio Estatístico institui a categoria "ensino supletivo".
	
	
	No inicio do governo de Getulio Vargas teremos a primeira manifestação em direção da separação da Educação dos Adultos da Educação Elementar Comum.
	
	
		4.
		Como podemos diferenciar a categoria Educação Popular da Educação de Adultos. De acordo com Paiva (1972) coloque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternative correta.
(  ) Entende-se por educação popular, frequentemente, a educação oferecida a toda a população, aberta a todas as camadas da sociedade.
(  ) Outra concepção da educação popular seria aquela de educação destinada às chamadas "camadas populares" da sociedade: a instrução elementar, quando possível, e o ensino técnico profissional tradicionalmente considerado, entre nós, como ensino "para os desvalidos".
(  ) A educação dos adultos esta tratado em conjunto, ela é parte da Educação popular, pois a difusão da escola elementar inclui as escolas noturnas para adultos que, durante muito tempo, foram à única forma de educação de adultos praticada no país.
(  ) A EJA tenha sua duração duas vezes maior que aquela oferecida a população em idade escolar, ela é tratada como oposto da alfabetização e educação de base.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	V, F, V, F
	
	
	V, V, F, F
	
	
	F, F, V, V
	
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	V, V, V, F
	
	
		5.
		Sobre a Educação Popular e Educação de Adultos no período colonial e imperial da historia do Brasil assinale a alternativa incorreta:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Os jesuítas passam a organizar as primeiras escolas de "ler e escrever", destinadas as crianças, escolhendo-se os filhos dos caciques para serem educados.
	
	
	Eles chegam com Tomé de Souza, primeiro Governador-Geral da colônia. Neste ano foi criado o Governo Geral, com o objetivo de centralizar a administração colonial, apoiando o regime de capitanias hereditárias criado em 1532.
	
	
	A organização das escolas na colônia está diretamente ligada a "política colonizadora dos portugueses". Coube aos jesuítas e a outros religiosos à função de educar a todos na colônia.
	
	
	São instaladas escolas de "ler e escrever" em São Vicente, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco. Em seguida organizam-se as classes de gramática e os colégios, o ensino profissional e mais tarde os seminários.
	
	
	A Educação Popular e a Educação de Adultos começam de maneira bastante elitizada e co muitos investimentos, com a vinda dos primeiros jesuíta ao Brasil em 1549, nos primórdios da colonização.

Outros materiais