Buscar

SIMULADO TEORIA DA HISTÓRIA

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Teoria da História 
Analise o fragmento a seguir: 
“Sem dúvida, conviria marcar mais de uma nuance entre as psicologias de grupos. Cournot observou isso há muito tempo: eternamente inclinados a reconstruir o mundo sobre as linhas da razão, os franceses, em sua massa, vivem suas lembranças coletivas bem menos intensamente do que os alemães, por exemplo. Sem dúvida também, as civilizações podem mudar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 41. 
A partir da leitura do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Teoria da História sobre as características da história, é correto afirmar que:
	
	A
	como disciplina acadêmica, a História concentra-se nas ações dos homens e mulheres notáveis que marcaram a trajetória humana.
	
	B
	o principal objeto de interesse da História são os governos e Estados, coletividades responsáveis pelas verdadeiras ações históricas da humanidade.
	
	C
	assim como as biografias, a História busca se concentrar em um ou outro indivíduo para contextualizá-lo no passado da vida humana.
	
	D
	a História lida exclusivamente com classes sociais e suas interações internas no desenrolar da temporalidade humana.
	
	E
	a História está interessada nos grupos humanos, seus indivíduos e instituições, desde as maiores às menores coletividades, e ainda nos indivíduos que as constituem.
Questão 2/2 - Teoria da História 
Observe o seguinte excerto: 
“Toda visão global de história constitui uma genealogia do presente. Seleciona e ordena os fatos do passado de forma que conduzam em sua sequência até dar conta da configuração do presente, quase sempre com o fim, consciente ou não, de justificá-la”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História. Análise do Passado e Projeto Social. Bauru: EDUSC, 1998. p. 9. 
A partir da leitura do excerto acima e do livro-base Teoria da História sobre a utilidade e papel da história na sociedade, leia as seguintes afirmações:
I. A História serve para perceber e problematizar preconceitos naturalizados por meio da análise de seus contextos sociais.
II. Como genealogia do presente, a História sempre está ligada a projetos de poder, seja pela defesa ou pela crítica deles.
III. A isenção da pesquisa histórica é garantida pelos processos de máxima neutralidade possível que seus pesquisadores devem assumir.
IV. A pesquisa histórica se afasta da construção de identidades sociais para evitar tomar partido na sua análise. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV.
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	I e II.
	
	D
	I e III.
	
	E
	II e III.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes