Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO DE PSICOPATOLOGIA I

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO -  PSICOPATOLOGIA I 
	 1a Questão (Ref.: 201403402404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o texto a seguir: Em que momento, porém, o portador de transtornos mentais é tido como diferente, como pessoa de ¿comportamento desviante¿? Com o progresso da ciência, da classificação nosográfica da Medicina e nomenclatura das doenças é que os transtornos mentais são percebidos como subversão de normas e regras socialmente estabelecidas. Castel (1978, p.111), citando Fédere, alienista francês do século XIX, relata que em seu entendimento o [portador de transtorno mental] ¿não tem consideração por nenhuma regra, [...] desconhece-as todas; cujos discursos, posturas e ações estão sempre em oposição, [...] com o que existe de humano e de racional¿. (NOGUEIRA, 2009) Qual seria o critério de normalidade claramente esposado pelo texto acima?
		
	
	o da normalidade estatística;
	
	o da normalidade como um processo;
	 
	o da normalidade como um ideal;
	
	o da normalidade subjetiva;
	
	o da normalidade como bem-estar.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403732215)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os itens abaixo são tarefas de uma entrevista onde o acompanhante do paciente pode contribuir com informações adicionais e sua perspectiva do caso. Assinale a opção falsa:
		
	
	A descrição da história pessoal ou anamnese.
	
	O recolhimento dos dados de identificação do paciente.
	
	A definição da queixa principal.
	
	O recolhimento da história de doenças psiquiátricas do paciente e da família.
	 
	A realização do exame psíquico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403241430)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição neuropsicológica para o mesmo.
		
	 
	Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa ética.
	
	Ausência de reação à estimulação ambiental caracterizando um baixo nível de atividade neuronal.
	 
	Estado vigil do paciente, que de certa forma iguala a consciência ao grau de clareza sensória do mesmo. Entende-se por consciência o sujeito estar desperto, vigil e lúcido.
	
	Soma total das experiência conscientes de um indivíduo em um detemrinado momento. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade.
	
	Estado alterado no qual o sujeito pode apresentar perturbações momentâneas de sua forma habitual de ser.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403241545)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O paciente percebe-se traído por seu companheiro (a) de forma vil e cruel afirmando que o mesmo tem centenas de amantes que incluem pessoas próximas e do convívio familiar.
		
	
	Delírio de reivindicação
	
	Delírio místico
	 
	Delírio de ciúmes
	
	Delírio de reforma
	
	Delírio de descoberta
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403732266)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a afirmativa coerente com o conceito psicopatológico de alucinação:
		
	
	a) Refere-se ao aumento de uma capacidade perceptiva.
	
	b) É uma alteração característica do pensamento esquizofrênico.
	
	c) É a percepção deformada de um objeto real e presente.
	 
	e) É vivida pelo paciente como uma percepção clara e definida de um objeto, mas sem a presença do objeto estimulante real.
	
	d) É uma alteração da percepção exclusiva dos Transtornos Associados ao Uso de Substâncias.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201403402387)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao fazer um psicodiagnóstico objetivando classificar o cliente de acordo com o Código Internacional de Doenças ¿ CID, pode-se afirmar que o psicólogo visa a um(a):
		
	 
	classificação nosológica.
	
	exame de funcionamento do eu;
	
	avaliação forense;
	
	avaliação intelectual;
	
	avaliação preventiva;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403732205)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a semiologia, todo signo é composto por dois componentes ou extratos, o do significante e do significado. A dimensão material do signo (sons, traços, forma, etc.) corresponde ao:
		
	 
	significante
	
	sinal
	
	símbolo
	
	significado
	
	índice
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403241448)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca a condesação. Indique, dentre as opções abaixo, as características deste princípio.
		
	
	O funcionamento inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas às suas próprias necessidades priorizando a descarga das excitações do aparelho psíquico.
	 
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder apropriar-se da energia de várias outras idéias.
	
	No inconsciente não existe tempo real. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao mesmo. Não existe no mesmo passado, presente ou futuro.
	 
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder à outra toda a sua cota de energia.
	
	No sistema inconsciente não há lugar para negação ou dúvida, ou graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403241436)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição ético filosófica para o mesmo.
		
	
	Estado vigil do paciente, que de certa forma iguala a consciência ao grau de clareza sensória do mesmo. Entende-se por consciência o sujeito estar desperto, vigil e lúcido.
	
	Soma total das experiência conscientes de um indivíduo em um detemrinado momento. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade
	
	Ausência de reação à estimulação ambiental caracterizando um baixo nível de atividade neuronal.
	 
	Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa ética.
	
	Estado alterado no qual o sujeito pode apresentar perturbações momentâneas de sua forma habitual de ser.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403732284)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fisher é um paciente que necessita de constante vigilância, não pode ter contato com produtos de limpeza. Já pingou água sanitária nos olhos, para clareá-los e tomou desinfetante para limpar as vísceras. Seu mal-estar é tremendo, diz sentir que seus órgãos estão apodrecendo e os olhos embaçados de sujeira. Assinale a opção que melhor designa a alteração perceptiva de Fisher:
		
	
	e) Apatia
	
	a) Delírio Hipocondríaco
	
	c) Hiperestesia Proprioceptiva
	
	b) Impulsividade
	 
	d) Alucinação Cenestésica
		
	 1a Questão (Ref.: 201403703040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ambrósio, 60 anos, pedreiro de ofício, referia tremores generalizados com início há cinco horas. Quadro iniciou com tremor na mão direita, generalizando após algum tempo. Negava episódios semelhantes prévios. Mal-estar e fraqueza associados. Há três dias sem ingerir bebida alcoólica, manifestando desejo de parar de beber. Durante a internação paciente evoluiu com amência, alucinações visuais e piora dos tremores. Com seis dias de internação paciente apresentou piora do quadro, com obnubilação simples, hipotensão, piorado padrão respiratório e febre. Feito o diagnóstico de pneumonia. O quadro psicopatológico de Ambrósio nos sugere um diagnóstico de:
		
	 
	delirium tremens;
	
	transitivismo;
	
	negativismo;
	
	paratimia;
	
	sitiofobia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403241481)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento desagregado que tem como principais características:
		
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
	
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
	
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	 
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	 
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403402392)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente sente-se obrigado a pensar repetidamente na seguinte questão: ¿porque possuo dois olhos?¿. Apesar de considerar esses pensamentos como absurdos e perturbadores, não consegue afastá-los de sua consciência. Neste caso podemos supor que exista:
		
	
	pensamento desagregado;
	
	pensamento alucinatório.
	
	pensamento imposto;
	
	ideia delirante;
	 
	pensamento obsessivo;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403241491)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos mais diversos conteúdos e interesses do indivíduo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de afrouxamento das associações. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	
	Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento.
	 
	O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
	
	O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
	
	Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.
	 
	As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tem bem articuladas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403703025)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os critérios abaixo, aponte aquele que NÃO é utilizado para definir ou classificar um transtorno mental
		
	
	desvio comportamental;
	 
	desvio criminal;
	
	desvio clínico.
	
	desvio cultural;
	
	desvio estatístico;
		
	 1a Questão (Ref.: 201403732916)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jonas está com 17 anos, estuda num colégio próximo a sua casa mas vem enfrentando um sério problema. Não tem mais coragem de pegar ônibus, não sabe direito informar quando isso começou, mas só de chegar perto da porta, começa a tremer, suar frio e fica paralizado, com o coração saindo pela boca. Sempre achou os motoristas muito imprudentes e preferia andar de bicicleta, a pé, ou de taxi. Os pais não perceberam o problema de imediato, mas a verdade é que Jonas vinha saindo pouco de casa nos últimos tempos, evitando programas onde precisava se deslocar para longe de casa e gastando muito dinheiro com taxis. O rapaz resolveu pedir ajuda pois está prestando vestibular para engenharia e seu sonho é estudar na UFRJ, UERJ ou UFF. Sua família mora em Jacarepaguá e Jonas sabe que não terá condição de cursar a faculdade se não conseguir superar esse problema. Que diagnóstico abaixo melhor se encaixa nesse caso?
		
	
	c) Transtorno de Pânico
	
	b) Transtorno de Personalidade Anancástica
	
	d) Transtorno Obsessivo Compulsivo
	 
	a) Trantorno Fóbico Específico
	
	e) Transtorno de Ansiedade Generalizada
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403703032)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entende-se por estado crepuscular um estreitamento:
		
	
	total da consciência, fazendo com que o real e o imaginário convivam na mesma dimensão.
	
	da memória que faz com que o enfermo apresente delírios e visões de animais;
	
	da visão que restringe a diferenciação de formas e cores;
	 
	transitório da consciência, com a conservação de uma atividade mais ou menos coordenada;
	
	da inconsciência que interfere na noção de realidade;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403241473)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento mágico que tem como principais características:
		
	 
	Pensamento que fere diretamente os princípios da lógica formal não respeitando indicativos e imperativos da realidade; seguindo os desígnios dos desejos, fantasias, temores conscientes ou inconscientes do sujeito.
	
	Pensamento no qual não ocorre a distinção entre uma dimensão abstrata e simbólica e uma dimensão concreta e imediata dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao mundo sensorial da experiência.
	
	Pensamento que obedece à lógica e a realidade apenas naquilo que interessa ao sujeito, distorcendo a realidade para que ela se adapte aos seus anseios.
	
	As relações conceituais, a formação de juízos e a concatenação desses em raciocínios são caracterizadas pela imprecisão
	
	Envolve uma acentuada diminuição da velocidade do número de conceitos, juízos e representações que são utilizados no processo de pensar, tornando o pensamento lento, rarefeito, pouco produtivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403241427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Terapeutas e pacientes podem ter visões divergentes, distorcidas e até irrealistas uns dos outros, sobre o que ocorre durante uma entrevista clínica e sobre aquilo que o paciente tem direito de esperar. A transferência e a constratransferência são fenômenos originados na teoria psicanalítica que, embora se constituam em constructos hipotéticos, se mostram úteis como princípios organizadores para explicar certas ocorrênciasna relação terapêutica. Dentro deste contexto identifique, dentre as opções abaixo, aquela que caracteriza o fenômeno da contratransferência.
		
	
	Processo através do qual o paciente demonstra o contrário exato de sua vivência emociona.
	
	Processo em que o paciente, inconscientemente, abribui ao terapeuta certos aspectos do relacionamentos passados importantes, especialmente com seus pais.
	 
	Processo em que o terapeuta, inconscientemente, abribui ao paciente certos aspectos do relacionamentos passados importantes.
	
	Processo de retirada da consciência de conteúdos que possam causar angústia, mantendo-os a nível inconsciente.
	
	Processo de desvio da força de uma pulsão para um objeto ou condição socialmente aceito.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403241488)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos mais diversos conteúdos e interesses do indivíduo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de fuga de idéias. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	
	O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
	
	Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento.
	
	As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tem bem articuladas.
	
	O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
	 
	Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes