Buscar

Novas leis trabalhistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Novas leis trabalhistas
De acordo com a lei – UNIP Paraíso
Manter pessoas
Aplicar pessoas
Agregar pessoas
Desenvolver pessoas
Monitorar pessoas
Subsistemas de Recursos Humanos
Férias
Lei atual	
As férias de 30 dias podem ser divididas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias. Há possibilidade de 1/3 de o período ser pago em forma de abono.
Nova lei
As férias poderão ser divididas em até três períodos, mediante negociação, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores há cinco dias corridos, cada um. Também não poderão começar nos dois dias antes de um feriado ou do dia de descanso na semana.
Trabalho intermitente
Lei Atual	
A CLT não regulamentava o trabalho intermitente, sendo que o contrato com o menor número de horas era o parcial, que tinha no máximo 25 horas semanais
Nova lei
É permitida a contratação de funcionários sem horários fixos de trabalho, ganhando de acordo com o tempo que trabalharem.
Direitos trabalhistas passam a ser garantidos ao trabalhador desta modalidade.
HOME OFFICE
Lei atual
A lei de 2011, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, previa os mesmos direitos da CLT para quem exercia o home office, entretanto, não definia as condições para a sua execução.
Nova lei
Nesta nova lei o controle do home office não será mais relacionado por horário, mas sim por tarefas executadas.
Representação
Lei atual
Nas empresas que possuem mais de 200 funcionários, uma pessoa era eleita para ser representante e fazer a mediação entre funcionários e empregador.
Nova lei
Toda empresa com mais de 200 funcionários deverá ter ao mesmo três representantes para negociar com o empregador, sendo que os representantes não precisam ser sindicalizados.
Grávidas e lactantes
Lei Atual	
Atualmente, grávidas e lactantes não podem trabalhar em locais insalubres, independentemente do grau de insalubridade.
Não há limite de tempo para avisar a empresa sobre a gravidez.
Nova lei
As grávidas poderão trabalhar em ambientes insalubres, desde que a empresa apresente atestado médico que garanta que não há risco .
A demissão de gestantes é válida se for por justa causa ou de iniciativa própria dela; a mesma tem até 30 dias para informar a empresa sobre a gravidez.
Tempo na empresa
Lei Atual	
Nesta lei, é considerado o período em que o funcionário está há disposição da empresa, independentemente de situações cotidianas.
Nova lei
No tempo de serviço não serão consideradas as situações cotidianas. De acordo com essa nova lei não há uma obrigatoriedade para serem feitas na empresa.
descanso
Lei Atual	
O Funcionário que trabalha pelo menos 8 horas por dia, tem direito a um período de descanso ou alimentação de no mínimo uma hora até duas horas.
Nova lei
O período poderá ser negociado, mas com pelo menos 30 minutos. Se o empregador não oferecer esse tipo de intervalo para almoço ou descanso.
remuneração
Lei Atual	
A remuneração feita por produção ou rendimento não pode ser menor a diária correspondente ao piso salarial da categoria ou ao salario mínimo.
Nova lei
Com a reforma, não será obrigatório o pagamento do piso salarial ou salario mínimo, por produção.
Plano de Cargos e Salários
Lei Atual	
Para que haja uma mudança de cargos e consequentemente o seu salario há necessidade de ser homologado, ou seja, aprovado por autoridade judicial.
Nova lei
A mudança de cargo pode ser feita, sem a necessidade de fazer a homologação e nem registro em contrato.
Trabalho parcial
Lei Atual	
A politica CLT diz que o funcionário pode trabalhar até 25 horas semanais no máximo, sendo proibidas as horas extras. O mesmo tem direito a férias de no máximo 18 dias e não pode vende-las.
Nova lei
o trabalhador terá as seguintes escolhas: poderá ter até 30 horas semanais, sem a possibilidade de horas extras ou 26 horas semanais ou até menos, com 6 horas extras pagas com um aumento de 50%.
Demissão em comum acordo
Lei Atual	
Em caso de pedido de demissão ou demissão por justa causa o trabalhador perde o direito de sacar o FGTS, seguro-desemprego e perde a multa de 40% sobre o deposito do FGTS. Esses benefícios só eram recebidos pelo trabalhador em caso de demissão sem justa causa.
Nova lei
Funcionário e a empresa têm uma nova opção: Juntos eles podem anular o contrato em comum acordo com garantia de alguns benefícios para trabalhador. 
O funcionário recebe uma multa de 20% sobre os depósitos do FGTS e pode retirar ate 80% do FGTS. Mas perde o direito de receber o seguro-desemprego.
transporte
Lei Atual	
O tempo de deslocamento no transporte oferecido pela empresa para ir e vir do trabalho, com localidade de difícil acesso ou não servida de transporte publico é contabilizado como jornada de trabalho.
Nova lei
O tempo de deslocamento de casa ao trabalho por qualquer meio de transporte deixa de ser contabilizado na jornada de trabalho.
Rescisão contratual
Lei Atual	
Qualquer funcionário com mais de um ano na empresa quando desligado tem de homologar a rescisão.
Nova lei
Empregado e empregador estarão desobrigados da homologação junto ao sindicato, podendo ser feita na própria empresa na presença de advogados do empregador e do ex-funcionário que pode ter assistência do sindicato.
Danos morais
Lei Atual	
Os juízes estipulam o valor em ações envolvendo danos morais.
Nova lei
A reforma traz limitações ao valor a ser contestado pelo trabalhador, estabelecendo um limite para alguns pedidos de indenização. Ex: Caso o empregado tenha sofrido grandes ofensas por parte do empregador, ele receberá no máximo 50 vezes o último salário do ofendido.
terceirização
Lei Atual	
O Presidente Michel Temer aprovou o projeto de lei que permite a terceirização para atividade-fim
Nova lei
Uma quarentena de 18 meses impede que a empresa demita o empregado efetivo para recontratá-lo como terceirizado. O texto estabelece que os terceirizados deverão ter as mesmas condições de trabalhos dos efetivos.
Contribuição sindical
Lei Atual	
O empregador efetua o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento dos empregados.
Nova lei
Não há mais uma obrigatoriedade para que esse desconto seja efetuado.
Banco de horas
Lei Atual	
O funcionário que entrava mais cedo tinha a oportunidade de sair mais cedo de acordo com o tempo de horas feitas;
É permitida através de negociação coletivas.
Nova lei
Com a reforma, o acordo pode ser feito pela empresa e o trabalhador.
Jornada de trabalho
Lei Atual	
Atualmente a jornada de trabalho é limitada a 8 horas de trabalho, com 44 horas semanais e 220 por mês, podendo ter ate 2 horas extras por dia.
Nova lei
Após a reforma a jornada passa a ser de 12 horas com 36 horas de descanso, respeitando o limite de 44 horas semanais ou 48 horas com as horas extras e 220 horas mensais.
negociação
Lei Atual	
As condições de trabalho são negociadas com a participação dos sindicatos responsáveis
Nova lei
A negociação será permitida entre chefe e subordinados com diploma e nível superior.
Ações trabalhistas
Lei Atual	
Não importa o estágio que esteja, o trabalhador tem direito de receber aquilo que foi pleiteado, isso não muda, uma vez proposta não pode ser alterada.
Nova lei
Com a reforma o trabalhador precisa ter provas suficientes para convencer os juiz da sua causa se o juiz sentir que o empregado não tem provas ele terá que pagar as custas e o honorários da outra parte que será de 5% a 15%.
Quando entra em vigor?
As novas leis entrarão em vigor no mês de novembro, 120 dias após a sua sanção em julho deste ano, feita pelo Presidente Michel Temer
CONCLUSÃO
Para concluir, nós trouxemos uma pesquisa de satisfação da população.
Integrantes
REFERÊNCIAS
Site G1
UOL Economia
Época Negócios
Revista Administrador Profissional - CRA-SP
El País
Site Guia Trabalhista
Vídeos diversos
Juliana A. F. Rodrigues R.A.: T4702B-1
Letícia Santos Souza R.A.: N974AE-5
Thaís Rezende Gomes R.A.: C81GAC-1 
Thayana Gonçalves Santana R.A.: D0528G-9

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais