Buscar

Hipotálamo e Sistema Límbico (Fisiologia das Emoções)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Límbico e Hipotálamo
O sistema límbico faz parte do Sistema Nervoso Central. Sistema Límbico = áreas corticais + estruturas subcorticais. Qualquer tipo de relação afetiva, controle de humor ou emoção tem a ver com a função límbica. 
Comportamento emocional: conjunto de reações frente a uma sensação. Envolve cognição (a percepção consciente das sensações), o afeto (percepção de si e dos outros), motivação (o desejo de agir) e alterações somáticas viscerais (expressão). Obs.: o autista não consegue reconhecer a empatia, ele não reconhece expressões faciais e emoções em si e em outros.
- Emoções primárias: relacionadas as necessidades imediatas como alimentação, obtenção de água, sexo, fugir do predador ou outra ameaça (medo), defender os filhotes (agressão, ira), etc.
- Emoções secundárias: estados mais discriminativos e complexos como ansiedade, satisfação, prazer, amor, familiaridade e uma miríade de sentimentos mais subjetivos.
Experiência emocional e expressão emocional:
- Experiência emocional: quando sentimos medo, raiva, ansiedade... As experiências têm sedes límbicas.
- Expressão emocional: quando trememos, suamos, aumentamos a frequência cardíaca... Ou seja, as expressões emocionais são mais periféricas, vistas em sinais e sintomas, na liberação de hormônios... É o que o corpo vai expressar.
James Lange – as experiências definem as expressões.
Cannon-Bard – as expressões definem as experiências. 
O hipocampo faz parte do sistema límbico. Quem tem traumas de infância tem traços no hipocampo, fazendo, então, sentido a teoria que a experiência define a expressão.
Os antidepressivos atuam regulando a função límbica. 
Ansiedade: o sistema límbico, principalmente a estrutura das amígdalas, fica acelerado e as vias eferentes (vias de saída) ficam hiperexcitadas. Sinais/sintomas: tremores ou sensação de fraqueza, tensão ou dor muscular, inquietação, fadiga, sensação de falta de ar, palpitações, sudorese, xerostomia (boca seca), vertigens, náuseas, rubor, polaciúria (frequência de urina elevada, em pequenos volumes), sensação de “bolo na garganta”, impaciência, resposta exagerada à surpresa, dificuldade de concentração ou memória prejudicada, insônia, irritabilidade.
Depressão: o sistema límbico fica lento e as vias de saída e às vezes as vias de entrada, ficam prejudicadas, ou seja, indivíduo não sente prazer ou apatia.
Medo: o medo envolve a estrutura da amígdala, que é o centro do medo. É a amígdala que produz essa emoção. O medo que ativa a reação simpática que gera a reação de luta ou fuga. Se não tem medo, o indivíduo não luta. A amígdala é subdividida em núcleos (corpos celulares) e gânglios (exceto os gânglios da base). Além disso, ela possui subnúcleos em que cada uma é responsável por um comportamento. 
O hipotálamo é uma das estruturas mais importantes do sistema límbico. Controla a maioria das funções vegetativas e endócrinas do corpo, assim como muitos aspectos do comportamento emocional. É responsável pela homeostase do corpo e participa do controle da temperatura corporal. 
Como as emoções influenciam na formação da memória e do aprendizado: a ativação dos circuitos neurais ligados a emoção, sistema límbico, promove maior estado de atenção e intensa ativação do hipocampo, que por sua vez participam da consolidação das memórias afetivas e emocionais. Esse processo favorece o aprendizado, pois, se o hipocampo sinaliza que a informação que chega é importante, essa informação provavelmente será armazenada na memória. Assim, a pessoa ou animal ficarão seletivos aos estímulos, pois aprenderá atenciosamente a qualquer experiência sensorial que cause prazer ou dor.
Síndrome de Kluver-Bucy: é um distúrbio comportamental que ocorre quando ambos lobos temporais sofrem lesões, não funcionam adequadamente ou são removidos. A amigdala cerebelosa está relacionada com a patogênese desta síndrome, por consequência, ela é caracterizada por alterações do comportamento. Sendo assim, os indivíduos portadores, perdem a capacidade de avaliar uma situação de perigo e ficam impossibilitados de apresentar sinais de medo ao serem confrontados, dificuldade de demonstrar emoções, reconhecer pessoas e objetos, apresentam comportamento sexual bizarro e vontade incontrolável de colocar objetos na boca ou para lamber.
Circuito de Papez: é composto por aferências sensoriais, hipotálamo, tálamo, giro do cíngulo, córtex e hipocampo.

Outros materiais