Buscar

Ética e Responsabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Responsabilidade Social
Aula 1 –
ÉTICA: (vem do grego ETHOS) de origem filosófica que estuda e reflete sobre o sentido do agir humano. Busca compreender em que medida um ato é justo ou não, uma intenção é virtuosa ou não.
Ética socrática: nasceu na Grécia antiga, pela cultura ocidental. Por Sócrates o pai da filosofia ocidental, em seguida vem a ...
Ética Platônica: estabelece uma hierarquia nas ideias e reserva o lugar supremo ao “bem”.
Ética Aristotélica: tem como objetivo descobrir o bem absoluto, denominando - a “felicidade”. Aristóteles entendia que a felicidade estaria no exercício firme e constante da virtude.
ÉTICA: Filosofia, cultura, moral, cotidiano humano.
Moral: significa o agir consciente do dever e de acordo com os valores contemplados pela sociedade contemporânea, onde a ação se realiza. (A moral diz respeito a valores que temos em relação aos outros, ex: quando sentimos remorso de algo que fizemos no passado e gostaríamos de fazer diferente agr no presente, quando tentamos imitar ou pegamos de exemplo pessoas que nos parecem ser integras e honestas, quando sentimos indignação da forma humana como outros vivem e exprimimos sentimos de tristeza, nessas situações mostramos a nossa Moral)	
OU SEJA... Ética tem como objetivo avaliar os atos morais, considerando-os (certos ou errados). Enquanto a Moral é como agimos. Sendo a Ética a recomendação como devemos agir.
Valor: é um bem subjetivo, que desperta interesse ou estima, aquilo que é bom e tem utilidade. Atributo das coisas que merecem mais ou menos estima por parte do indivíduo ou grupo.
Declaração dos direitos humanos: doc. Das Nações Unidas e enumera os ‘direitos’ rs de todos os seres humanos.

Outros materiais