Buscar

avaliando 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601634912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O diagnóstico na avaliação mediadora escolar permite identificar progressos e dificuldades na aprendizagem dos alunos e na atuação docente, que, por sua vez, demandam modificações no processo de ensino para possibilitar o alcance dos objetivos previstos no planejamento escolar. Na prática escolar cotidiana, a função diagnóstica da avaliação possibilita:
		
	
	a apreciação quantitativa das atividades propostas aos alunos
	
	o controle da turma por meio de provas e quantificação de resultados
	
	o controle dos alunos indisciplinados por meio de exercícios mais complexos
	 
	informações sobre como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e o replanejamento das ações, sempre que necessário.
	
	a utilização dos dados coletados apenas no início do ano letivo para a organização homogênea das turmas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601641525)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A professora Lívia foi convidada a preparar um curso para uma turma cujo perfil social, familiar e econômico ela desconhece. Para que a apresentação dos conteúdos e, consequentemente, o desenvolvimento do trabalho aconteça de forma satisfatória, a professora resolveu conhecer primeiramente seus alunos e alunas e verificar se possuíam alguns pré-requisitos para que os conteúdos fossem trabalhados. Ao fazer isto, ela está utilizando a avaliação com uma função:
		
	 
	prognóstica
	
	diagnóstica
	
	progressista
	
	tradicional
	 
	classificatória
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601634939)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao afirmar que a avaliação "deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no processo de aprendizagem", Cipriano Luckesi explicita o entendimento de avaliação...
		
	
	com função diagnóstica a serviço da aferição de notas durante o processo, o que subsidiará o professor na aferição da média final.
	
	como julgamento de valor referenciado em dados, o que permite ao professor classificar o aluno conforme seu desempenho escolar.
	 
	com caráter formativo, centrado no ajuste contínuo da aprendizagem do aluno às práticas pedagógicas desenvolvidas em aula.
	
	como julgamento referenciado em normas estabelecidas no regimento escolar, que permitirão ao professor identificar os avanços da aprendizagem do aluno.
	
	com função diagnóstica, a serviço de uma pedagogia preocupada com a educação como mecanismo de transformação social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601634914)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Luckesi (1994), a avaliação escolar deve ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, para que se tomem decisões satisfatórias que o levem a avançar no processo de aprendizagem. Para tanto, a avaliação deve ter a função:
		
	
	conservadora
	
	classificatória
	
	reprovadora
	
	antidemocrática
	 
	diagnóstica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601622881)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e avaliação do pensar e do fazer educativo. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a prática da avaliação na sociedade moderna:
		
	
	As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
	
	As práticas avaliativas do professor no processo de ensino aprendizagem sofrem influências de fatores externos (política educacional) e de fatores internos (política institucional).
	
	A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico.
	 
	No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
	
	A prática avaliativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais