Buscar

Trabalho Prof Thaís Lemes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Aprender Brincando
É o principal meio de aprendizagem e Desenvolvimento Infantil
*
*
Leis Educação Infantil
1988 – CONSTITUTINTE –EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS,DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA.
1990 – ECA- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – PROTEÇÃO AOS DIREITOS GARANTIDOS PELA LEI MAIOR.
1996 – LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – ESTABELECEU O VÍNCULO COM EDUCAÇÃO DE BASE COM RECURSOS GARANTIDOS PELO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO O MEC.
1998 – RECNEI –REFERÊNCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL, TRATAR DE OBESERVAR A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FASE ÚNICA, DIFERENCIADA E PARTICULAR.
*
O BRINCAR
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. 
Ao Brincar a criança expressa seus sentimentos mais verdadeiros e aprendizagens que naquele momento somos capazes de perceber e analisar. Quando elas brincam tornam seus sonhos reais e revive experiências do seu dia a dia
*
O brincar é importante para o desenvolvimento infantil.
O brincar e o jogar são atos, emocionais e intelectuais  através deles, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, auto –estima , preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. 
*
A importância dos jogos
O jogo, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, no desenvolvimento da motricidade, na habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados. 
*
 A importância do lúdico na aprendizagem 
O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, na formação da personalidade. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento.
*
Referências Do Brincar na Educação
BOURDIER – O AMBIENTE ESCOLAR É O ESPAÇO DE REPRODUÇÃO DE ESTRUTURA E DE REFERÊNCIA SOCIAL E DE CAPITAIS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA.
O ATO DE BRINCAR VEM FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADE INERENTE AS CRIANÇAS.
SEGUNDO KRAMER (2003) – A CRIANÇA TEM SEU PAPEL SOCIAL SENGUNDO A SOCIEDADE ONDE ELA ESTA INSERIDA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais