Buscar

avaliando 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.: 201601622996)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O planejamento educacional pretende, a partir de uma realidade vivida construir a realidade desejada. Dessa forma, o planejamento está presente no trabalho docente, mas não está apenas vinculado ao que se passa em sala de aula, está também diretamente ligado às exigências sociais, às condições de trabalho do professor e à experiência de vida dos alunos. Desta forma, os instrumentos avaliativos são essenciais para se fazer um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.
O enunciado acima, nos permite afirmar que o planejamento educacional é:
		
	
	Uma tarefa a ser desenvolvida por um especialista que não tenha vínculo direto com a Instituição, pois não pode sofrer interferências subjetivas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
	
	Um instrumento técnico desprovido de qualquer intencionalidade.
	 
	Um ato político-pedagógico porque revela visões e intenções, e a intencionalidade expõe o que se deseja realizar, o que se pretende atingir.
	 
	Um ato político por decorrer das exigências legais e não expressa qualquer relação com a dimensão pedagógica do fazer educativo.
	
	Uma tarefa burocrática exigida pelo Estado a toda Instituição de Ensino, portanto, deve ser neutro e objetivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601622881)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e avaliação do pensar e do fazer educativo. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a prática da avaliação na sociedade moderna:
		
	
	As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
	
	As práticas avaliativas do professor no processo de ensino aprendizagem sofrem influências de fatores externos (política educacional) e de fatores internos (política institucional).
	 
	No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
	
	A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico.
	
	A prática avaliativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602120944)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com Luckesi (2008), "o ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuídos ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. E o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso de ação, a partir do valor ou qualidades atribuídos, conduz a uma decisão nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele." Tendo por base o texto e considerando a avaliação no processo educativo, entende-se que a avaliação pedagógica deve ser:
		
	 
	utilizada para estabelecer uma classificação do educando, expressa em aprovação ou reprovação
	 
	um mecanismo por meio do qual o professor detecta os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos
	
	um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando a construção dos resultados que se deseja.
	
	Adequada à natureza da aprendizagem, considerando os resultados das tarefas e provas realizadas pelo aluno
	
	atribuição de notas, concedendo um caráter de verificação à avaliação, não levando em conta o aspecto educacional de orientação do aluno
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601634939)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao afirmar que a avaliação "deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no processo de aprendizagem", Cipriano Luckesi explicita o entendimento de avaliação...
		
	 
	com função diagnóstica, a serviço de uma pedagogia preocupada com a educação como mecanismo de transformação social.
	 
	com caráter formativo, centrado no ajuste contínuo da aprendizagem do aluno às práticas pedagógicas desenvolvidas em aula.
	
	como julgamento referenciado em normas estabelecidas no regimento escolar, que permitirão ao professor identificar os avanços da aprendizagem do aluno.
	
	como julgamento de valor referenciado em dados, o que permite ao professor classificar o aluno conforme seu desempenho escolar.
	
	com função diagnóstica a serviço da aferição de notas durante o processo, o que subsidiará o professor na aferição da média final.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601628879)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a norma da escola Central do Brasil, a professora de uma turma deve circular pela sala para orientar aos alunos sobre a tarefa do dia. Deve passar perto de cada um, observar como realizam as tarefas, esclarecer as dúvidas e ajudar nas dificuldades. Além disso, o aluno deve ser estimulado a expor as suas dúvidas e a apresentar as razões de suas respostas.
Qual o modelo de avaliação é colocado em prática na escola Central do Brasil?
		
	 
	Formativa
	
	Classificatória
	
	Auto-avaliação
	
	Dialógica
	 
	Mediadora

Outros materiais