Buscar

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL bdq

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201505551226)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a Comunicação Integrada de Marketing, analise cada uma das assertivas a seguir, e indique se Verdadeira (V) ou Falsa (F):
		
	 
	No conteúdo da comunicação, o conceito é a ideia central a ser explorada.
	 
	Para fazer uma comunicação eficaz basta que o emissor conheça todos os fatores que influenciam os receptores.
	 
	Um dos objetivos da comunicação integrada de marketing é criar uma mensagem única, consistente e compreensível sobre o produto.
	 
	Foi na década de 80 que o tema da comunicação integrada de marketing ganhou mais força, em termos de atenção e de busca em se definir um conceito.
	 
	É o processo que abrange o planejamento, a criação, a integração e a implementação de diversas formas de comunicação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505537890)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Toda organização deve ser construída sobre sólida base de comunicação e informação e não apenas sobre hierarquia de autoridade. Nesse sentido, um sistema planejado de coletar, processar, armazenar e disseminar informação, que possibilita a tomada de decisões eficazes pelos gerentes de linha envolvidos, é um sistema de
		
	
	Nenhuma das citadas.
	
	Contabilidade de Recursos Humanos
	
	Informação da Cultura Interna
	 
	Informação Gerencial de Recursos Humanos
	
	Monitoração de Recursos Humanos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505554101)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais as quatro técnicas para a "Escuta Ativa"?
		
	
	Mostrar Interesse, Clarificar, Identificar e Resumir.
	 
	Todas as respostas estão corretas.
	
	Mostrar Interesse, Ser ativo, Clarificar e Resumir.
	 
	Mostrar Interesse, Clarificar, Parafrasear e Resumir.
	
	Clarificar, Resumir, Simplificar e Agilizar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505534360)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima), e laterais (as que fluem no sentido horizontal).Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?
		
	
	C. Grupos de trabalho.
	
	E. Intercâmbio de informação interdepartamental.
	
	A. Políticas e procedimentos.
	 
	B. Reclamações e sugestões.
	
	D. Regulamentos e manuais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505538603)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A comunicação na empresa tem por fim encaminhar as informações, quer dizer, transmitir o pensamento. Marque a seguir a opção que não se identifica com os objetivos da comunicação organizacional
		
	
	trabalha a notícia que vem das empresas
	
	passa a ser estratégica para as organizações vinculando-se aos negócios, passando a ser comandada por profissionais
	 
	é uma necessidade, à medida que diminui a responsabilidade social das empresas e dos empresários
	
	tem crescente poder de processar informações em variadas atividades no seio da sociedade
	
	informar empregados, acionistas ou consumidores, governo, entre outros
		
	 1a Questão (Ref.: 201505537901)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A respeito da Comunicação Interpessoal na empresa pode-se afirmar que
		
	 
	se realiza através do contato, mediado ou não, entre duas ou mais pessoas que podem ter seus papéis de receptor e emissor exercidos de modo recíproco.
	 
	é um recurso de grande importância, mas não atinge o status de recurso estratégico de gestão, pois pouco tem a ver com a coesão do funcionamento da organização.
	
	se utiliza apenas de canais informais de comunicação.
	
	é a relação da empresa, exclusivamente, com seu público interno.
	
	se realiza somente quando uma área, divisão ou unidade relaciona-se com outra para a transmissão de dados ou troca de informações.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505529990)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sua elaboração permite, a partir de um diagnóstico das demandas e expectativas dos públicos de interesse, e pela definição de estruturas e canais de relacionamento, traçar planos e ações que viabilizem a missão e os objetivos das empresas e entidades.
		
	 
	b) Política de Comunicação
	
	e) Cultura de Comunicação
	 
	c) Planejamento de Comunicação
	
	a) Estratégias de comunicação
	
	d) Sindicato de Comunicação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505538606)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes assertivas: I. Rumor é uma rede de comunicação organizacional informal ao longo do qual informações não oficiais fluem rapidamente. II. As redes de comunicação informal contribuem para uma vantagem competitiva de uma área ou organização. III. Visto que os objetivos organizacionais são alterados ao longo do tempo, as redes de comunicação também mudam. Está correto o que se afirma em
		
	 
	I, II e III.
	
	I, apenas
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas
	
	I e III, apenas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505515774)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um gerente recebeu uma avalição negativa do desempenho da sua equipe. Surpreso com os resultados, ele convocou a equipe, apresentou os resultados e perguntou como aquilo podia ter acontecido, se todos os relatórios e informações que recebia dos subordinados apontavam que as atividades estavam sendo desempenhadas sem problemas e os resultados estavam sendo atingidos. Os subordinados reconheceram que muitas vezes amenizaram as más notícias, para evitar ¿problemas com o chefe". Essa atitude dos subordinados indica que ocorreu a seguinte barreira à comunicação:
		
	
	sobrecarga de informações;
	
	canal inadequado;
	 
	feedback inadequado
	 
	filtragem (uso de filtro)
	
	percepção seletiva;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505533701)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao falarmos sobre uma organização, podemos dar vários focos. Um deles é quando comentamos sobre sobre sua história , seus valores, seu posicionamento diante do seu público interno e externo; seu comportamento em relação aos empregados, aos fornecedores, ao meio ambiente e às comunidades nas quais atua.  Ao darmos este enfoque, estamos nos referindo a:  
		
	 
	identidade corporativa
	
	reputação da empresa
	
	comunicação externa da empresa
	
	forma de se posicionar
	
	forma de se comunicar
		
	
	Cultura organizacional I. é a maneira tradicional de pensar e fazer compartilhada por todos os membros de uma organização. II. refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros que distingue a organização das demais organizações. III. exprime as estratégias das lideranças atuais de uma organização que, pela capacidade de impor determinados valores aos membros, fazem com que esses valores passem a impregnar todas as práticas da organização. IV. tem como essência a maneira como a organização atua, como trata os clientes e empregados e o grau de autonomia e liberdade que existe nos departamentos ou escritórios. V. tem seus valores sempre compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e, por basear-se na tradição, toda cultura organizacional é forte. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	III, IV e V.
	 
	I, II e IV
	
	III e V.
	
	II e IV.
	
	I, II, III e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505554975)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Política de Comunicação distingue-se do Plano de Comunicação porque este assume sempre uma característica prática, operacional, explicitando objetivos e metas a serem cumpridos num determinado período. O Plano de Comunicação flui da Política de Comunicação que o baliza, e está focado em ações concretas para
cumprimento de determinados objetivos. São eles: Marque a(s) alternativa (s) correta (s)
		
	 
	Desenvolvimento de ações para aumentar a visibilidade da organização na mídia
	 
	Explicitação de posições da organização com respeito a temas controversos etc.
	 
	Definição de eventos
	 
	Definição de canais de relacionamento com os públicos
	 
	Desenvolvimento de estratégias de marketing e propaganda
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505542391)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿A palavra comunicação vem da mesma raiz dos termos comunidade e comum. A comunicação é a base de qualquer relacionamento humano e, dessa forma, não pode ser vista como um construto isolado na vida das organizações. Ela está na origem de como os eventos e os fenômenos se constituem no cotidiano das operações. A comunicação molda o comportamento, o contexto e a natureza da organização, mas também é moldada por diferentes dimensões, tais como a estrutura, a hierarquia, a cultura, o clima, as estratégias de poder, o volume de trabalho, os recursos e até mesmo a distribuição do espaço físico. Sob esta perspectiva, a comunicação passa a ser vista em termos do universo das relações que compõem o contexto social da organização e que, ao mesmo tempo, são influenciadas por este contexto¿ (Fonte: www.era.org.br). Embora se reconheça a importância da comunicação nas organizações, sabe-se também que é necessário estar atento às barreiras para que a comunicação torne-se eficaz. Dentre elas podemos citar:
		
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	Emoções: a maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar sua maneira de interpretá-la.
	
	Sobrecarga de informações: as pessoas têm capacidade finita de processar informações. Quando as informações com que se tem que trabalhar excedem a capacidade de processamento, o resultado é a sobrecarga de informação.
	
	Linguagem: As palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes. A educação, o histórico da pessoa e o seu meio cultural são as três variáveis mais óbvias que influenciam a linguagem usada por ruma pessoa e as definições que ela dá às palavras.
	
	Percepção seletiva: o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, história de vida e outras características pessoais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505552673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marques de Melo (1975, p. 14) lembra que ¿comunicação vem do latim comμnis¿,coμm.Oque∫roduzaideiadecoμnhão,coμnidade¿.Ass∈a≤aa<ernativa∈corrη:
		
	 
	O termo ¿Empresarial¿ é o mais adequado, pois tem uma maior amplitude, podendo se referir a qualquer tipo de organização ¿ pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs, fundações etc., não se restringindo ao âmbito do que se denomina ¿empresa¿.
	
	A definição de comunicação foi, ao longo dos anos, registrando uma crescente precisão. Se antigamente se entendia que comunicar era um processo técnico, hoje esse conceito evoluiu num sentido diferente.
	
	Um dos pioneiros do estudo desta área, Charles Cooley, observou, em 1909, que a comunicação é "o mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas".
	
	Tudo o que é vida é comunicação, porque implica necessariamente o transporte de ideias e objetos de um ponto para o outro.
	
	Comunicação Organizacional, Comunicação Empresarial, Comunicação Corporativa são termos utilizados por muitos autores como sinônimos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505526898)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Indique a alternativa incorreta:
		
	
	O processo de comunicação deve respeitar os valores da organização;
	
	A comunicação imperfeita inviabiliza a realização pessoal e profissional.
	 
	A comunicação organizacional não possibilita o adequado desenvolvimento organizacional;
	
	A comunicação pressupõe sempre a presença de público alvo;
	
	A comunicação constitui-se em uma poderosa ferramenta de gestão;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201505600200)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O modelo tradicional de comunicação reúne:
		
	
	O emissor, o receptor, a mensagem, o canal mas não utiliza código.
	
	o emissor, o receptor e a mensagem apenas.
	
	Somente canal de comunicação.
	
	Apenas emissor e receptor.
	 
	O emissor, o receptor, a mensagem, o canal ou meio de comunicação e o código utilizado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505551231)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o público-alvo do processo de comunicação:
		
	 
	O público-alvo pode ser agrupado em quatro tipos: público interno, público intermediário, consumidor e comunidade.
	 
	Para a realização de uma comunicação eficaz com o público-alvo, deve-se conhecer de forma profunda seus valores, atitudes e reações.
	 
	O público-interno é o usuário final do processo de comunicação.
	 
	Uma das ações negativas do público-alvo, é a geração de ruído sobre a comunicação da empresa, pela emissão de mensagens contraditórias e prejudiciais.
	 
	O público-alvo são todos os stakeholders ou partes interessadas da organização.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505549482)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Cagece lançou em 2010, o programa ¿Prova de Saúde¿, por meio da qual promoveu ações nas escolas para sensibilizar a população sobre a sustentabilidade, a preservação da água, e a importância do saneamento básico. Na primeira edição dessa ação, a Cagece realizou 131 intervenções em 87 locais, entre escolas e praças, de diversos municípios. Essa estratégia de comunicação buscou promover a imagem da Cagece e de seus serviços, junto à população. TRATA-SE DE UMA ESTRATÉGIA DE:
		
	
	Promoção de Vendas
	 
	Merchandising
	
	Marketing Direto
	 
	Relações Públicas
	
	Marketing segmentado
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505519565)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Comunicação organizacional é elemento chave na realização dos objetivos de uma organização. Desta forma, a comunicação vem assumindo nas organizações uma dimensão estratégica, já que faz parte da cultura organizacional, modifica o funcionamento da organização e tem efeitos no clima organizacional. A esse respeito podemos afirmar que:
		
	
	a comunicação tem papel fundamental na absorção, mas não na divulgação dos paradigmas empresariais.
	
	uma estratégia de comunicação independe da estratégia global da organização.
	
	organização e comunicação constituem fenômenos distintos, mas isomórficos.
	
	uma comunicação organizacional efetiva se baseia na racionalidade funcional e instrumental.
	 
	a comunicação pode agir como poderosa ferramenta estratégica de gestão empresarial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505600196)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o conceito de comunicação organizacional, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Refere-se à necessidade de a comunicação ser entendida muito além da mera transmissão de informações.
	
	Refere-se à troca de informações, passando pela definição de campo, área de conhecimento e até disciplina, e também a ideia de compartilhamento, de comunhão de ideias.
	
	A complexidade da comunicação no ambiente corporativo deve e vai muito além da transmissão da informação.
	 
	Refere-se à comunicação de forma passiva e direta.
	
	Refere-se ao ato de comunhão de ideias e o estabelecimento de um diálogo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais